UEMA abre inscrições para primeiro curso superior voltado a pessoas do sistema prisional no Brasil; veja como participar


O resultado preliminar será divulgado no dia 4 de julho e a matrícula dos aprovados ocorrerá entre os dias 14 e 18 do mesmo mês. As aulas estão previstas para começar no dia 21 de julho. Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Divulgação/UEMA
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Formação Superior para Pessoas Privadas de Liberdade (ProPPL), que vai oferecer 60 vagas no curso de bacharelado em Serviço Social. As inscrições vão até o dia 27 de junho.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
➡️ A iniciativa é voltada exclusivamente para mulheres que estão presas na Unidade Prisional Feminina de São Luís e para pessoas egressas do sistema prisional maranhense.
🔍 Egressos do sistema prisional são pessoas que já cumpriram pena e não estão mais presas, podendo ter saído em liberdade condicional, após progressão de regime ou por decisão judicial. O termo abrange todos aqueles que passaram pelo sistema carcerário e agora estão em processo de reintegração à sociedade.
O curso será presencial, gratuito e ofertado no turno noturno, com 30 vagas destinadas à turma do Complexo Penitenciário de São Luís e outras 30 no prédio do Curso de História da UEMA, localizado no Centro Histórico da capital.
As pessoas privadas de liberdade que forem matriculadas no curso poderão, caso haja mudança no regime de cumprimento de pena ou em sua condição processual, migrar de uma turma para a outra, entre a oferecida no Complexo Penitenciário e a ofertada no prédio da UEMA, sem que isso represente qualquer prejuízo acadêmico ou perda do vínculo com o curso.
Clique aqui e acesse a página de inscrição
O objetivo é promover a formação profissional e a reinserção social de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Quem pode participar?
Pessoas privadas de liberdade na Unidade Prisional Feminina de São Luís;
Egressos do sistema prisional maranhense (quem já cumpriu pena, mesmo que parcialmente, em regime fechado);
Candidatos que tenham concluído o ensino médio;
Candidatos sem matrícula ativa em instituições públicas de ensino superior.
Seleção
Os candidatos podem se inscrever em uma das seguintes modalidades de avaliação:
Nota do Enem (edições de 2020 a 2024);
Histórico Escolar do Ensino Médio;
Nota do Encceja (edições de 2020 a 2024).
A seleção será feita com base nas notas apresentadas de acordo com a modalidade escolhida e, em caso de empate, serão considerados critérios como maior nota em Língua Portuguesa ou redação, maior nota em Matemática e maior idade.
O resultado preliminar será divulgado no dia 4 de julho e a matrícula dos aprovados ocorrerá entre os dias 14 e 18 do mesmo mês. As aulas estão previstas para começar no dia 21 de julho.
Como se inscrever?
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente online, pelo site.
No momento da inscrição, é necessário:
Preencher o formulário eletrônico;
Anexar os documentos exigidos (como identidade, comprovante de escolaridade, boletim ou histórico);
Responder ao questionário socioeconômico e cultural disponível no site.
Veja também:
Mulheres encarceradas: a vida de quem deixou o sistema prisional
Adicionar aos favoritos o Link permanente.