
Ao todo, foram abordados mais de mil veículos entre os dias 10 e 13 de abril em Porto Nacional e Guaraí
Com o objetivo de combater infrações de trânsito e de fortalecer ações para a redução de sinistros e de crimes de trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) realizou a operação “Paz e Sossego” entre os dias 10 e 13 de abril em Porto Nacional e Guaraí. A operação foi realizada de forma conjunta com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal da cidade.
Durante a ação, foram abordados mais de 1.200 veículos, entre eles foi identificada uma moto com registro de furto/roubo. Durante a abordagem, o condutor do veículo fugiu do local, abandonando a motocicleta. A moto foi recolhida e encaminhada à 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) de Porto Nacional, onde foi registrado um Boletim de Ocorrência (BO). O veículo segue apreendido para que seja devolvido ao proprietário legal.
Em Guaraí, um carro com 109 multas foi apreendido pelos agentes de fiscalização do Detran/TO. Desse total de infrações, 105 eram por excesso de velocidade.
O excesso de velocidade é um dos grandes responsáveis pelos sinistros de trânsito. Um levantamento do Detran/TO apontou que essa tem sido a infração mais comum entre os condutores tocantinenses. Em 2024, foram registradas 120.792 mil infrações por Transitar em Velocidade Superior à Máxima Permitida em até 20% no estado.
Diante desses números, o departamento de trânsito tem atuado constantemente na fiscalização e na conscientização dos condutores quanto aos riscos desse comportamento. Para o gerente de fiscalização, Enildo Leite, a operação “Paz e Sossego” reforça o compromisso do Detran/TO com a segurança viária e o bem-estar da população tocantinense.
“Atuamos de forma integrada com a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Porto Nacional para coibir infrações, combater crimes de trânsito e reduzir sinistros. Em 2024, mais de 120 mil infrações por excesso de velocidade foram registradas em nosso estado. Esse comportamento imprudente coloca vidas em risco todos os dias. Neste ano, nosso objetivo é fortalecer e continuar atuando de forma firme, tanto na fiscalização quanto na conscientização dos condutores, para que possamos transformar essa realidade. Segurança no trânsito é responsabilidade de todos.”
—
Nayna Peres/Governo do TocantinsFonte: Ascom Detran