Seis cilindros, mil quilômetros: a lógica por trás da BMW K 1600 B; confira ficha técnica completa

A BMW K 1600 B é uma motocicleta de touring do segmento bagger, desenvolvida para longas distâncias com foco em conforto, estabilidade e tecnologia embarcada. Lançada pela divisão Motorrad da marca alemã, ela representa uma opção voltada para um público que busca desempenho contínuo em rodovias, com soluções de engenharia voltadas à segurança, eficiência mecânica e conveniência ao pilotar.

Com um motor de seis cilindros em linha e um design com perfil traseiro rebaixado, o modelo mantém uma proposta funcional que respeita o estilo bagger americano, mas com ajustes específicos da engenharia alemã. A construção da moto equilibra peso, aerodinâmica e distribuição de massa, buscando entregar dirigibilidade em diferentes condições de estrada e carga.

O modelo é produzido com base em soluções aplicadas a outras motos da linha K, como a GT e GTL, porém com reinterpretações visuais e funcionais para se adequar ao segmento de viagens longas com visual custom. Seu painel digital, a suspensão eletrônica e a integração de sistemas de assistência são parte da proposta de pilotagem prolongada com menor esforço.

Motorização e desempenho

Os modos Rain, Road e Dynamic ajustam entrega de potência e resposta da eletrônica. A marcha à ré elétrica facilita manobras com a moto carregada ou em garagens estreitas.
Os modos Rain, Road e Dynamic ajustam entrega de potência e resposta da eletrônica. A marcha à ré elétrica facilita manobras com a moto carregada ou em garagens estreitas.

O motor é um seis cilindros em linha de 1.649 cm³, com refrigeração líquida e sistema DOHC de 24 válvulas. Essa unidade é capaz de entregar 160 cv a 6.750 rpm e torque máximo de 180 Nm a 5.250 rpm. A entrega de força acontece de forma progressiva e foi calibrada para permitir retomadas em baixa rotação, mesmo com a moto carregada.

A transmissão é de seis marchas, operando com eixo cardã como transmissão final. Essa escolha técnica privilegia menor manutenção e maior robustez em relação a sistemas de corrente ou correia. A embreagem hidráulica facilita o acionamento em situações de uso prolongado ou em congestionamentos.

O conjunto foi projetado para operar de forma silenciosa e estável em velocidade de cruzeiro, com controle eletrônico que ajusta parâmetros de motor conforme o modo de pilotagem selecionado. Os modos disponíveis são Rain, Road e Dynamic, que modificam tanto o mapa de aceleração quanto a atuação de sistemas como o controle de tração.

Equipamentos de assistência e eletrônica

O motor de 1.649 cm³ entrega torque elevado e rotação constante. O câmbio de seis marchas com eixo cardã oferece trocas suaves e baixa manutenção em uso prolongado.
O motor de 1.649 cm³ entrega torque elevado e rotação constante. O câmbio de seis marchas com eixo cardã oferece trocas suaves e baixa manutenção em uso prolongado.

A K 1600 B é equipada com o pacote completo de eletrônica embarcada da BMW. Isso inclui o sistema D-ESA (Dynamic Electronic Suspension Adjustment), que ajusta automaticamente a rigidez da suspensão dianteira e traseira de acordo com o terreno e a carga embarcada. Também está presente o ABS Pro, que atua mesmo em curvas, adaptando a força de frenagem conforme a inclinação da moto.

O controle de tração dinâmico (DTC) reduz o risco de perda de aderência, e o sistema HSC (Hill Start Control) facilita a partida em subidas. Outra funcionalidade relevante é o assistente de trocas rápidas de marcha (Gear Shift Assist Pro), que permite mudanças sem uso da embreagem em acelerações e reduções.

A motocicleta conta com marcha à ré elétrica, útil especialmente pelo peso total do modelo. Os faróis full LED com função adaptativa acompanham o movimento da direção para ampliar o campo de visão nas curvas. O sistema de monitoramento de pressão dos pneus (RDC) informa eventuais perdas de calibragem diretamente no painel digital.

Conforto e ergonomia

Painel TFT de 10,25", som integrado e GPS tornam a pilotagem mais interativa. O piloto controla tudo por botão giratório no guidão, sem tirar a mão dos comandos principais.
Painel TFT de 10,25″, som integrado e GPS tornam a pilotagem mais interativa. O piloto controla tudo por botão giratório no guidão, sem tirar a mão dos comandos principais.

A ergonomia foi projetada para longas distâncias. O assento possui altura de 750 mm, acomodando o piloto em posição mais baixa e recuada. As manoplas e o banco são aquecidos, com níveis de temperatura ajustáveis. As pedaleiras largas e o guidão elevado criam um triângulo ergonômico adequado para pilotagem relaxada.

O para-brisa tem ajuste elétrico, podendo ser elevado para reduzir a pressão do vento sobre o corpo do piloto. Os retrovisores são grandes, posicionados abaixo do guidão, o que evita interferência visual. As malas laterais integram-se ao design da moto, mas não são destacáveis.

O sistema de som com conectividade Bluetooth é integrado ao painel TFT de 10,25 polegadas, que exibe também dados da moto, navegador GPS e telefone. A interface pode ser controlada pelo multicontrolador giratório, localizado no punho esquerdo do guidão.

Dimensões e peso

Projetada para o asfalto, a moto traz estrutura pensada para absorver peso e manter equilíbrio. O assento baixo e a ciclística alongada favorecem conforto contínuo em rodovias.
Projetada para o asfalto, a moto traz estrutura pensada para absorver peso e manter equilíbrio. O assento baixo e a ciclística alongada favorecem conforto contínuo em rodovias.

A BMW K 1600 B tem peso em ordem de marcha de 344 a 356 kg, dependendo do nível de equipamento. A distribuição de massa considera a colocação centralizada do motor longitudinal e a disposição baixa do tanque, que tem capacidade total de 26,5 litros, incluindo 4 litros de reserva.

As suspensões têm curso de 115 mm na dianteira e 135 mm na traseira, e são ajustadas eletronicamente. A distância entre-eixos é de 1.618 mm, o que favorece a estabilidade em linha reta e o conforto em velocidades elevadas.

A altura mínima do solo permite enfrentamento de pequenos desníveis, e o ângulo de esterço foi ampliado para facilitar manobras em baixa velocidade. A geometria do chassi foi definida considerando o uso com garupa e bagagem, mantendo equilíbrio mesmo sob carga total.

Consumo e autonomia

A BMW K 1600 B combina tradição bagger e engenharia alemã, com foco em viagens longas e estabilidade, usando motor seis cilindros e tecnologias integradas à experiência de pilotagem.
A BMW K 1600 B combina tradição bagger e engenharia alemã, com foco em viagens longas e estabilidade, usando motor seis cilindros e tecnologias integradas à experiência de pilotagem.

O consumo médio informado gira em torno de 5,7 litros por 100 km, considerando uma média de uso em estrada com velocidade constante. Em uso urbano ou sob alta carga, esse número pode variar, conforme o peso embarcado e o modo de pilotagem utilizado.

Com o tanque de 26,5 litros, a autonomia estimada supera os 450 km em condições ideais de rodagem. A reserva de 4 litros permite extensão adicional, oferecendo segurança em trajetos mais longos com ausência de postos.

O computador de bordo exibe o consumo em tempo real e a autonomia restante, auxiliando na gestão do abastecimento. O sistema de injeção eletrônica otimiza o uso de combustível conforme o tipo de terreno e o modo de condução escolhido.

Mercado e versões

A suspensão eletrônica D-ESA adapta rigidez conforme o terreno. ABS Pro atua em curvas, e o controle de tração dinâmico amplia a segurança sobre superfícies irregulares.
A suspensão eletrônica D-ESA adapta rigidez conforme o terreno. ABS Pro atua em curvas, e o controle de tração dinâmico amplia a segurança sobre superfícies irregulares.

A K 1600 B é oferecida no mercado brasileiro em três versões principais: Black Storm Metallic, Manhattan Metallic e Meteoric Dust II com pacote Option 719. As diferenças estão no acabamento e em detalhes de pintura e acessórios.

Os preços aproximados variam entre R$ 309.900 e R$ 329.900, de acordo com o pacote e a concessionária. O modelo é vendido sob encomenda em algumas regiões e está disponível na rede autorizada BMW Motorrad no Brasil.

Por se tratar de uma motocicleta de nicho, o público-alvo é específico: motociclistas experientes com foco em viagens prolongadas e disponibilidade para manutenção e peças dentro da rede oficial. A presença de equipamentos eletrônicos de alto nível também exige manutenção especializada.

Manutenção e usabilidade

Com 344 kg, autonomia acima de 450 km e tanque de 26,5 litros, a K 1600 B é voltada a viagens extensas, com ergonomia aquecida e desempenho estável mesmo com garupa e bagagem.
Com 344 kg, autonomia acima de 450 km e tanque de 26,5 litros, a K 1600 B é voltada a viagens extensas, com ergonomia aquecida e desempenho estável mesmo com garupa e bagagem.

A manutenção preventiva é baseada em intervalos regulares definidos pela fabricante, com revisões a cada 10.000 km. O sistema de cardã reduz a necessidade de trocas constantes, mas o conjunto de embreagem hidráulica e sistemas eletrônicos exige atenção a software e sensores.

Os pneus são de medidas específicas para o modelo, e o acesso a peças depende da rede autorizada. A interface do painel pode receber atualizações via sistema de diagnóstico da marca.

A usabilidade no dia a dia é limitada pelo porte e peso da moto, sendo mais indicada para trechos rodoviários. Em zonas urbanas ou centros com pouco espaço, o modelo pode apresentar dificuldade de manobra. A marcha à ré e o assistente de partida em subida compensam parcialmente esse fator.

Ficha técnica da BMW K 1600 B 2024

Motor & Transmissão

  • Tipo: Seis cilindros em linha, 4 tempos, 24 válvulas
  • Cilindrada: 1.649 cm³
  • Potência máxima: 160 cv a 6.750 rpm
  • Torque máximo: 180 Nm a 5.250 rpm
  • Arrefecimento: Líquido e óleo
  • Alimentação: Injeção eletrônica
  • Combustível: Gasolina
  • Câmbio: 6 marchas
  • Transmissão final: Eixo cardã

Dimensões

  • Comprimento total: 2.470 mm
  • Largura total: 1.000 mm
  • Altura do assento: 750 mm
  • Distância entre-eixos: 1.618 mm
  • Peso em ordem de marcha: 344 a 356 kg
  • Capacidade do tanque: 26,5 litros (incluindo 4 litros de reserva)

Chassi & Suspensão

  • Tipo de chassi: Monobloco em alumínio
  • Suspensão dianteira: Duolever com curso de 115 mm
  • Suspensão traseira: Paralever com curso de 135 mm
  • Ajuste eletrônico: D-ESA (Dynamic ESA)

Freios

  • Dianteiro: Duplo disco de 320 mm com pinça de quatro pistões
  • Traseiro: Disco simples de 320 mm com pinça de dois pistões
  • Sistema: ABS Pro com atuação em curvas

Rodas & Pneus

  • Roda dianteira: 17 polegadas em alumínio fundido
  • Roda traseira: 17 polegadas em alumínio fundido
  • Pneu dianteiro: 120/70 ZR17
  • Pneu traseiro: 190/55 ZR17

Equipamentos e Tecnologias

  • Painel: TFT colorido de 10,25″ com conectividade
  • Modos de pilotagem: Rain, Road, Dynamic
  • Controle de tração: Dinâmico (DTC)
  • Controle de largada: Assistente de partida em subida (HSC)
  • Assistente de trocas: Gear Shift Assist Pro (sem uso da embreagem)
  • Marcha à ré: Elétrica
  • Faróis: Full LED com função adaptativa
  • Banco e manoplas aquecidos
  • Sistema de áudio integrado com Bluetooth
  • Monitoramento de pressão dos pneus (RDC)

Consumo e Autonomia

  • Consumo médio: 5,7 L/100 km
  • Autonomia estimada: Acima de 450 km

Preço aproximado no Brasil

  • Black Storm Metallic: R$ 309.900
  • Manhattan Metallic: R$ 319.900
  • Meteoric Dust (Option 719): R$ 329.900

Fonte: BMW Motorrad,

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