Como a Chevrolet “resolveu” o problema da correia dentada banhada a óleo

Os modelos Chevrolet Onix, Tracker e Montana, com motores de três cilindros de 1.0 e 1.2, utilizam uma tecnologia em que o comando de válvulas é acionado por uma correia dentada banhada a óleo. A promessa inicial era de que esse componente teria uma vida útil de 240 mil km, oferecendo maior durabilidade em comparação com sistemas de outros fabricantes. Contudo, proprietários apontaram que os problemas surgiam antes dessa marca.

Pontos Principais:

  • Modelos Onix, Tracker e Montana utilizam correias dentadas banhadas a óleo.
  • A durabilidade prometida inicialmente era de 240 mil km.
  • Usuários relataram falhas precoces no componente.
  • GM implementou garantia sem limite de tempo, condicionada à manutenção adequada.

Devido às reclamações, a GM tomou medidas para atender às preocupações dos consumidores. Uma das iniciativas foi oferecer uma garantia sem limite de tempo especificamente para as correias dentadas. No entanto, a montadora estabeleceu a exigência de que os veículos sejam submetidos ao plano de manutenção oficial descrito no manual do proprietário.

A GM enfrentou críticas sobre a durabilidade da correia dentada banhada a óleo nos motores 1.0 e 1.2 de Onix, Tracker e Montana, projetada para durar até 240 mil km.
A GM enfrentou críticas sobre a durabilidade da correia dentada banhada a óleo nos motores 1.0 e 1.2 de Onix, Tracker e Montana, projetada para durar até 240 mil km.

A montadora argumenta que o problema estaria relacionado ao uso inadequado de lubrificantes. Como a correia é banhada a óleo, é necessário utilizar exclusivamente o lubrificante recomendado pela GM para evitar comprometimentos na sua vida útil.

A garantia ampliada tem como objetivo trazer segurança aos consumidores que enfrentaram o problema. Para usufruir do benefício, os proprietários precisam apresentar histórico de manutenção em conformidade com as orientações da fábrica. O cumprimento dessas regras é essencial para assegurar que o veículo esteja em condições ideais de funcionamento.

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O plano de manutenção inclui, entre outras ações, a troca periódica do óleo e o uso de peças originais. A GM reforça que qualquer alteração fora dessas especificações pode resultar na perda do benefício da garantia.

A adoção da garantia é uma tentativa da fabricante de equilibrar a relação com os clientes, que apontaram falhas no atendimento às expectativas geradas pela promessa inicial de durabilidade do componente. A comunicação clara sobre o plano de manutenção também visa evitar futuros problemas.

A correia dentada banhada a óleo é uma tecnologia que exige cuidados específicos para funcionar corretamente. A GM afirma que, seguindo as orientações de manutenção, a vida útil do componente pode alcançar o prometido. A polêmica destaca a importância de seguir as instruções do fabricante para evitar custos inesperados.

Fonte: AutoPapo, QuatroRodas, OMecanico e ReclameAqui (1 e 2)

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