Vai e volta do Jasc para Chapecó compromete a Fesporte

Foto: Divulgação

 

 

Depois de uma agenda intensa em Chapecó, onde entregou a ala pediátrica do Hospital Regional do Oeste e anunciou o repasse de R$ 4,8 milhões para a compra de um novo equipamento de ressonância magnética e inaugurou laboratórios para pesquisa avançada na Unochapecó, o governador Jorginho Mello (PL) tratou de desfazer o comunicado “errôneo” da Fesporte sobre a mudança de sede da 64ª edição do Jasc, que será realizada em 2025. de Chapecó para Lages.

 

O governador foi categórico ao afirmar que estavam “falando bobagem” e que não fazia o menor sentido mudar a sede dos jogos. Ele ainda garantiu que serão feitas mudanças para fortalecer a competição que além de ser um dos maiores eventos esportivos do Estado, ainda movimenta a cultura e economia catarinense.

 

Após o anúncio feito na última sexta-feira (22), pelo presidente da Fesporte, Freibergue Rubens do Nascimento, de que Lages receberia os jogos no próximo ano, o clima ficou pesado e passou-se a especular os motivos políticos para tal mudança, haja vista que Chapecó foi a única cidade que se candidatou para sediar o evento. Cogitou-se, ainda, que seria uma estratégia política do governador para não dar holofotes ao seu adversário nas próximas eleições, João Rodrigues (PSD), prefeito do município. A deputada Luciane Carminatti (PT) também emitiu uma nota cobrando explicações do governo para tal ato.

 

O “mal-entendido” deixou o nome de Freibergue ainda mais em evidência e trouxe novamente à tona um episódio lamentável ocorrido em maio deste ano, quando a 17ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina teve as competições canceladas por falta de árbitros.

 

Em um período de tantas mudanças no governo, não será surpresa se mais este nome for trocado.

 

Lembrando que o Jasc é reconhecido como a maior competição de esporte amador de Santa Catarina, reunindo atletas de diversas modalidades e regiões do estado.

 

Nova desembargadora

O governador Jorginho Mello divulgou nesta segunda-feira (25), o nome da Dra. Gladys Afonso como nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

 

Ela estava disputando o cargo com os procuradores de Justiça Alexandre Reynaldo de Oliveira Graziotin e Monika Pabst. Gladys foi a segunda mais votada pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

 

“Essa escolha reflete o reconhecimento pelo brilhante trabalho e pela carreira de uma mulher que dedicou grande parte de sua vida à causa pública, atuando como promotora e procuradora de justiça. Desejo que sua atuação seja marcada pela dedicação e excelência, contribuindo com o nosso Poder Judiciário e com o estado de Santa Catarina”, desejou Jorginho ao fazer o anúncio em suas redes.

 

Saneamento

O Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina (SENGE-SC) promoveu, nesta segunda-feira (25), no auditório do CREA-SC, o evento PPP no Saneamento. A iniciativa reuniu representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do BNDES, da CASAN, da Companhia Águas de Joinville (CAJ) e da Tálamo Consultoria e Gestão, além de engenheiros e especialistas. O objetivo foi debater experiências e propor soluções para os desafios das Parcerias Público-Privadas no setor de saneamento.

 

O evento reforça a colaboração entre governo, iniciativa privada e sociedade, ampliando as perspectivas de inovação e transformação no setor no estado.

 

Quanta Summit

De 27 a 29 de novembro, o Costão do Santinho, em Florianópolis, será palco do Quanta Summit 2024, um dos principais eventos de previdência privada de Santa Catarina. Com expectativa de reunir mais de 500 líderes dos setores previdenciário e cooperativista, a programação inclui palestras inspiradoras, como as de Leandro Karnal e Mansueto Almeida. A edição marca os 20 anos da Quanta Previdência e reforça seu compromisso com inovação e educação financeira. Outro grande destaque é o lançamento do livro “Economia Prateada”, assinado por Denise Maidanchen, CEO da entidade.

 

Corredor elétrico

O Governo do Estado e a Celesc anunciaram nesta terça-feira (26), o projeto de expansão do Corredor Elétrico Catarinense, com a meta de atingir 100 municípios com eletropostos e deixar todas as regiões do Estado com infraestrutura confiável para circulação de veículos elétricos e híbridos. O planejamento prevê que alcançar os 100 municípios ao longo de 2025, mediante investimento de mais de R$ 5 milhões. Joinville, no Norte catarinense, contará com uma estação ultrarrápida, capaz de carregar um carro em apenas 15 minutos.

 

Atualmente, a Celesc conta com 35 eletropostos em trajetos que cruzam Santa Catarina de Norte a Sul e de Leste a Oeste, formando uma das maiores malhas viárias com eletropostos do país.

 

Corte de gastos

Após um mês de discussões dentro do governo, o pacote de corte de gastos está pronto para ser anunciado, de acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, a data exata depende de uma conversa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. Embora não preveja o envio de projetos de lei, o pacote aproveitará textos em tramitação no Congresso. As mudanças no Vale Gás entrarão como substitutivo no projeto de lei que tramita no Congresso desde agosto. A limitação dos supersalários constará do projeto de lei complementar.

 

Prêmio Acats

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) realiza nesta quarta-feira (27), o evento de entrega do Prêmio Acats Fornecedores 2024. De acordo com Alexandre Simioni, Presidente da Acats, o evento será um momento de celebrar os destaques do setor.

 

Em 2025, após o fechamento do exercício, a Acats realiza a edição do Prêmio Acats Supermercados, que premia os melhores supermercados de 2024 escolhidos nas categorias performance, eficiência e crescimento.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.