
Após a passagem da frente fria, na quarta-feira (28), uma massa de ar seco e frio avança pelo Sul do Brasil, proporcionando uma queda acentuada nas temperaturas em todas as regiões de Santa Catarina, além de chance de chuva intensa ao longo do dia.
O nível é moderado a alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, além de congelamento de pistas e tubulações nas áreas mais suscetíveis da serra catarinense.
As temperaturas já começam a cair no início da tarde nas regiões do Oeste e avançam para as demais áreas até à noite, quando serão registradas as temperaturas mínimas, abaixo de 0°C nas regiões mais altas de serra, variando entre 1 e 5°C nos Planaltos e Meio-Oeste.

Segundo a Defesa Civil, os modelos meteorológicos indicam temperaturas mínimas bem abaixo de 0°C nas áreas mais elevadas, especialmente entre os Planaltos e no Meio Oeste. Nestas regiões, as condições atmosféricas – com temperaturas muito baixas e umidade disponível – são favoráveis à ocorrência de precipitação invernal e até mesmo neve, na quinta-feira (29). No entanto, por se tratar de um fenômeno de difícil previsão, é importante acompanhar as atualizações meteorológicas nos próximos dias.
Ao longo da quinta-feira (29), apesar da presença do sol, as temperaturas continuam baixas em todas as regiões de SC, com mínimas variando entre 2 e 6°C entre os Planaltos e Meio-Oeste.
O frio intenso permanece até, pelo menos, domingo (1), especialmente entre as noites e manhãs, com condições favoráveis para a formação de geada ampla no Estado. Durante as tardes, as máximas não passam dos 20°C.
Com informações da Defesa Civil de Santa Catarina.