
Por meio do novo aplicativo, cidadão pode verificar se pessoa que faz contato é de fato advogado. Golpes desse tipo cresceram em todo o país, de acordo com a OAB. Presidente da OAB de São José do Rio Preto (SP), Izabela Fantazia, demonstra a ferramenta digital que permite verificar identidade de advogado e evitar golpes
Reprodução/TV TEM
Para impedir ações de golpistas que se passam por advogados, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou uma ferramenta digital. Por meio dela, as pessoas podem verificar se quem entra em contato é mesmo um advogado.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
De acordo com a presidente da OAB em São José do Rio Preto (SP), Izabela Fantazia, em entrevista à TV TEM, a plataforma ConfirmADV promete ajudar clientes a não serem vítimas de golpe. Ela já está disponível ao público desde o fim de abril.
A plataforma integra uma campanha da OAB com as 27 seccionais, alertando para os principais formatos de golpe que utiliza principalmente aplicativos de mensagens e redes sociais.
Conforme a OAB, usando indevidamente nomes, fotos e até mesmo informações extraídas de processos judiciais, os golpistas tentam convencer vítimas a realizar pagamentos via PIX com a justificativa de liberação de valores judiciais.
Aumento de golpes
A OAB tem registrado um grande aumento do número de golpes desse tipo. A engenheira Ana Luisa Correa Duó, de Rio Preto, foi uma das vítimas.
Em novembro de 2024, ela ingressou na Justiça com uma ação de indenização contra companhia aérea. Dois meses depois, recebeu um aviso pelo celular de que tinha ganhado a causa. A mensagem, aparentemente, era do escritório de advocacia que tinha contratado.
Mensagens recebidas pela engenheira Ana Luisa Duó, de São José do Rio Preto (SP), nas quais falso advogado avisa sobre liberação de indenização mediante pagamento de supostas taxas
Reprodução/TV TEM
Para receber o dinheiro, ela teria de realizar uma série de transações bancárias com o advogado, a pretexto de obter liberação da Federação Brasileira de Bancos (Ferbraban).
“Ameacei não fazer a transação porque estava parecendo golpe. Mas então a pessoa que fez o contato narrou toda minha vida pessoal, e acreditei que era verdade. Então dei continuidade”, conta Ana Luisa, em entrevista à TV TEM.
A engenheira teve um prejuízo de quase R$ 15 mil em três transações. Apenas uma delas foi bloqueada pela instituição bancária, que devolveu o dinheiro.
Ana conta que, mesmo desconfiada, acabou cedendo às argumentações do criminoso. “O falso advogado alegou que assim que a indenização fosse liberada, o dinheiro das transações que fiz seria devolvido junto”, lembra.
Pagamento de certidões
Por muito pouco, a designer de interiores Ivone Dominguez, de Rio Preto, não foi vítima do mesmo golpe. Aguardando o resultado de uma ação para obrigar o Estado a fornecer ao pai uma medicação de alto custo, ela foi contatada pelo golpista se passando por advogado.
Em entrevista à TV TEM, Ivone se recorda de que ele pediu uma quantia em dinheiro que seria usada para suposto pagamento de certidões judiciais.
“Ele falou que precisava ser rápido, que estava no tribunal para falar com o juiz. Que havia ganhado a causa. E que a gente receberia em dinheiro, em vez de remédio. Mas para isso, eu precisava pagar antes”, conta Ivone, à TV TEM.
Com ajuda de uma amiga advogada, Ivone descobriu que se tratava de um golpe. A amiga Andreia Vieira Garcia consultou o processo pela internet, no sistema da Justiça, e verificou que a última atualização fora três meses antes, o que não correspondia com a data passada pelo golpista.
Ivone Dominguez (esq.) quase foi vítima do golpe do falso advogado, mas a amiga Andreia Garcia conseguiu evitar ao verificar real andamento de processo
Reprodução/TV TEM
Como funciona
Ao acessar o site do ConfirmADV, o cidadão pode verificar a identidade de um advogado. Para isso, precisa informar dados como o número de inscrição na OAB, o Estado de registro e o e-mail informado pelo suposto advogado.
A partir dessas informações, o sistema envia uma solicitação automática para o e-mail do advogado, informando que um cliente deseja confirmar sua identidade.
O profissional então tem cinco minutos para responder e confirmar os dados. Caso a confirmação seja feita dentro desse prazo, o cidadão recebe a autenticação validada do advogado.
Se o tempo expirar sem resposta, tanto o cidadão quanto o advogado serão notificados de que a verificação não foi concluída.
“A segurança é grande. Com o sistema, a gente recebe a informação diretamente no e-mail que está no cadastro federal”, diz a presidente da OAB em Rio Preto.
OAB lança plataforma para evitar golpes aplicados por falsos advogados
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM