Ajustes de ocasião
A Nissan Motor Corporation revelou o Re:Nissan, plano de reestruturação global que implementa ações para alavancar a performance e criar um negócio mais enxuto, para se adaptar com mais rapidez às mudanças no mercado. Com o Re:Nissan, a marca japonesa tem objetivo de atingir um total de US$ 3,5 bilhões (pouco menos de R$ 20 bilhões) de economias de custos sobre o ano fiscal de 2024. Para recuperar sua saúde financeira, a empresa pretende eliminar 20 mil postos de trabalho de 2024 a 2027, incluindo o já anunciado corte de 9 mil funções. A Nissan também pretende reduzir suas fábricas de produção de veículos das atuais 17 para dez até o ano fiscal de 2027. A estratégia para cada mercado específico posicionará os Estados Unidos, o Japão, a China, a Europa, o Oriente Médio e o México como mercados-chave, adotando estratégia customizada para os outros mercados. O Complexo Industrial da Nissan em Resende, inaugurado há 11 anos no sul do Estado do Rio de Janeiro, não foi citado no comunicado do plano.
Três modelos para começar

Jack Wey, fundador e CEO da GWM, reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Pequim, na China, e conversaram sobre os novos modelos que serão produzidos no Brasil, geração de empregos e a importância da operação brasileira dentro da estratégia global da montadora chinesa. “A GWM iniciará oficialmente sua produção no Brasil em julho, com três modelos e capacidade instalada de 50 mil unidades por ano, com geração de pelo menos 800 empregos diretos. No futuro, a capacidade de produção aumentará gradualmente para 100 mil unidades por ano”, afirmou Wey. Além do SUV híbrido Haval H6, que será o primeiro produto a sair da fábrica de Iracemápolis (SP), ainda este ano, dois veículos híbridos serão produzidos na sequência, a picape média Poer e o SUV de sete lugares Haval H9.
Novo local de testes do Inmetro

O Campo de Provas de Cruz Alta (CPCA), da General Motors, localizado em Indaiatuba (SP), foi selecionado pelo Inmetro para os testes de eficiência energética que compõem o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), responsável pelo Selo de Eficiência Energética presente em todos os veículos vendidos no Brasil. A primeira fase dos testes inclui a pesagem dos veículos, seguida pelo teste de desaceleração, que avalia a eficiência aerodinâmica e a resistência ao rolamento. Essa etapa será feita em uma pista projetada especificamente para esse tipo de medição, com duas retas paralelas de 2,2 quilômetros interligadas por curvas. O traçado é rodeado por vegetação, o que ajuda a reduzir a ação do vento e garantir condições mais estáveis para os testes. O CPCA é o principal centro de desenvolvimento e validação de veículos da General Motors no Hemisfério Sul e o segundo mais completo da empresa no mundo. Com área equivalente a 75% da cidade de São Caetano do Sul (SP), o CPCA abriga sete laboratórios e 18 pistas, sendo uma longa em formado arredondado que simula a chamada “reta infinita”.
Veteranos entre os novatos

A volta do Salão do Automóvel de São Paulo – previsto para 22 a 30 de novembro, no Distrito Anhembi – não terá apenas carros novos. O Complexo Dream Car de São Roque (SP) confirmou presença no evento internacional. Em um estande de 400 metros quadrados, serão exibidos dez modelos raros, selecionados entre mais de cem exemplares disponíveis no acervo do Dream Car Museum. “Estamos muito felizes em poder expor no Salão de São Paulo. Levaremos os carros e várias outras atrações para os visitantes da mostra” promete Marcelo Elias, idealizador do Complexo Dream Car. Inaugurado em dezembro de 2023, o complexo de São Roque é o maior polo de entretenimento voltado a carros antigos do Brasil. Além de acervo com 165 veículos antigos (105 carros, 20 motos e 40 bicicletas), o local tem shopping com 23 lojas e restaurantes, parque infantil temático e kartódromo, no qual são realizadas apresentações de “drift” em todos os finais de semana.
Caçamba sustentável

A Toyota do Brasil revelou um protótipo da picape média Hilux movida a biometano na Agrishow, realizada entre o final de abril e o início de maio, em Ribeirão Preto (SP). A picape produzida regularmente em Zárate, na Argentina, foi adaptada pela marca japonesa no Brasil, reprogramando o motor 2.8, originalmente abastecido com diesel, para uso do biometano, combustível renovável que pode ser desenvolvido até a partir do lixo. O motor foi convertido do ciclo de compressão (a diesel) para o ciclo Otto (com ignição), permitindo a utilização do biometano. Segundo a Toyota, a Hilux adaptada tem desempenho, torque e autonomia semelhantes aos da versão a diesel, com foco na redução de emissões de carbono. A próxima fase do projeto será apresentar uma variante da Hilux a biometano em escala comercial.
Para público PcD

A Nissan oferece condições especiais para clientes PcD para as três versões do SUV compacto Kicks Play, produzido em Resende (RJ), válidas até 3 de junho. Na opção de entrada Active Plus, o carro sai por R$ 89.990, considerando o bônus da marca japonesa, as isenções legais e taxa zero para o financiamento, com entrada de 70% e saldo restante em 18 parcelas. O preço de mercado do Kicks Play Active Plus é de R$ 117.990. Para a intermediária Sense, a Nissan oferece desconto de 10%, trazendo o preço de R$ 129.690 para R$ 108.490 para o público PcD, com bônus da fabricante mais a isenção do IPI. Já a topo de linha, a Advance Plus, conta com desconto de 11% mais o bônus e a isenção do imposto, baixando de R$ 148.090 para R$ 122.590.
Estilo local

Como parte de sua estratégia internacional, a Renault do Brasil inaugurou o Renault Design Center Latam (RDCL), no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), em outubro de 2023. Agora, o centro de design passou por uma transformação, com ampliação da estrutura, chegando a 2.440 metros quadrados, o dobro do tamanho anterior. O novo espaço tem instalações de última geração para o desenvolvimento de modelos para o mercado latino-americano e de projetos globais. No RDCL, é possível acompanhar todas as etapas do desenvolvimento de um novo produto. De acordo com a marca francesa, as equipes trabalham desde a gênese do produto, a fase criativa e o conceitual do modelo, passando por “sketches” do design interno e externo, design de cores, materiais e acabamentos, modelagem 3D, CGI (imagens geradas por computador) e protótipos físicos, até a fase de design industrial, que contempla padrões para produção em série.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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