A produção nacional da BMW C 400 X 2025 marca uma nova etapa na estratégia da BMW Motorrad para o segmento de mobilidade urbana no Brasil. Com fabricação na planta de Manaus (AM), o modelo chega ao mercado em duas versões visuais e com um conjunto renovado de tecnologias embarcadas, voltadas tanto à segurança quanto à conectividade. A scooter é posicionada como uma opção de médio porte para o uso cotidiano em centros urbanos, mantendo a configuração de motor monocilíndrico e transmissão automática CVT.
Pontos Principais:
- BMW C 400 X 2025 estreia com novo pacote tecnológico e conectividade Bluetooth.
- Scooter passa a ter ABS Pro e controle de tração como itens de série.
- Painel TFT de 6,5” é compatível com navegação, chamadas e mídia.
- Produzida em Manaus, scooter oferece cashback e seguro na pré-venda.
A pré-venda já começou na rede de concessionárias da marca, com preços definidos em R$ 64.900 para a versão na cor preta e R$ 65.900 para a inédita versão Kalamata “Rugged”. A estratégia de lançamento inclui pacote de benefícios que contempla seguro subsidiado e crédito para aquisição de equipamentos de pilotagem. A BMW também destaca o uso de energia renovável na produção do modelo, reforçando seu compromisso ambiental com a operação brasileira.

O modelo segue o padrão adotado pela marca em outras motocicletas de maior porte, adotando soluções técnicas avançadas como o ABS Pro e o controle de tração dinâmico. Essas tecnologias, até então mais comuns em motos de categorias superiores, agora fazem parte do conjunto de série da C 400 X, o que demonstra a intenção da marca de unificar o padrão de segurança em toda a linha vendida no país.
Visual e versões disponíveis

O design da BMW C 400 X 2025 foi atualizado, mantendo as proporções compactas do modelo anterior, mas com nova proposta visual. A versão padrão utiliza acabamento preto fosco com rodas e pinças de freio também escuras. Já a nova configuração chamada “Rugged” adota pintura metálica fosca na cor Kalamata, com detalhes em vermelho nos aros e faixas da carroceria, além de banco em dois tons e para-brisa fumê.
A escolha por duas opções visuais reforça o caráter urbano da scooter, ao mesmo tempo em que atende diferentes perfis de consumidor. Ambas as versões compartilham o mesmo conjunto mecânico e tecnológico, sem alteração em desempenho ou equipamentos.
Além da aparência, a ergonomia do modelo foi mantida para favorecer a condução no trânsito intenso, com banco largo, posição de pilotagem vertical e escudo frontal elevado, características comuns em scooters de média cilindrada.
Equipamentos e recursos tecnológicos

A BMW C 400 X 2025 incorpora novos recursos de segurança ativa, com destaque para o sistema de freios BMW Motorrad ABS Pro. Essa tecnologia atua mesmo com a moto inclinada, evitando o travamento das rodas em frenagens bruscas em curvas. O controle de tração dinâmico (DTC) também é item de série, auxiliando na aderência em pisos escorregadios.
Entre os equipamentos integrados ao modelo estão o sistema de ignição sem chave (Keyless), tomadas USB de 12 V, iluminação full LED, alarme antifurto e compartimento BMW Flex Case sob o banco com volume expansível. O painel passa a contar com uma tela TFT de 6,5 polegadas com conectividade total via o aplicativo BMW Motorrad Connected.
O sistema permite acessar navegação por setas, chamadas telefônicas e reprodução de mídia, desde que o capacete seja compatível com sistema de comunicação via Bluetooth. Também é possível recarregar o smartphone no compartimento de armazenamento, que possui ventilação ativa.
Motorização e estrutura

O motor da C 400 X 2025 é o já conhecido monocilíndrico de 350 cm³, que entrega 34 cavalos de potência a 7.500 rpm e torque de 35 Nm a 5.750 rpm. A transmissão do tipo CVT foi mantida, oferecendo funcionamento contínuo e entrega suave de potência, ideal para deslocamentos urbanos.
A estrutura da scooter utiliza um braço oscilante de alta rigidez torcional, desenvolvido para melhorar a estabilidade da ciclística em diferentes condições de rodagem. Esse componente é fixado diretamente à carcaça do motor e contribui para o controle do chassi em curvas e mudanças de direção.
A suspensão dianteira é composta por garfo telescópico e a traseira por dois amortecedores, ajustados para manter equilíbrio entre conforto e firmeza no asfalto irregular dos grandes centros. O conjunto de freios conta com dois discos com ABS Pro, e o modelo inclui cavalete central como item padrão.
Fabricação nacional e benefícios
A produção da C 400 X em Manaus segue a linha estratégica da BMW de nacionalizar grande parte do seu portfólio de motocicletas. A unidade, inaugurada em 2016, já fabrica modelos como a R 1300 GS, G 310 R, G 310 GS, S 1000 RR, F 800 GS e as versões da série F 900. A capacidade da planta é de até 17 mil unidades por ano, com foco exclusivo em motos.
Além do modelo em si, a pré-venda oferece um ano de seguro subsidiado pela BMW Serviços Financeiros, mediante análise de perfil, e R$ 1.500 de cash back para quem adquirir mais de R$ 3.000 em equipamentos de pilotagem originais. A garantia padrão é de três anos para ambas as versões da scooter.
A energia utilizada na fábrica é compensada proporcionalmente por geração de fontes renováveis, como o Complexo Eólico de Morrinhos, na Bahia. Essa prática foi implementada em 2018 e é certificada por padrão internacional (I-REC).
Mercado e posicionamento

A nova C 400 X chega ao mercado com o objetivo de ocupar o espaço entre scooters de entrada e motos de média cilindrada. O modelo dialoga com um público que busca desempenho urbano, tecnologia embarcada e identidade visual forte, sem abrir mão de praticidade e custo de manutenção condizente com a proposta premium.
O segmento de scooters vem crescendo no Brasil, especialmente nos grandes centros urbanos, onde agilidade e economia de combustível são diferenciais. A aposta da BMW é oferecer um produto com pacote tecnológico mais robusto, diferenciação estética e benefícios adicionais na pré-venda.
Com isso, a BMW Motorrad reforça sua posição no mercado brasileiro como uma das poucas marcas a oferecer scooters de alto padrão com produção nacional, combinando tecnologia, conectividade e estrutura técnica próxima das motos de maior cilindrada.
Fonte: BMW.
O post BMW C 400 X 2025 é lançada no Brasil com estilo urbano custando mais de R$ 64 mil apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.