Chevrolet Classic LS 1.0 2011: um sedã simples, mas confiável para quem busca economia e funcionalidade

O Chevrolet Classic LS 1.0 2011 é um sedã compacto que conquistou muitos motoristas brasileiros, principalmente aqueles em busca de um veículo econômico e de manutenção simples. Ideal para quem precisa de um carro para o uso diário, em cidades grandes ou para quem faz longos trajetos, o modelo entrega uma boa performance para sua categoria, sendo ágil no trânsito urbano e econômico no consumo de combustível. No entanto, é importante observar seus pontos positivos e negativos antes de decidir pela compra de um modelo usado.

Pontos Principais:

  • Modelo simples e econômico, ideal para o uso urbano.
  • Desempenho modesto e falta de recursos de segurança em versões básicas.
  • Verificar suspensão, motor e histórico de manutenção antes de comprar.
  • Ideal para quem busca um veículo de baixo custo de manutenção.

Entre os aspectos positivos, o Chevrolet Classic é um carro robusto, confiável e de baixo custo de manutenção, com peças acessíveis e facilmente encontradas no mercado. O modelo também se destaca pela boa economia de combustível, tanto na cidade quanto na estrada, o que o torna uma excelente opção para quem busca um sedã com esse tipo de desempenho. Contudo, o carro apresenta limitações, como um desempenho modesto, especialmente quando se trata de aceleração e velocidade máxima. Além disso, seu isolamento acústico deixa a desejar, o que pode ser um inconveniente durante viagens mais longas. Outro ponto negativo é a falta de recursos de segurança, como airbags e ABS, em suas versões de entrada.

O Chevrolet Classic LS 1.0 2011 é uma excelente escolha para quem busca um carro simples e econômico. Com motor 1.0 flex, oferece boa economia de combustível para o uso diário urbano.
O Chevrolet Classic LS 1.0 2011 é uma excelente escolha para quem busca um carro simples e econômico. Com motor 1.0 flex, oferece boa economia de combustível para o uso diário urbano.

Antes de comprar um Chevrolet Classic LS 1.0 2011 usado, é fundamental verificar alguns detalhes essenciais, como o estado da suspensão, motor e a parte elétrica do veículo, além de realizar uma vistoria no sistema de arrefecimento e na correia dentada, já que esses componentes podem apresentar desgaste com o tempo. Se possível, solicite um laudo detalhado de um mecânico de confiança. Além disso, ao adquirir o carro, verifique se ele possui histórico de revisões regulares, pois isso pode garantir um desempenho mais duradouro. O Classic 2011 pode ser uma ótima escolha para quem procura um carro simples, funcional e sem custos elevados de manutenção, mas é crucial estar atento aos cuidados necessários para que o modelo se mantenha em boas condições por mais tempo.

Desempenho, motor e potência

Com motor 1.0 VHC-E, o Classic LS 1.0 2011 desenvolve 78 cv a etanol e 77 cv a gasolina. Seu desempenho é adequado para quem busca um carro funcional e de baixo custo operacional.
Com motor 1.0 VHC-E, o Classic LS 1.0 2011 desenvolve 78 cv a etanol e 77 cv a gasolina. Seu desempenho é adequado para quem busca um carro funcional e de baixo custo operacional.

O motor do modelo 1.0 apresenta uma potência de 78 cv (a álcool) e 77 cv (a gasolina), a 6.400 rpm, o que oferece uma performance adequada para um sedã compacto. A motorização é associada a um torque de 9,7 kgfm (a álcool) e 9,5 kgfm (a gasolina) a 5.200 rpm, entregando um desempenho equilibrado para uso urbano e viagens curtas. Seu câmbio manual de 5 marchas contribui para um controle eficiente, especialmente nas acelerações e marchas mais baixas, ideal para quem não busca um desempenho esportivo, mas sim uma condução prática e eficiente no dia a dia.

O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h é de 13,6 segundos, o que coloca o modelo na faixa de sedãs compactos mais tranquilos para quem busca um carro com boa performance sem expectativas de velocidade extrema. Sua velocidade máxima chega a 166 km/h, suficiente para viagens rápidas em rodovias, mas ainda dentro do padrão para o segmento. A tração dianteira garante estabilidade e um comportamento previsível na maioria das situações de condução, favorecendo o controle do veículo em terrenos urbanos e rodovias.

A plataforma GM4200 é uma base sólida para o modelo, que se caracteriza por ser robusta e simples, ideal para o consumidor que procura durabilidade e baixos custos de manutenção. Em termos de desempenho, o modelo se destaca por ser eficiente em seu segmento, oferecendo uma condução confortável sem comprometer a economia de combustível.

Consumo e autonomia

Este sedã compacto tem consumo médio de 7,4 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, o consumo sobe para 10,4 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, com boa autonomia.
Este sedã compacto tem consumo médio de 7,4 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, o consumo sobe para 10,4 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, com boa autonomia.

Com o motor 1.0 e o sistema flex, o modelo demonstra ser bastante eficiente em termos de consumo de combustível. A média urbana é de 7,4 km/l quando abastecido com álcool, o que é razoável para um veículo desse porte e motorização. Em rodovias, o modelo consegue alcançar uma autonomia de 497 km com álcool e 562 km com gasolina, o que o torna uma excelente opção para quem viaja com frequência, já que oferece mais de 500 km de alcance com um único tanque.

O consumo de gasolina chega a até 13 km/l nas estradas, o que se destaca em comparação com modelos de sua categoria. Em um uso misto, é possível alcançar uma autonomia de cerca de 700 km com gasolina. Essa economia é um dos pontos fortes do modelo, tornando-o uma escolha sensata para quem busca um carro com baixo custo de operação.

Com um tanque de combustível de 54 litros, o modelo se posiciona como uma opção econômica tanto para o uso diário nas cidades quanto para viagens longas. Seu desempenho energético se reflete diretamente em seu baixo custo de manutenção, sendo uma vantagem para quem deseja reduzir gastos com combustível ao longo do tempo.

Interior

O interior oferece espaço para até 5 ocupantes. O conforto é básico, com ar quente e ventilação. Segurança com repetidores de direção e estepe, perfeito para o uso diário.
O interior oferece espaço para até 5 ocupantes. O conforto é básico, com ar quente e ventilação. Segurança com repetidores de direção e estepe, perfeito para o uso diário.

O interior do modelo 1.0 é caracterizado por um design simples e funcional, adequado para quem busca praticidade no dia a dia. Com capacidade para até cinco ocupantes, o espaço interno é razoável para um sedã compacto, oferecendo conforto para viagens curtas e médias, mas sem grandes luxos. Os materiais utilizados são de qualidade modesta, o que reflete a proposta do modelo, focada em custo-benefício e simplicidade.

O conforto é básico, com ar quente e a opção de ar-condicionado nas versões mais completas. O sistema de direção não assistida e o câmbio manual de 5 marchas exigem um pouco mais de esforço do motorista, especialmente em tráfego pesado. O painel, simples, oferece os itens essenciais como conta-giros e termômetro do líquido de arrefecimento, sem muitos recursos eletrônicos. A sensação de simplicidade no interior é compensada pela funcionalidade dos equipamentos presentes.

O porta-malas tem capacidade de 390 litros, oferecendo boa capacidade para bagagens. A carga útil é de 440 kg, o que atende bem às necessidades de transporte de cargas médias.
O porta-malas tem capacidade de 390 litros, oferecendo boa capacidade para bagagens. A carga útil é de 440 kg, o que atende bem às necessidades de transporte de cargas médias.

Os pontos negativos a serem observados em um modelo usado incluem o desgaste dos materiais de acabamento, que podem ser notados com o tempo, especialmente no painel e nas laterais das portas. O banco de trás, embora adequado para dois adultos, pode ser apertado para três passageiros em viagens longas. Verifique também o funcionamento do sistema de ar-condicionado e a integridade dos vidros elétricos, pois são itens que podem apresentar falhas em modelos mais antigos.

Medidas

O modelo conta com uma suspensão dianteira independente do tipo McPherson, que oferece conforto e estabilidade durante a condução, e uma suspensão traseira com eixo de torção, típica em carros desse porte. Os pneus, de 165/70 R13, são de medidas padrão para sedãs compactos, oferecendo boa aderência ao solo, mas com limites em condições de alta velocidade ou terrenos irregulares.

O peso total do veículo é de 905 kg, e sua altura mínima do solo é de 137 mm, o que garante uma condução suave em vias urbanas, mas limita um pouco o desempenho em terrenos mais difíceis. A distância entre-eixos de 2443 mm proporciona uma boa base para a estabilidade do veículo, enquanto as bitolas dianteira e traseira, de 1387 mm e 1388 mm, respectivamente, oferecem uma largura adequada para a segurança e controle do carro.

Os freios dianteiros são a disco sólido, enquanto os traseiros são do tipo tambor, uma configuração comum em veículos de entrada e que oferece bom desempenho para o segmento. A direção não assistida é um ponto a ser considerado, especialmente em manobras de estacionamento, onde é necessário mais esforço do motorista.

Preços aproximados 1.0 2011

O preço aproximado para um modelo 1.0 2011 pode variar dependendo da condição de conservação e da região onde é vendido. Em média, o valor de mercado gira em torno de R$ 23 mil. Este valor pode ser afetado por diversos fatores, como quilometragem, número de proprietários anteriores e eventuais modificações feitas no carro.

Além disso, o modelo tem mostrado uma desvalorização de aproximadamente -2,38%, o que é uma característica comum para carros populares de motorização 1.0. Apesar disso, o modelo ainda oferece um bom custo-benefício, principalmente para quem busca um veículo econômico e de baixo custo de manutenção.

Quando se trata de carros usados, é importante considerar a manutenção preventiva, já que modelos com mais de 10 anos de uso podem precisar de reparos específicos, como troca de correia dentada e revisões nos sistemas de suspensão e câmbio. Esses custos devem ser levados em conta ao calcular o preço total de aquisição do veículo.

Ficha Técnica do Chevrolet Classic LS 1.0 2011

Pontos negativos: desempenho modesto, com aceleração e velocidade máxima limitadas. Falta de recursos de segurança, como airbags e ABS, e conforto simples, com barulho excessivo nas viagens.
Pontos negativos: desempenho modesto, com aceleração e velocidade máxima limitadas. Falta de recursos de segurança, como airbags e ABS, e conforto simples, com barulho excessivo nas viagens.

Geral

  • Ano: 2011
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Plataforma: GM4200

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 71,1 mm
  • Razão de compressão: 12,6:1
  • Curso do pistão: 62,9 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 77 cv (álcool), 75 cv (gasolina) a 6400 rpm
  • Código do motor: Família I
  • Torque máximo: 9,7 kgfm (álcool), 9,5 kgfm (gasolina) a 5200 rpm
  • Peso/potência: 11,60 kg/cv
  • Torque específico: 9,7 kgfm/litro
  • Peso/torque: 93,3 kg/kgfm
  • Potência específica: 78,1 cv/litro
  • Rotação máxima: 6800 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: F17 Minus HR
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 9,8 m

Pneus

  • Dianteiros: 165/70 R13
  • Altura do flanco: 116 mm
  • Traseiros: 165/70 R13
  • Altura do flanco: 116 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4152 mm
  • Largura: 1608 mm
  • Distância entre-eixos: 2443 mm
  • Altura: 1436 mm
  • Bitola dianteira: 1387 mm
  • Bitola traseira: 1388 mm
  • Porta-malas: 390 litros
  • Tanque de combustível: 54 litros
  • Peso: 905 kg
  • Carga útil: 440 kg
  • Altura mínima do solo: 137 mm

Aerodinâmica

  • Área frontal: 1,96 m²
  • Coef. de arrasto (Cx): 0,35
  • Área frontal corrigida: 0,686 m²

Desempenho

  • Velocidade máxima: 166 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 13,6 s

Consumo

  • Urbano: 7,4 km/l (álcool)
  • Rodoviário: 9,2 km/l (álcool), 10,4 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 400 km (álcool)
  • Rodoviária: 497 km (álcool), 562 km (gasolina)

Equipamentos do Chevrolet Classic LS 1.0 2011

Verifique o histórico de manutenção, estado da suspensão e do motor. Fique atento a peças desgastadas e ao sistema de arrefecimento, que afeta o desempenho e a longevidade do carro.
Verifique o histórico de manutenção, estado da suspensão e do motor. Fique atento a peças desgastadas e ao sistema de arrefecimento, que afeta o desempenho e a longevidade do carro.

Segurança

  • Alarme antifurto perimétrico (opcional)
  • Repetidores laterais das luzes de direção (de série)
  • Travamento central das portas (opcional)
  • Desembaçador do vidro traseiro (de série)
  • Estepe (de série)

Conforto

  • Ar-condicionado (opcional)
  • Zonas de ar-condicionado: 1 (de série)
  • Ar quente (de série)
  • Direção assistida (opcional)
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros (opcional)
  • Rodas de liga leve (opcional)

Infotenimento

  • Rádio (opcional)
  • CD player (opcional)
  • Tomada de 12 volts (de série)
  • Conta-giros (de série)
  • Termômetro do líquido de arrefecimento (de série)

Fonte: OLX, Fotosdecarro, Webmotors e Icarros.

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