Empresário é condenado a 22 anos de reclusão por atirar contra dois adolescentes no MA; uma das vítimas morreu


A vítima assassinada foi Bruno Pereira Carneiro, de 13 anos, que morreu no local do crime com um tiro na cabeça. O crime aconteceu em 2012, na cidade de São Domingos do Azeitão. Iron Duarte Costa foi condenado a 22 anos de reclusão por homicídio e tentativa de homicídio contra dois adolescentes em 2012, na cidade de São Domingos do Azeitão.
Reprodução/Redes sociais
O empresário Iron Duarte Costa foi condenado a 22 anos de reclusão por homicídio e tentativa de homicídio contra dois adolescentes em 2012, na cidade de São Domingos do Azeitão. O Tribunal do Júri foi realizado nessa quinta-feira (15), na cidade de Balsas, no Sul do Maranhão.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A vítima assassinada foi Bruno Pereira Carneiro, de 13 anos, que morreu no local do crime com um tiro na cabeça. A segunda vítima foi Pedro da Costa Barros, também de 13 anos, que levou dois tiros, um no braço e outro na cabeça, mas sobreviveu.
A vítima assassinada foi Bruno Pereira Carneiro, de 13 anos, que morreu no local do crime com um tiro na cabeça.
Reprodução/TV Mirante
No julgamento, os jurados decidiram por maioria reconhecer a materialidade do homicídio e da tentativa de homicídio contra os adolescentes, por motivo fútil e com uso de recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa das vítimas.
Ao final, o réu Iron Duarte Sousa foi condenado pelos seguintes crimes:
Homicídio qualificado consumado – contra a vítima Bruno Pereira Carneiro, com as qualificadoras de motivo fútil e recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima.
Tentativa de homicídio qualificado – contra a vítima Pedro da Costa Barros, também com as mesmas qualificadoras de motivo fútil e recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima.
Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido – por portar arma sem autorização e em desacordo com a legislação.
A pena total imposta ao réu foi de 22 anos de reclusão, além de 24 dias-multa.
Segundo o juiz César Augusto Popinhak, que presidiu o julgamento, o réu deve cumprir a pena em regime fechado, não podendo apelar da sentença em liberdade.
O crime
Polícia identifica autor de disparos que matou adolescente em São Domingos do Azeitão
O crime aconteceu no dia 29 de novembro de 2012, quando Bruno e Pedro estavam brincando próximo a uma granja, de propriedade de Iron Duarte.
Os adolescentes foram baleados após se aproximarem do muro da granja. Bruno Pereira levou um tiro na cabeça e morreu no local. Já Pedro Costa foi alvejado com dois tiros, um no braço e outro na cabeça. Ele foi socorrido e ficou internado em um hospital da cidade de Presidente Dutra, conseguindo sobreviver.
Após o crime, Iron Duarte foi considerado o principal suspeito e fugiu. À época do caso, a Justiça do Maranhão expediu um mandado de prisão contra o empresário e chegou a marcar o julgamento dele para o dia 25 de setembro de 2019, mas o réu conseguiu adiar a sessão do Tribunal do Júri.
A justificativa do réu para o crime, segundo a justiça, foi o fato de a granja já ter sido alvo de roubos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.