
O Pint of Science, maior evento de popularização da ciência em bares e espaços de lazer, chega a Palmas nos dias 19, 20 e 21 de maio, às 19h30, na Cervejaria Krhaô.
Com o tema “Tempo de Mudanças”, patrocinado pelo Instituto Clima e Sociedade, o Pint of Science celebra uma década de atividades que conectam pesquisadores e a comunidade. Este ano, o festival será realizado simultaneamente em 169 cidades e em 26 países ao redor do mundo.
A iniciativa, que nasceu na Inglaterra e foi trazida ao Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo, busca promover o diálogo entre cientistas e pesquisadores e o público em geral em ambientes descontraídos.
Para o professor doutor Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior, coordenador do Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino da Universidade Federal do Tocantins (Opaje/UFT), e organizador do evento em Palmas, esta é uma oportunidade para o público conhecer as pesquisas em andamento e tirar dúvidas. “Nosso objetivo é tornar acessível à pesquisa e estudos em andamento e estamos animados com as parcerias firmadas este ano, a exemplo da Embrapa e do Sindicato dos Jornalistas (Sindjor)”, disse.
O Pint of Science é gratuito e aberto a todos os interessados. Não é necessário se inscrever previamente, basta comparecer ao local de realização do evento.
Programação Pint of Science Palmas
Dia 19.5 às 19h30
- “Sítios arqueológicos na Serra do Lajeado” com Genilson Nolasco (Unitins)
- “Representação de Racismo Ambiental e Comunicação Climática no Jornalismo Brasileiro” com Whebert Araújo (Sindjor)
20.5 às 19h30
- “Comunicação, Pesquisa, Igualdade Racial e DHs” com Eduardo Azevedo (UFT)
- “Computação quântica“ com Marcelo Leineker (UFT)
21.5 às 19h30
- “Produção de Peixes nativos em tanques-rede no Tocantins” com Flávia Tavares (Embrapa)
- “Algoritmos das fake News: como a Inteligência Artificial alimenta a desinformação” – com Glês Nascimento (Opaje/UFT)
História do festival e presença no mundo
Em 2012, o Dr. Michael Motskin e o Dr. Praveen Paul, dois neurocientistas do Imperial College London, no Reino Unido, começaram e organizaram um evento chamado ‘Meet the Researchers’. A ideia é convidar pessoas afetadas por Parkinson, Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas para conhecer o laboratório em que eles trabalhavam e mostrar a estas pessoas o tipo de pesquisa que estava sendo realizada.
Foi uma inspiração para visitantes e pesquisadores. Eles pensaram que, se as pessoas querem ir aos laboratórios para encontrar cientistas, por que não levar os cientistas para as pessoas? E assim nasceu Pint of Science. Em maio de 2013, eles realizaram o primeiro festival Pint of Science em apenas três cidades do Reino Unido. Ele rapidamente decolou em todo o mundo e agora acontece em 26 países. Para mais informações, acesse: https://pintofscience.com.br/
Serviço
O que: Pint of Science
Quando: dias 19, 20 e 21 de maio
Onde: Cervejaria Krahô – 806 Sul Avenida LO 19, Lote 32 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO
—
Glês Nascimento