A Indian Motorcycles acaba de sacudir o segmento de turismo com a apresentação oficial de sua família PowerPlus expandida para 2025. A grande novidade é a adição de duas variantes com carenagem montada no garfo – as novas Chieftain PowerPlus e Roadmaster PowerPlus – e a introdução de uma versão ampliada do potente motor refrigerado a líquido, agora com 112 polegadas cúbicas (1.834 cm³).

As recém-chegadas Chieftain PowerPlus e Roadmaster PowerPlus unem-se às já conhecidas Challenger e Pursuit, elevando para quatro o número de modelos de turismo distintos na linha PowerPlus, cada um oferecendo uma variedade de níveis de acabamento para atender a diferentes preferências e necessidades. Ao somar as versões Thunderstroke refrigeradas a ar da Chieftain e Roadmaster, a Indian agora dispõe de uma opção para cada combinação imaginável: motor refrigerado a ar ou líquido, estilo bagger ou touring, e carenagem montada na moto ou no garfo.

Novo design
O design das novas Chieftain PP e Roadmaster PP apresenta uma carenagem totalmente inédita, que inteligentemente funde a silhueta clássica “asa de morcego” da Chieftain Thunderstroke com os contornos esculpidos e o sistema de ventilação eficiente encontrados nas Challenger e Pursuit. Segundo a Indian, essa nova concepção de carenagem proporciona manuseio e estabilidade superiores em altas velocidades em comparação com a carenagem dos modelos refrigerados a ar, representando um avanço significativo na dinâmica de pilotagem. Integrado à carenagem, um novo farol de LED com luzes diurnas (DRL) reforça a identidade visual moderna e aumenta a visibilidade.

Conjunto aprimorado
Aprimorando ainda mais a experiência de pilotagem, tanto a Chieftain PP quanto a Roadmaster PP adotam a mesma suspensão dianteira com garfos invertidos de alta performance já utilizada nas Challenger e Pursuit, substituindo os garfos telescópicos convencionais presentes nos modelos refrigerados a ar. A suspensão traseira também segue o padrão dos outros modelos PowerPlus, com um monoamortecedor hidráulico ajustável na pré-carga. As versões Roadmaster e Pursuit elevam o nível de conveniência com ajuste eletrônico da pré-carga traseira.

A segurança e o poder de frenagem são garantidos por pinças Brembo duplas mordendo discos de 320 mm em todos os modelos PowerPlus, um testemunho do compromisso da Indian com componentes de alta qualidade. Os pneus Metzeler Cruisetec também são padrão em toda a linha, com medidas de 130/60 B19 66H na dianteira e 180/60 R 16 80H na traseira, otimizando a aderência e o comportamento em diversas condições de pilotagem.
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Motor do King of the Baggers
Um dos grandes destaques da linha PowerPlus 2025 é a disponibilidade de duas opções de motorização para todos os quatro modelos: o já conhecido PowerPlus de 108 polegadas cúbicas (1.768 cc) e a inédita versão de 112 polegadas cúbicas (1.834 cc), derivada diretamente do motor que impulsiona as motos de corrida da Indian no King of the Baggers. A Indian declara que o PP112 entrega uma potência máxima de 126 cv (contra os 122 cv do 108) e um torque impressionante de 18,5 kgf.m a 3.600 rpm (superando os 17,5 kgf.m a 3.800 rpm do 108). As versões de entrada da Chieftain PowerPlus e Roadmaster PowerPlus vêm equipadas com o motor 108, mas todos os acabamentos oferecem a opção de escolha entre as duas cilindradas.

Além do aumento de cilindrada, os modelos equipados com o motor PowerPlus 112 recebem um pacote expandido de assistentes eletrônicos ao piloto. O ABS sensível à inclinação e o controle de tração, ambos gerenciados por uma unidade de medição inercial (IMU) Bosch de seis eixos, e o controle de torque de arrasto permanecem, mas para 2025, ganham a companhia do controle de retenção da motocicleta, da frenagem eletrônica vinculada e de um avançado sistema de segurança com aviso de ponto cego apoiado por radar, aviso de aproximação traseira e aviso de colisão traseira.

Mais eletrônica
O controle de retenção da motocicleta mantém automaticamente a pressão nos freios, impedindo que a moto se desloque em repouso em uma inclinação. A frenagem vinculada otimiza a distribuição da força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira para uma desaceleração mais eficiente. O aviso de ponto cego alerta o piloto sobre a presença de veículos em seus ângulos mortos traseiros, enquanto o aviso de aproximação traseira emite um alerta quando outro veículo está se aproximando muito rapidamente por trás. O aviso de colisão traseira vai um passo além, piscando as luzes traseiras para alertar o motorista do veículo que se aproxima.

Curiosamente, a Indian optou por utilizar apenas um radar voltado para a traseira, com o sensor integrado à unidade de iluminação traseira. O controle de cruzeiro é um item de série em toda a linha PowerPlus, mas sem um radar frontal, a velocidade de cruzeiro não se ajusta automaticamente para manter uma distância segura do veículo à frente.

Todos os modelos PowerPlus vêm equipados com uma moderna tela TFT de 7 polegadas que roda o intuitivo software de infoentretenimento Ride Command da Indian, com conectividade Bluetooth integrada. Os acabamentos Limited e Dark Horse recebem uma versão aprimorada do software, o Ride Command+, que adiciona navegação GPS curva a curva, informações de tráfego e meteorológicas em tempo real e compatibilidade com Apple CarPlay. O Ride Command+ também oferece um localizador de motocicletas para monitoramento remoto da localização da motocicleta e dados telemáticos detalhados do sistema.

Outros recursos padrão em todos os modelos e acabamentos da linha PowerPlus incluem modos de pilotagem selecionáveis, desativação do cilindro para economia de combustível, ignição sem chave, porta USB para carregamento de dispositivos e alforjes laterais com travamento remoto, elevando o nível de conveniência e sofisticação da experiência touring da Indian.