A Moto Morini inicia uma nova fase em sua trajetória global ao começar a produção de motocicletas no Brasil. Com fábrica instalada em Manaus e operação em formato CKD, a marca italiana aposta no potencial do mercado nacional para consolidar sua presença na América do Sul. O movimento marca o retorno da fabricante ao continente com um plano estratégico focado em portfólio amplo, rede de concessionárias e preços competitivos dentro do segmento premium.
Pontos Principais:
- Moto Morini inicia produção nacional em Manaus no formato CKD.
- Primeiros modelos fabricados: X-Cape 650, Seiemmezzo 650 e Calibro 700.
- Meta é atingir 5 mil vendas até 2027 com foco em motos premium acessíveis.
- Primeira loja será aberta em Santo André, com expansão para até 12 revendas.
As primeiras unidades começaram a ser montadas em 7 de maio de 2025 nas instalações do Grupo DBS, e a marca já confirmou a nacionalização parcial de componentes, o que deve crescer com a chegada de modelos menores. Apesar de se posicionar como marca premium, a Moto Morini busca atrair consumidores com custo-benefício, mantendo um alto padrão de qualidade nos equipamentos embarcados, como suspensões KYB e Marzocchi, freios Brembo e J.Juan, eletrônica Bosch e pneus Pirelli.
O plano da marca no Brasil inclui alcançar a marca de 5 mil unidades vendidas em até três anos e figurar entre as dez mais em emplacamentos no país. Para isso, a Moto Morini inicia sua atuação com três modelos estratégicos: X-Cape 650, Seiemmezzo 650 e Calibro 700, que serão apresentados ao público no Festival Interlagos, em São Paulo. A primeira loja será aberta em Santo André (SP), com previsão de expansão para até 12 unidades até 2027.
Moto Morini X-Cape 650

A X-Cape 650 é a aventureira da linha Moto Morini que estreia no Brasil com proposta versátil e visual robusto. O modelo é oferecido em duas versões no exterior, chamadas T e X. A primeira tem foco no uso urbano com visual crossover, enquanto a versão X adota características mais off-road, voltadas para uso misto e trilhas leves.
- Moto Morini anuncia sua chegada ao Brasil com quatro concessionárias
- Moto Morini estreia no Brasil com novas motos em 2025
- Yamaha Ténéré 700 retorna ao Brasil em 2025; confira preço e novidades da moto
- Descubra as 20 motos que estão chegando em 2025 e escolha a sua favorita
Entre os destaques técnicos, a moto conta com painel TFT com conectividade, rodas de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira calçadas com pneus mistos, além de tanque de combustível com capacidade para 18 litros. O assento pode ser ajustado entre 81 cm e 83,5 cm de altura, garantindo boa ergonomia tanto para pilotos mais baixos quanto mais altos.
O vão livre do solo é de 17,8 cm, o que ajuda a enfrentar irregularidades no asfalto ou trechos leves de terra. Essa combinação torna a X-Cape 650 uma opção atraente para quem busca uma aventureira com estilo europeu, mas adaptada ao uso urbano e com boa autonomia para viagens mais longas.
Moto Morini Seiemmezzo 650

A Seiemmezzo 650 representa a proposta clássica da Moto Morini no Brasil, com dois estilos distintos: Street e Scrambler. Enquanto a versão Street tem apelo mais urbano e refinado, a Scrambler aposta em elementos retrô e visual mais aventureiro, com rodas raiadas e pneus de uso misto.
Ambas as versões compartilham o mesmo conjunto técnico, com suspensões KYB, rodas dianteiras de 18 polegadas e traseiras de 17, freios com duplo disco na frente e disco simples na traseira. A diferença principal está nos detalhes visuais e nos tipos de rodas: liga leve na Street e raiadas na Scrambler, conferindo identidade distinta para cada público.
Com tanque de 15,5 litros e peso a seco de 195 kg, a Seiemmezzo combina estilo clássico com equipamentos modernos, como iluminação em LED e bom desempenho em baixas e médias rotações. É uma opção equilibrada para quem busca uma naked com personalidade e pegada europeia.
Moto Morini Calibro 700

A Calibro 700 chega como a custom da Moto Morini no Brasil, trazendo linhas elegantes e pegada estradeira. Disponível nas versões standard e bagger, o modelo aposta no conforto e no estilo custom clássico, com elementos como assento duplo ergonômico e transmissão final por correia, o que reforça o visual limpo e tradicional.
O modelo é equipado com freios J.Juan, disco de 320 mm na dianteira e 255 mm na traseira, além de rodas de 18 polegadas na frente e 16 atrás, com pneus largos que reforçam sua presença. A iluminação é totalmente em LED e as suspensões contam com garfo de 41 mm com 140 mm de curso e duplo amortecedor traseiro com 110 mm de curso.
A proposta da Calibro 700 é oferecer uma experiência de pilotagem confortável e com boa estabilidade para longas distâncias. A versão bagger deve incluir acessórios voltados para touring, como alforjes e para-brisa, enquanto a standard se mantém mais enxuta, ideal para o uso urbano com visual clássico.
Fonte: AutoPapo, Diariodopoder e Motociclismoonline.
O post Moto Morini inicia produção no Brasil com fábrica em Manaus e aposta em três novos modelos apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.