
Durante a entrega das certificações, foi apresentado o Conectando Futuros, que deve capacitar novos custodiados e ampliar a inclusão digital
Na manhã desta sexta-feira, 9, a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizaram a formatura de 16 custodiados no programa Techinclusão, projeto de capacitação tecnológica voltado para pessoas em vulnerabilidade social, jovens, mulheres, pessoas negras, povos originários, comunidade LGBTQIA+, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e custodiados do Sistema Penal.
O encerramento do Techinclusão deu espaço para o início das aulas no Conectando Futuros: capacitação em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para a Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania, que vai capacitar mais 16 custodiados.

Para o gerente de Políticas de Alternativas Penais que coordena o Conectando Futuros no Tocantins, Thiago Sabino, “esses cursos vão possibilitar ao interno uma nova perspectiva de mercado de trabalho pós-cárcere, onde ele terá uma inserção dentro da atualidade tecnológica com maior chance de reinserção social”. Além disso, Sabino explica que “o Techinclusão abriu caminho para que os cursos de tecnologia fossem expandidos para mais cinco estados, tendo a Unidade Penal de Palmas como exemplo”.

Durante o encerramento do Techinclusão, um dos custodiados recebeu o certificado do curso e agradeceu aos organizadores. “Esse projeto é importante para a gente poder sair desse lugar e encontrar oportunidade no mercado de trabalho. Quero agradecer em nome da turma pela oportunidade que vocês estão dando”, disse.
Conectando Futuros

O Projeto Conectando Futuros deve qualificar 300 alunos no estado do Tocantins em três cursos: Desenvolvimento de Jogos Digitais, Letramento Digital e Programação de Serviços Web, que se estendem a egressos do sistema penal e seus familiares, com reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência.

Cada um dos cursos tem 200 horas de duração e deve abater 16 dias nas penas dos custodiados que participarem. Os alunos devem cumprir no mínimo 75% das atividades para receberem certificado, além disso, o projeto conta com material didático como apostila, canetas, bolsa e uniforme do projeto.
O projeto Conectando Futuros é uma parceria entre a Seciju, UFT, Fundação de Amparo ao Trabalhador (FAT) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
—
Danilo Rodrigues/Governo do Tocantins
Fotos: Márcia Rosa/Governo do Tocantins
Fonte: Ascom Seciju