A Ford Transit 2026 chegou ao mercado em fevereiro, mais equipada. E a linha de utilitários montada no Uruguai agora apresenta duas novas versões – a furgão cargo e a vidrada longa com rodado simples –, que ampliam as opções da gama com foco na produtividade do transportador. A nova Transit Furgão Cargo, com PBT homologado de até quatro toneladas, oferece 500 quilos a mais de capacidade de carga, um ganho significativo para otimizar as viagens da frota. O PBT maior também facilita a transformação do veículo em algumas configurações de ambulância e UTI que utilizam equipamentos mais pesados. Já a Transit Vidrada vem preparada para receber a configuração de bancos desejada pelo cliente, de acordo com as necessidades do seu negócio. Na nova opção longa com teto alto e rodado simples (L4H3), ela permite instalar um compartimento de bagagem no piso traseiro, sem perda de lugares para os passageiros. Assim, pode ser configurada para transporte executivo de 18 passageiros ou transporte escolar com até 29 lugares, mais o compartimento para bagagem. Por ter rodado simples, oferece ainda a vantagem do custo menor com pedágio e pneus.

“A Transit Furgão Cargo atende à demanda das transportadoras que trabalham em sistema de ‘milk-run’. Como o veículo sai carregado de manhã e roda até completar o roteiro de distribuição, a carga útil maior permite otimizar a operação diária, fazendo mais entregas por viagem. A versão Vidrada Longa atende a uma demanda importante das empresas que operam com fretamento, traslado de aeroporto e transporte de executivos, em que os passageiros viajam com bagagem”, explica Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul. Como toda a linha Transit 2026, as duas novas vans trazem uma série de aprimoramentos. Além de uma nova arquitetura eletrônica oito vezes mais rápida, com atualizações “over-the-air”, têm painel digital de 8 polegadas com sistema Eco que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica e central multimídia de 12 polegadas com controles para reduzir as distrações do motorista.

As novidades incluem também sistema de monitoramento de ponto cego, retrovisores com rebatimento elétrico, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral. Continuam a ser oferecidos piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre, sistema de manutenção na faixa, câmera de ré, farol de neblina, sensor de estacionamento dianteiro, farol alto automático, sensor de chuva e alerta de colisão.

O motor 2.0 EcoBlue diesel da linha Transit, com potência de 165 cavalos e torque de 39,7 kgfm, tem turbo de geometria variável e correia banhada em óleo, que contribuem para o baixo nível de ruído e aumento da durabilidade. De acordo com a Ford, as duas opções de transmissão, manual de 6 e automática de 10 velocidades, já foram testadas e aprovadas em outros modelos da marca. Há também quatro modos de condução – “Normal”, “Eco”, “Escorregadio” e “Rebocar/Transportar” –, que otimizam o desempenho em diferentes tipos de uso. A transmissão automática, com conversor de torque, foi especialmente calibrada, junto com a tração traseira e o sistema auto start-stop.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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