Campo de Provas da Chevrolet é escolhido pelo Inmetro para testes do selo de eficiência 2025

No ano em que completa 100 anos de atuação no Brasil, a General Motors recebeu uma distinção estratégica para sua estrutura de testes automotivos. O Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA), em Indaiatuba (SP), foi selecionado pelo Inmetro como sede oficial dos testes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), o selo de eficiência energética presente em todos os veículos comercializados no país.

Pontos Principais:

  • Campo de Provas da Chevrolet é nomeado sede dos testes do Inmetro.
  • Estrutura será usada por todas as montadoras no PBVE 2025.
  • Testes incluem pesagem e medição de desaceleração em pista específica.
  • Equinox EV foi o modelo escolhido pela Chevrolet para a avaliação.

A escolha é fundamentada em critérios técnicos como infraestrutura, capacidade operacional e aderência aos requisitos definidos pelo Inmetro. Segundo Hércules Souza, do Inmetro, a decisão visa garantir uma base sólida e padronizada para os ensaios, fundamentais para orientar o consumidor e estimular práticas sustentáveis no setor automotivo.

A GM mandou bem: o Campo de Provas da Chevrolet em Indaiatuba foi escolhido pelo Inmetro pra testar o consumo dos carros vendidos no Brasil.
A GM mandou bem: o Campo de Provas da Chevrolet em Indaiatuba foi escolhido pelo Inmetro pra testar o consumo dos carros vendidos no Brasil.

O CPCA realizará as duas etapas dos testes oficiais. Na primeira fase, os veículos são pesados e passam por um teste de desaceleração, que analisa eficiência aerodinâmica e resistência ao rolamento. Essa parte ocorre em pista especializada com duas retas de 2,2 km e curvas conectadas, cercadas por vegetação que reduz a interferência do vento, garantindo estabilidade nos resultados.

Cada montadora participará com um modelo próprio e equipe técnica própria, sob fiscalização contínua de auditores do Inmetro. No caso da Chevrolet, o modelo enviado para avaliação foi o recém-lançado Equinox EV, SUV elétrico que reforça a aposta da marca na eletrificação.

O CPCA, considerado o maior centro da GM no Hemisfério Sul, conta com sete laboratórios, 18 pistas e uma área que representa 75% do território da cidade de São Caetano do Sul. Ali são realizados cerca de 12 mil testes por ano, percorrendo mais de 6 milhões de quilômetros para validações técnicas, de segurança, consumo e resistência.

As pistas do centro simulam diferentes condições do mundo real, com superfícies de terra, asfalto, paralelepípedo e poeira, enquanto os laboratórios avaliam emissões, ruído, vibração e outros aspectos essenciais. O espaço também adota práticas sustentáveis, como cultivo agrícola, mostrando uma preocupação com o meio ambiente.

O PBVE é uma iniciativa coordenada pelo Inmetro, em parceria com o Ministério de Minas e Energia e o Ibama, criada em 2008 para fornecer dados confiáveis ao consumidor sobre consumo de combustível, emissões e autonomia de carros elétricos e híbridos vendidos no Brasil.

Fonte: Chevrolet.

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