
Em muitos lares brasileiros, rostos que aparecem diariamente na televisão acabam se tornando familiares. Alguns são lembrados por novelas, outros por grandes produções cinematográficas, e há também aqueles que marcam pela presença constante nos intervalos comerciais.
É o caso de Thiago Alves Schvitaicky, mais conhecido como Apollo, ator que se tornou um dos nomes mais recorrentes da publicidade nacional e que recebeu da Prefeitura de Rio Negro o reconhecimento como “Ator de Comerciais Mais Popular do Brasil”.
“Me sinto muito honrado e privilegiado por levar o nome de Rio Negro por onde vou. Toda a minha família ainda mora na cidade, e essa homenagem me deixa sem palavras. É uma bênção poder representar o nosso município”, afirmou o ator.
Thiago nasceu em Cubatão (SP), mas ainda pequeno, aos três anos, mudou-se com a família para Rio Negro, terra natal de seus pais. Cresceu no bairro Bom Jesus, onde estudou em escolas como Ovande de Amaral, Ricardo Nentwig, Ignácio Scheubauer e Barão de Antonina.
A vocação surgiu cedo: aos sete anos, após assistir ao clássico “Esqueceram de Mim”, decidiu que queria ser ator. “Comecei a me envolver com teatro amador em projetos da escola e da igreja. Aos 18, dei um passo decisivo ao me mudar para Curitiba, em busca de uma formação na área”, relembra o rionegrense.
Já no início da carreira, adotou o nome artístico Apollo. Hoje, aos 40 anos, reúne um currículo de peso: atuou em mais de 200 comerciais de TV, representando mais de 30 marcas internacionais de renome, entre elas Apple, HBO, Ford, Toyota, Philips, Mercedes-Benz, Honda, Uber e Lenovo, além de mais de 150 marcas brasileiras. Grande parte dessas campanhas foi exibida em horário nobre, nas principais emissoras do país, como Globo, SBT, Record e Band.
Alguns trabalhos se destacaram pela longevidade. Uma campanha da Philips ficou no ar por sete anos consecutivos; o comercial para o Pontofrio durou quatro anos; e a campanha da Verisure segue no ar pelo terceiro ano seguido.
“Muitos comerciais foram importantes na minha carreira e me deram grande visibilidade nacional, principalmente por envolverem marcas globais de destaque. Mas o que mais me marcou foi o da escola de inglês Wise Up, que ficou no ar durante um ano, em horário nobre da Globo, como patrocinador da Copa do Mundo de 2014”, destaca.

Apesar da trajetória voltada à publicidade, Apollo também brilha no cinema. Em 2013, venceu o prêmio de Melhor Ator no Festival Nacional de Cinema (Festcine), pelo filme “Transação”, no qual interpretou o protagonista.
Para quem sonha em seguir carreira na atuação, Apollo deixa um conselho direto: “Tenha foco, não desista e dê o seu melhor. Algumas oportunidades surgem só uma vez, e você precisa estar preparado para agarrá-las.”