Figurinha carimbada em todo ano, as baleias-jubartes cumpriram seu “rito” e deram o ar da graça em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, pela primeira vez em 2025. Na ocasião, três pescadores na região do Bonete flagraram duas baleias — que, segundo os relatos, estavam bem animadas.
Ilhabela é um dos 10 destinos mais românticos do mundo
Drone registra baleias narvais usando “chifre” para brincar
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Embora avistadas todo ano no litoral paulista, as baleias-jubarte costumam ter suas primeiras aparições em abril e se intensificam em maio, quando se dá início à temporada de baleias. Assista ao vídeo do “flagra” em Ilhabela!
Ver essa foto no Instagram
É sempre incrível, ainda mais por ser a primeira vez de 2025. Elas estavam exibidas, pulando bastante– Erik Tavares, um dos pescadores, ao g1
Segundo Erik, as baleias-jubarte “flagradas” em Ilhabela estavam a 4km da praia. Ele ainda conta que, quando retornou para a areia, os animais continuaram na mesma região: “Tinha muito alimento ali”, deduziu o pescador.
De acordo com Rafaela Souza, bióloga e coordenadora do Instituto Baleia Jubarte, o comportamento narrado pelo pescador é comum nessa espécie. Ela também afirma que os animais estavam saudáveis e, por não serem tão grandes, é um indicativo de que ainda são jovens.
As jubartes são muito acrobáticas. Elas saltam, batem cauda e batem nadadeiras peitorais– disse a bióloga
A profissional complementa que as acrobacias são um comportamento comum e natural desse animal, “seja por comunicação, para se exercitar ou até para remover parasitas do corpo”.
Sempre bem-vindas!
É sempre bom tratar bem quem vem de longe — principalmente quem atravessou o mundo. Nesse caso, o grupo de baleias-jubarte que passa pelo Litoral Norte de SP saiu da região Antártica, onde se alimenta durante o período do nosso verão, ou seja, do final de dezembro a meados de março.

Feito isso, elas vão em direção ao litoral da Bahia, a fim de se reproduzirem em águas mais quentes. Sendo assim, Ilhabela está no meio do caminho desses animais, que percorrem cerca de 4 mil quilômetros das águas frias da Antártida até o Nordeste brasileiro.
Inclusive, a passagem desses “turistas” pelo Litoral Norte de SP é um evento à parte. Com junho e julho sendo os meses de pico da passagem das baleias — quando há o maior número de animais na região —, Ilhabela se prepara para o turismo, que é intensificado durante essa época.

O turismo de observação de cetáceos tem crescido no Brasil e Ilhabela desponta como um dos principais destinos dessa modalidade– publica a Prefeitura, em nota
A Administração de Ilhabela ainda destaca que o “arquipélago se destaca pelas ações de conservação ambiental e práticas sustentáveis nesse turismo”.
Inclusive, no dia 29 de maio, o instituto Baleia Jubarte e a Prefeitura de Ilhabela vão promover uma oficina, no paço municipal, para divulgar orientações em relação ao turismo de baleias.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
O post Pescadores flagram primeira aparição de baleias-jubarte em Ilhabela em 2025 apareceu primeiro em Náutica.