Projeto ‘África em Nós’ realiza palestra sobre cultura afro-brasileira em escola da região sul da capital

O projeto busca fortalecer a identidade cultural tocantinense e combater preconceitos e desigualdades raciais – Foto: Divulgação

Evento será no dia 13 de maio, às 9h na Escola Cívico Militar Professora Maria dos Reis, no Jardim Taquari, com participação do angolano Áires Panda e integra ações da Política Nacional Aldir Blanc

Está prevista para o dia 13 de maio, a palestra “África em Nós”, projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), em edital lançado pela Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Ministério da Cultura. O evento está marcado para começar às 9h, na Escola Cívico Militar Professora Maria dos Reis, no Jardim Taquari. A iniciativa, que já percorreu cinco escolas de Palmas, tem levado discussões sobre cultura afro-brasileira e combate ao racismo para estudantes da região.

Ministrada pelo angolano Áires Panda, mestre e doutorando, a palestra aborda vivências da África e proporciona um diálogo direto com os alunos. Outros momentos como este ocorreram em quatro datas do mês de abril (08, 15, 22 e 29) e mais um está marcado para o dia 20 de maio.

A diretora do Centro de Ensino Médio Castro Alves, Francirene Silva, destacou a importância da atividade: “Foi um momento de grande aprendizado, uma riqueza de assuntos voltados à Africa como de fato ela é e o que, no nosso caso, a gente só estuda. No entanto, vindo assim explicativo, por meio de um africano, o trabalho fica mais qualitativo”, comentou.

O professor de história Cássio Alexandre também elogiou a iniciativa: “A palestra foi positiva, trabalhou bem a questão do racismo, dessas diferenças culturais, principalmente com a fala de Áires [ministrante da palestra] que trouxe de fato a sua vivência”, disse.

O projeto, vinculado ao edital nº 22/2024 da Secult, busca fortalecer a identidade cultural tocantinense e combater preconceitos e desigualdades raciais. A agenda incluiu outras escolas públicas de Palmas, como a Márcia Barbosa (Santa Fé) e o Colégio Criança Esperança (303 Norte). A ação encerra com uma palestra na Escola Estadual Liberdade, no Aureny III, no dia 20 de maio.

Fonte: Ascom Secult/Governo do Tocantins 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.