A Terra atravessa nesta semana a trilha de detritos deixada pelo lendário cometa Halley, fenômeno que dá origem à chuva de meteoros Eta Aquarids. Considerada a maior do ano, essa chuva cósmica promete um espetáculo impressionante, especialmente na madrugada de terça-feira (6 de maio), quando atingirá seu ponto máximo de atividade.
Melhor visibilidade no hemisfério Sul
Entre 2h e 4h da manhã, o céu noturno poderá exibir até 50 meteoros por hora no hemisfério sul, com destaque para as regiões abaixo da Linha do Equador, onde as condições de observação serão mais favoráveis. Às 3h, quando o céu estará mais escuro, a visibilidade dos meteoros será ainda melhor. Já no hemisfério norte, o espetáculo será mais modesto, mas ainda assim visível.
Como observar o fenômeno
Se você deseja acompanhar essa chuva de estrelas cadentes, olhe para o Leste, direção onde a constelação de Aquário estará mais elevada no céu durante o pico. É de lá que os meteoros parecem se originar, embora possam cruzar o céu em diferentes direções.
Para aproveitar ao máximo, escolha um local escuro e afastado das luzes urbanas. Quanto menor a poluição luminosa, maior será a nitidez com que os meteoros poderão ser vistos. Leve uma manta, acomode-se confortavelmente e evite o uso de lanternas ou telas durante a observação.
A Eta Aquarids é uma oportunidade única de conexão com o cosmos, e ainda nos lembra que os fragmentos do cometa Halley, mesmo a milhões de quilômetros, continuam a nos emocionar. Não perca a chance de contemplar essa dança estelar deslumbrante! As informações são da Veja.
Já reparou?
A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.
Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.
The post Chuva de meteoros terá pico nesta terça-feira (06); veja como observar first appeared on MinhaSaúde.