Lojistas esperam aumento de 10% nas vendas para o Dia das Mães; veja novidades no comércio

O comércio de Santa Cruz e região se prepara para uma das datas de maior movimentação. Celebrado no próximo domingo, 11, o Dia das Mães promete impulsionar as vendas como tradicionalmente acontece.
A expectativa vem acompanhada por estratégias como promoções e divulgação de lançamentos. Ao mesmo tempo, os comerciantes, sobretudo do segmento de confecções, apostam nas temperaturas mais baixas para fomentar os negócios.

Uma pesquisa feita pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), em colaboração com comerciantes de municípios vizinhos, aponta uma previsão de crescimento na ordem dos 10%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Ainda segundo o estudo, entre os itens que devem entrar na preferência dos consumidores estão roupas, calçados, acessórios, cosméticos e perfumaria, eletrônicos e flores. 

LEIA TAMBÉM: Presidente diz que mudança no horário visa aproximar o público da Câmara de Vereadores

O presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, fala sobre a expectativa para venda de produtos de decoração, acompanhada de utensílios domésticos e eletrodomésticos. “É importante que todas as empresas tenham pensando em mecanismos para disponibilizar ofertas e produtos de forma online, uma vez que esse movimento de clientes já é tradicional na região”, alerta. 

Em comparação com o ano passado, quando o Vale do Rio Pardo foi atingido pelas enchentes, Spode acredita que a perspectiva econômica é mais favorável. “Com a situação climática diferente, associada à redução das temperaturas, que é outro fator decisivo nas vendas, acreditamos que o resultado deverá ser positivo para a grande maioria do varejo”, pondera.

LEIA TAMBÉM: Corte de árvores de grande porte chama a atenção no Bairro Ana Nery

Conforme a executiva do Sindilojas-VRP, Gicele de Arruda, com base nas respostas dos empresários ouvidos, pode-se esperar uma tendência de crescimento no volume de vendas para este ano. “Também precisamos considerar que o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos aposentados deverá contribuir muito com a circulação de recursos no comércio local. A chamada ‘economia prateada’, em alusão ao grisalho dos cabelos dos aposentados, trará milhões para a região entre os meses de maio e junho”, analisa.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, Ricardo Bartz, há uma expectativa de incremento de 8% nas vendas para o Dia das Mães. Dois aspectos que vão auxiliar no aumento são a chegada da temperatura mais baixa e o incremento da primeira parcela do décimo terceiro aos aposentados e pensionistas.

LEIA TAMBÉM: Associação dos Diários do Interior elege nova diretoria em reunião com o governador; veja

Ainda de acordo com Bartz, os segmentos que recebem um aumento de vendas significativo são o vestuário, calçados, cosméticos e perfumaria e também as multilojas. 

Novidades e promoções

omerciantes mostram que entre os presentes em alta estão roupas, calçados, acessórios, cosméticos e perfumaria, seguidos por eletrônicos e flores. “Ainda registramos a expectativa de venda de itens de bazar – dada a larga oferta do segmento na região – acompanhada de utensílios domésticos e eletrodomésticos, todos produtos característicos para o Dia das Mães”, diz Mauro Spode.

Segundo ele, é importante que todas as empresas tenham pensando em mecanismos para disponibilizar ofertas e produtos de forma online. Nos estabelecimentos de Santa Cruz do Sul, a movimentação indica que as estratégias também são voltadas a fortalecer as vendas. Entre os estabelecimentos que se prepararam nesse sentido está a Joalheria Lenz, que apostou, entre outros itens, em um kit especial com um porta-joias, relógio folheado a ouro, semijoias e óculos de sol com preço promocional.

Karine destaca opções que estão em alta, como os acessórios e kits com joia e relógio

A loja ainda está com bolsas selecionadas com descontos que chegam a 50%. Além disso, há os tradicionais presentes, como os kits de chimarrão, com cuia e bomba, e os pingentes de bonecos para colares. Conforme a vendedora Karine Kauffmann, após o último feriado, houve uma busca mais acentuada pelos presentes para as mães. “Essa semana deve começar a aumentar e no sábado estaremos aberto também ao meio-dia para receber os clientes”, afirma. Karine observa que o Dia das Mães é como um “segundo Natal”, devido à grande procura de produtos pelos consumidores e o aumento no movimento.

LEIA TAMBÉM: Estudantes de Santa Cruz fazem exposição sobre trabalho escravo

Segundo Marilene, aromatizadores e itens decorativos são sugestões para presentear

Para além de objetos de uso pessoal, há mães que preferem ser presenteadas com itens para embelezar a casa. Isso tem sido percebido na ObaOba Decobazar, localizada no centro de Santa Cruz. A proprietária Marilene Aguiar Pacce destaca que a loja está com novas opções de mantas decorativas, almofadas, luminárias e kits de aromatizantes de ambientes montados especialmente para a data. 

Também existem opções em flores, tanto arranjos prontos como feitos por encomenda. O movimento na loja deve aumentar nos próximos dias, de acordo com Marilene. “O pessoal tem aquele velho hábito de deixar para os últimos três dias, então devemos ter maior procura no fim da semana”, ressalta a empresária. 

Com informações de Nascimento MKT

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Lojistas esperam aumento de 10% nas vendas para o Dia das Mães; veja novidades no comércio appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.