
O projeto “Tocantins Mais Produtivo”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Tocantins e Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (SICS), vem se consolidando como um divisor de águas na rotina das indústrias tocantinenses. Sem custo para a indústria, o programa possui o objetivo de aumentar a produtividade e eficiência de empresas de base industrial por meio da aplicação da metodologia Lean Manufacturing através de mentorias, consultorias e aplicação prática de ferramentas para redução de desperdícios e aumento da produtividade nas plantas industriais. O programa garante no mínimo de 20% em aumento de produtividade, reorganização de processos, economia de recursos e motivação das equipes. No Estado, mais de 500 indústrias já foram atendidas com uma média de 36% em aumento da produtividade.
Ferpam Borrachas
Com 11 anos de atuação na cidade e parte de um grupo fundado em 1976, a Ferpam Borrachas participou da primeira rodada do Tocantins Mais Produtivo com a filial de Araguaína e logo percebeu os benefícios.
“Foi um divisor de águas para nós, principalmente na oficina. Tivemos melhorias muito produtivas. Implementamos processos com ajuda do consultor, e o impacto foi sentido rapidamente. Alcançamos um aumento de quase 40% na produtividade”, conta Gabriela Mesquita, gerente da unidade.
Entre as mudanças, a mais marcante foi a reorganização do espaço da oficina, com redução da área de lavagem e reorganização das peças. “Colocamos vidro no balcão de entrega e contratamos mais um auxiliar. Isso otimizou o fluxo de trabalho e reduziu o tempo de espera”, diz Gabriela.
O projeto também promoveu treinamento da equipe com foco em organização e padronização, baseado nos princípios do 5S. “Foi encantador. E tudo começou em um evento do Clube do Mecânico, onde conhecemos o projeto. A parceria com o Senai foi fundamental, e agora estamos replicando as ações nas unidades de Palmas e Gurupi”, explica.

Marta Tratores
Na cidade de Paraíso do Tocantins, a Marta Tratores – indústria especializada em Fabricação de máquinas e equipamentos para a agricultura e pecuária, peças e acessórios – também colheu frutos importantes com o projeto. A empresária Marta Oliveira relata um aumento inicial de 20% na produtividade e uma expressiva economia no chão de fábrica após quatro meses de trabalho com a equipe do SENAI.
“Nosso objetivo é atender todo o Matopiba com um produto sustentável e acessível. Com o projeto, conseguimos organizar melhor o espaço e dar continuidade com a equipe Kaizen. A motivação dos colaboradores aumentou. Eles mesmos começaram a propor melhorias”, diz Marta.

A indústria transformou o descarte de discos agrícolas em uma ampla linha de produtos próprios – de peças para grades a utensílios como chapas para arroz carreteiro. “Trabalhamos com reaproveitamento total. O aço do disco tem maior durabilidade, então criamos produtos resistentes com zero desperdício”, explica.
Segundo Omara Bezerra, consultora do programa, a experiência foi transformadora. “Foi muito gratificante atender a Marta Tratores. Toda a equipe, desde a gestão até a operação, se engajou com excelência, o que resultou em mais qualidade e produtividade.”

Sobre o projeto
O Tocantins Mais Produtivo é executado pelo SENAI com aporte de recursos do Governo do Tocantins por meio da SICS e tem como meta atender 1 mil CNPJs industriais no Estado, capacitando 3 mil trabalhadores na metodologia Lean Manufacturing deixando assim um time da qualidade formado na planta industrial. Com foco em processos produtivos eficientes, o programa já demonstrou a capacidade de transformar a realidade das indústrias tocantinenses. É uma inédita iniciativa do Governo do Estado em prol do desenvolvimento industrial e faz parte do Programa de Impulsionamento da Indústria
Os benefícios incluem:
* Aumento de no mínimo 20% na produtividade
* Redução de desperdícios
* Melhoria do ambiente de trabalho
* Conscientização da equipe
* Formação de grupos Kaizen
Redução de custos de produção
Para participar
Empresas interessadas devem possuir CNAE industrial (primário ou secundário). Informações podem ser obtidas diretamente nas unidades do SENAI ou no sitewww.senai-to.com.br ou pelo atendimento 3229-5770, o atendimento não possui custos para a indústria.