De autor palmeasse, livro ‘Guardiões da Criação’ promete esclarecer mitos sobre Exu

Um dos temas mais complexos, mistificados e incompreendidos na Umbanda, e religiões de matriz africana, trata sobre Exu. É esse universo que o sacerdote de Umbanda Gildener Sousa, dirigente do Instituto Tenda do Caboclo Sultão das Matas, entidade reconhecida como de utilidade pública pela Lei estadual número 4.320/2023, aborda em seu novo livro, ‘Guardiões da Criação’. A obra já tem data marcada para lançamento e será no sábado, 10 de maio, às 16h, no Hotel 10, em Palmas. 

Publicado pela editora Viseu, a sinopse do livro provoca uma expectativa sobre o conteúdo da obra que propõe aprendizado, esclarecimentos, explicações e verdades sobre Exu, em capítulos que oportunizam esse entendimento como um instrumento de desmistificação. “Exu, orixá, entidade, divindade, demônio, luminoso ou portador das sombras. Mal compreendido, mal interpretado, desconhecido e associado aos trabalhos de magia negativa. Exu, o portador da luz ou o mensageiro das trevas? Quem realmente é Exu? Enigmático, irreverente e controverso. Exu povoa o imaginário humano, levanta suspeitas e, ao mesmo tempo, se apresenta transparente”, diz a sinopse do livro.

“A principal mensagem desse livro, assim como foi no primeiro que publiquei, é tirar o foco do preconceito para a nossa religião. É mostrar que a Umbanda não é algo ruim como algumas pessoas dizem. Na verdade, a Umbanda é amor e caridade”, explicou o autor Gildener Sousa. Ele também ressaltou que a religião tem como base três pilares que são: humildade, caridade e unidade. O primeiro livro publicado pelo sacerdote Gildener Sousa, lançado em 2009, tem como título “Umbanda de Terreiro”. 

A publicação do livro ‘Guardiões da Criação’ foi realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), PAAR 2024, com recursos do Ministério da Cultura operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins. O autor, Sacerdote Gildener Sousa, destaca que o lançamento do livro é aberto à sociedade em geral.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.