As saídas a campo realizadas na fase escolar costumam perdurar na lembrança e acompanham pela vida adulta. São imagens, falas, experiências que contribuem para o processo de aprendizagem, ao mesmo tempo que despertam o interesse por conhecer cada vez mais, além de inserir os estudantes em contextos históricos e culturais. Por outro lado, para quem os recebe, é a oportunidade de contribuir com este processo e, no caso da experiência vivenciada esta semana na Rota dos Casarões, em Sobradinho, além dos empreendedores rurais destacarem as raízes da comunidade de Campestre, colocar o aprendizado através do Programa de Turismo Rural do Senar/RS em prática.
Há cerca de dois anos, uma turma de empreendedores que estão participando do programa em Sobradinho, partilha experiências e recebe instruções sobre diversos tópicos que envolvem o turismo rural, a exemplo da manutenção dos espaços, gestão e recepção aos visitantes.
LEIA TAMBÉM: 41ª Olimpíada Rural encerra com escolha da nova corte de soberanas
Nesta semana, nos dias 29 e 30 de abril, tiveram a oportunidade de acolher estudantes, profissionais e gestores da área educacional de Sobradinho, aos quais a instrutora do Senar, Claudiana Y Castro, se refere como turistas cidadãos, conceito que destaca a importância dos residentes de uma cidade também se envolverem em atividades turísticas, explorando e apreciando a sua própria cidade como se fossem turistas, e assim disseminando as potencialidades do local onde vivem.

A atividade de acolhida levou mais de 200 estudantes e professores das Escolas Municipais Adolpho Sebastiany, Borges de Medeiros, Geralcino Dornelles, Espírito Santo, Flor Fabricio Ceretta e Seomar Mainardi, do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, a conhecerem três empreendimentos da Rota dos Casarões (casarões das famílias Miotto, Cella e Bertó), no ano em que se celebra os 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. A ação foi realizada através do Programa de Turismo Rural do Senar, realizado em parceria com o Sindicato Rural de Sobradinho e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto e Casa da Cultura Amário João Lazzari.

Para acolher os visitantes, o grupo organizou o cronograma de visitação, incluindo a contação das histórias sobre os casarões e as tradições das famílias imigrantes italianas. Também participou o Grupo de Cantoria da Rota dos Casarões, que se soma às recepções aos grupos de turistas que visitam o roteiro ao longo de todo o ano. A atividade foi acompanhada ainda pela secretária municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Lisani Bernardini, e a diretora de Cultura e Turismo do município, Juli Moraes, além de integrantes das instituições parceiras.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
The post Estudantes de escolas municipais turistam na Rota dos Casarões appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.