A Haojue DL 160 deve ser oficialmente apresentada no Brasil nos próximos dias, mas sua produção já está em andamento no Polo Industrial de Manaus. De acordo com registros acessados pela imprensa especializada, foram montadas 241 unidades apenas em março, indicando que o lançamento está muito próximo. A marca JTZ, representante da Haojue no país, inclusive publicou um teaser em suas redes sociais sugerindo a chegada da moto.
Pontos Principais:
- Produção da Haojue DL 160 já começou em Manaus com 241 unidades feitas.
- Moto tem visual crossover urbano e motor monocilíndrico de 14,9 cavalos.
- Consumo médio de 50,7 km/l proporciona autonomia superior a 650 km.
- Equipamentos incluem ABS nas duas rodas, LED, painel digital e USB.
- Preço estimado no Brasil gira em torno de R$ 20.700, segundo comparativo internacional.
Mesmo sem confirmação formal, as informações disponíveis permitem traçar um retrato detalhado do modelo. A DL 160 é uma motocicleta com design que remete a aventuras, claramente inspirada nas linhas da Suzuki V-Strom. No entanto, o foco de uso não é off-road severo: a proposta principal é urbana, com atributos que favorecem deslocamentos em vias asfaltadas ou levemente irregulares.

O coração da DL 160 é um motor monocilíndrico arrefecido a ar de 162 cm³, o mesmo usado na DR 160, também da Haojue. Esse propulsor entrega 14,9 cavalos a 8.000 rpm e 14 Nm de torque, operando em conjunto com uma transmissão de cinco velocidades. São números que a colocam em posição equilibrada frente às principais concorrentes da categoria, como a Honda NXR 160 Bros e a Yamaha Crosser 150.
Entre os atributos que podem chamar a atenção dos consumidores está a autonomia. Segundo dados da fabricante chinesa, a DL 160 tem consumo médio de 50,7 km por litro. Com um tanque de 13 litros, isso resulta em uma impressionante autonomia superior a 650 quilômetros, um diferencial importante para quem busca eficiência no trânsito urbano.

O pacote de equipamentos reforça a proposta de oferecer mais por menos. A DL 160 traz freios a disco com ABS nas duas rodas, iluminação totalmente em LED, painel digital completo e entrada USB. As rodas são de 17 polegadas, e o conjunto de suspensão traseira é assinado pela KYB, com sete níveis de ajuste no amortecedor tipo monochoque. Na dianteira, há garfo telescópico convencional.
A presença de tantos recursos tecnológicos e visuais modernos contrasta com a concorrência direta. A Honda Bros 160, por exemplo, ainda não oferece faróis em LED e se mantém com painel digital básico. Já a Yamaha Crosser traz LED e ABS, mas com menor potência e autonomia mais modesta. Em termos de acabamento, a DL 160 aparenta estar um degrau acima, ao menos em imagens de divulgação.

Quanto ao preço, apesar de ainda não oficial, a estimativa parte de uma lógica baseada na comparação com modelos da marca em outros países. No Equador, a DL 160 custa 11,4% a mais que a NK 150. Com base nesse índice, o preço provável da moto no Brasil deve girar em torno de R$ 20.700, ficando entre as duas concorrentes japonesas.
Ficha técnica

Construção
- Dimensões (C × L × A): 2025mm × 775mm × 1195mm
- Distância entre eixos: 1345mm
- Massa do meio-fio: 148kg
- Afastamento ao solo: 160mm
- Altura do assento: 795mm
- Capacidade do tanque de combustível: 13L
- Tipo de freio: Frente: Disco / Traseira: Disco
- Tamanhos de pneus: Frente: 100/80-17 52S / Traseira: 130/70-17 62S
Motor
- Tipo: Dois cilindros / Cilindro único, refrigerado a ar, 4 tempos
- Cilindrada do motor: 162mL
- Furo × Curso: 60mm × 57.4mm
- Taxa de compressão: 9.65:1
- Potência máxima: 11 kW (8000 r/min)
- Torque máximo: 14N·m (6500 r/min)
- Fornecimento de combustível: FI
Transmissão e eletrônica
- Transmissão: 5 velocidades, mudança de retorno
- Partida: Elétrica
- Ignição: TDI
- Norma de emissão: Fase Chinesa IV
Fonte: Motonline e Motoo.
O post Haojue DL 160 2025 promete desafiar Bros e Crosser com estilo crossover urbano; confira a ficha técnica apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.