BYD Dolphin Mini Cargo – Delivery “verde”

Na vigésima nona edição da Intermodal South America, realizada de 22 a 24 de abril, em São Paulo, a BYD Brasil apresentou o Dolphin Mini Cargo – versão adaptada do subcompacto elétrico da marca, desenvolvida especialmente para o transporte de pequenas cargas. Com 280 quilômetros de autonomia, capacidade de carga de até 289 quilos e 2,1 metros cúbicos de volume útil, o modelo surge como nova aposta da marca chinesa para frotas comerciais sustentáveis, voltadas à logística urbana de “última milha”. A BYD não definiu o preço do Dolphin Mini Cargo – a variante de passageiros foi lançada no Brasil em março do ano passado e parte de R$ 118.800.

Divulgação

            O lançamento da configuração de serviço reforça a estratégia da BYD de expandir sua atuação também em nichos de mobilidade elétrica voltados ao segmento comercial. “O Dolphin Mini Cargo é uma resposta direta às novas demandas da logística urbana: mais sustentável, mais eficiente e sem abrir mão de performance. Com essa solução, queremos mostrar que a eletrificação é viável e vantajosa inclusive para operações comerciais de pequeno porte”, afirma Marcello Schneider, diretor de Veículos Comerciais e Solar da BYD no Brasil.

Divulgação

            Visualmente, o veículo mantém o design externo do Dolphin Mini de passeio, que teve 6.554 unidades emplacadas de janeiro a março – ou seja, foi responsável por 50,53% dos 12.972 automóveis elétricos comercializados no Brasil no primeiro trimestre deste ano. O subcompacto tem 3,78 metros de comprimento, 1,71 metro de largura, 1,58 metro de altura e 2,50 metros de distância de entre-eixos, com peso em ordem de marcha de 1.239 quilos. A transformação da opção Cargo está no interior: o banco traseiro foi removido, aumentando o espaço para o transporte de cargas leves. Dessa forma, o hatch atende a demandas de empresas de delivery, e-commerce e serviços técnicos em grandes centros urbanos – onde crescem as restrições à circulação de veículos a combustão.

Divulgação

            Importado de Shenzhen, na China, onde recebe o nome de Seagull (“gaivota”), o Dolphin Mini tem motor elétrico síncrono transversal dianteiro de 75 cavalos de potência e 13,8 kgfm de torque – instantâneo, como em todo o veículo 100% elétrico. A tração é dianteira e a direção é eletricamente assistida. De acordo com a BYD, o Dolphin Mini acelera de zero a 100 km/h em 14,9 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 130 km/h. A bateria Blade é de 39 kWh, integrada à plataforma 3.0 – exclusiva para veículos puramente elétricos e responsável por integrar o sistema de alta tensão e a bateria com o chassi do carro. A autonomia é de 280 quilômetros, conforme dados do PBEV do Inmetro. O modelo oferece duas formas de carregamento. A AC (corrente alternada), que utiliza um carregador doméstico ou dos postos públicos, permite reabastecer a bateria em cerca de sete horas. Já no carregamento rápido DC (corrente contínua), vai de 10% a 80% de capacidade em cerca de 30 minutos.

Divulgação

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Pegue grátis sua RodaRio

O conteúdo BYD Dolphin Mini Cargo – Delivery “verde” aparece primeiro em Roda Rio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.