Torben Grael visita Rio Boat Show e leva alunos de seu projeto social

Uma visita para lá de ilustre atracou no Rio Boat Show 2025! Os alunos, professores e o patrono do Projeto Grael visitaram o salão náutico na Marina da Glória. O objetivo foi tanto ampliar os conhecimentos dos jovens sobre o universo náutico quanto mostrar a eles as principais novidades do mercado.

Veja também
14 barcos desfilaram na Baía de Guanabara durante o Rio Boat Show 2025
Para começar a navegar: Rio Boat Show apresenta 16 lanchas de entrada
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube

Fundado em 1998, a ONG de Grael atende de maneira gratuita crianças e jovens entre 9 e 29 anos, com as mais variadas atividades relacionadas ao universo náutico. Além da vela, o projeto oferece também cursos profissionalizantes especializados, como capotaria e mecânica de motor de popa.

Alunos do Projeto Grael no evento. Foto: Erik Barros Pinto/ Revista Náutica

Criado por três medalhistas olímpicos na vela — Lars Grael, Torben Grael e Marcelo Ferreira — é um dos mais antigos projetos sociais ligado a esportes do Brasil. A sede da ONG, que fica em Niterói (RJ), disponibiliza biblioteca, aulas de inclusão digital e educação ambiental para todos os alunos.

Alunos do Projeto Grael visitam o Rio Boat Show 2025. Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica

No salão carioca, quem esteve presente para falar sobre o projeto foi Torben Grael, bicampeão olímpico na vela. À NÁUTICA, ele comentou a importância de eventos como o Rio Boat Show.

O Brasil é um país abençoado para a náutica. O Rio de Janeiro é um dos maiores centros de náutica do Brasil, então é muito bem-vindo o evento– Torben Grael

Torben também destacou a importância dos alunos do projeto participarem do evento, a fim de terem mais proximidade com o universo náutico. Para o velejador, é importante que eles vejam as oportunidades que têm no mercado náutico.

Alunos do Projeto Grael no evento. Foto: Erik Barros Pinto/ Revista Náutica

Isso aumenta o interesse deles pela náutica em geral, e isso é bom, porque é um mercado de trabalho muito bom– disse Torben Grael, que continuou a passear pelo evento

Um projeto que muda vidas

Segundo Isabela Santana, supervisora esportiva do Projeto Grael, a ideia era trazer, principalmente, os alunos de cursos profissionalizantes, para que eles entendam um pouco mais de como funciona todo o mercado náutico, além de aprimorar conhecimento e ter um incentivo a mais para ingressar no meio.

 

Inclusive, Isabela fala com propriedade, pois já esteve do outro lado. Com 29 anos e no cargo de supervisora esportiva, ela está no projeto desde os 8 anos de idade. Quando aluna, passou pelo processo de formação de todos os níveis da vela, além de realizar programas profissionalizantes, até se formar em educação física e virar professora.

Isabela Sant’ana, supervisora esportiva do Projeto Grael. Foto: Bárbara Mattana / Revista Náutica

Eu podia ter acesso a locais, ambientes e acesso ao esporte que jamais teria em outro local. Foi um transformador de vida, uma divisão de águas– Isabela Santana

Graças ao projeto, Isabela pôde ter acesso a uma realidade que não a pertencia — principalmente a vela, considerado um esporte elitizado. Logo, ela usa sua história para motivar os atuais alunos do Projeto Grael — e ela não está sozinha, visto que o instituto tem muitas pessoas que foram ex-alunos.

A gente se usa como exemplo para mostrar para eles que, através do Projeto Grael, do acesso ao esporte e de todo o meio educacional, a gente consegue um cargo, uma profissão e ter acesso a oportunidade– Isabela Santana

Marcelo Amorim Campos, professor do projeto, destaca que a ONG também oferece aulas de canoagem, natação, para formar jovens crianças e adolescentes dentro do esporte. Para além disso, há os cursos profissionalizantes.

 

Segundo o professor, o Projeto Grael tem cursos voltados para a área de motores de popa, motores a diesel, fibra de vidro, além de carpintaria, eletroeletrônica e capotaria náutica. Por isso, o evento ajuda a abrir os horizontes daqueles que, muitas vezes, desconhecem do universo das águas.

O Rio Boat Show proporciona essa visão mais ampla de mercado náutico, e não só a parte de vela, mas outras partes náuticas– Marcelo Campos

Mãe e filhas unidas pela vela

Os ventos sopraram em direção para Fernanda Arantes Batista, que faz aula de mecânica de popa e, tem como companhia, no Projeto Grael, sua filha. Com 11 anos, a garota aprende a velejar no Optimist, mas começou no instituto pela natação até migrar para a vela.

Fernanda Batista e Isabela Santana. Foto: Bárbara Mattana / Revista Náutica

“[Tenho] bastante orgulho de estar participando como aluna, não só como mãe. Me orgulho de ter uma filha matriculada por toda a perspectiva envolvida ne educação e formação dos jovens, que não diz apenas a prática esportiva”, disse Fernanda à NÁUTICA.

 

Pela primeira vez no evento, Fernanda veio ao Rio Boat Show para dar uma espiada nos motores. Ela conta que é sua primeira vez no salão náutico e, com os olhos brilhando, não podia estar mais animada para conhecer tudo que  o espaço oferece.

É um mundo fascinante. Claro que a gente se apaixona!– finalizou Fernanda

Rio Boat Show 2025

Já tradicional, o charmoso salão náutico carioca abre o calendário de Boat Shows no Brasil em 2025. A 26ª edição do Rio Boat Show atraca na Marina da Glória e movimenta as águas entre os dias 26 de abril e 4 de maio, em um belo cenário da Baía de Guanabara, sob os olhares do Cristo Redentor.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Com a chance de fazer test-drive de embarcações na água, o Rio Boat Show 2025 apresenta uma vasta gama de produtos exclusivos para quem vive o lifestyle náutico. O evento reúne mais de 100 embarcações expostas aos visitantes, incluindo fabricantes que estão entre os maiores do mundo, lançamentos em primeira mão e condições exclusivas de compra.

 

Para uma experiência ainda mais imersiva e completa, o evento conta com palestras exclusivas com especialistas do setor, no NÁUTICA Talks, bem como passeios de barco a vela, desfile dos principais barcos e atrações interativas.

 

Em 2024, o Rio Boat Show registrou números expressivos, com a presença de 33 mil visitantes e mais de 90 barcos expostos. O evento gerou um forte impacto econômico no setor, consolidando sua posição como um dos principais impulsionadores de negócios náuticos no país.

 

Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2025

Quando: De 26 de abril a 4 de maio
Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, s/n, Glória, Rio de Janeiro)
Horário: Das 15h às 22h nos dias 26, 28, 29 e 30/04; e 02/05. Das 13h às 22h nos dias 27/04; e 01 e 03/05. Das 13h às 21h no dia 04/05.
Mais informações: site oficial do Rio Boat Show
Ingressos: site oficial de vendas

 

O post Torben Grael visita Rio Boat Show e leva alunos de seu projeto social apareceu primeiro em Náutica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.