A Suzuki V-Strom 1050 XT 2025 chega reafirmando sua reputação como uma aventureira versátil e confiável, ideal para quem busca longas jornadas com conforto e capacidade para enfrentar diferentes tipos de terreno sem abrir mão da alta tecnologia embarcada. Com um design que evoca a lendária DR 800, a famosa DR BIG, e uma série de atualizações tecnológicas, a V-Strom 1050 XT se apresenta como uma opção madura e competente para o motociclista que valoriza a experiência da viagem com máximo conforto e tecnologia.

Detalhes técnicos
O coração da V-Strom 1050 XT é o motor bicilíndrico em V de 1.037 cm³, DOHC com 8 válvulas e refrigeração líquida. Este propulsor entrega uma potência máxima de 107 cv a 8.500 rpm e um torque máximo de 10,5 kgf.m a 6.000 rpm, oferecendo uma entrega de potência linear e forte em médias rotações, ideal para ultrapassagens seguras e uma pilotagem relaxada em longas distâncias. A alimentação é feita por injeção eletrônica e o sistema de escape 2 em 1 contribui para a eficiência e um som bem encorpado e excitante. Rodando numa boa até 100 km/h o consumo fica na média dos 20 km/l.

A transmissão é de seis velocidades, com embreagem deslizante assistida (SCAS), que torna o acionamento da embreagem mais leve e suave, além de reduzir o efeito de freio motor em reduções bruscas. A transmissão final é por corrente.
LEIA MAIS: BMW R 1300 RT 2025: a nova era do turismo premium

O chassi é de alumínio de dupla viga, projetado para oferecer um bom equilíbrio entre rigidez e flexibilidade, contribuindo para a estabilidade em alta velocidade e a agilidade em curvas. A suspensão dianteira conta com garfos invertidos KYB de 43 mm totalmente ajustáveis, enquanto a traseira utiliza um monoamortecedor KYB com ajuste de pré-carga e retorno, conectado a um sistema de link. As rodas são raiadas, com aro de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, calçadas com pneus Bridgestone Battlax Adventure A41, ideais para uso misto. O tanque de combustível tem capacidade para 20 litros e o peso em ordem de marcha é de 247 kg.

Eletrônica embarcada
A Suzuki V-Strom 1050 XT 2025 incorpora um pacote eletrônico moderno e intuitivo, visando aumentar a segurança e o controle do piloto:
- Suzuki Intelligent Ride System (S.I.R.S.): Um sistema abrangente que gerencia os modos de pilotagem e outros auxílios eletrônicos.
- Modos de Pilotagem (SDMS – Suzuki Drive Mode Selector): Oferece três modos predefinidos (A: Sport, B: Normal, C: Conforto) que ajustam a resposta do acelerador.
- Controle de Tração (STCS – Suzuki Traction Control System) com 3 níveis e opção de desligamento: Monitora a velocidade das rodas, a posição do acelerador e a marcha engatada para otimizar a tração em diferentes condições.
- ABS com dois modos: Permite escolher entre uma intervenção mais conservadora ou mais permissiva do ABS.
- Ride-by-Wire: Acelerador eletrônico que permite um controle preciso do motor e a implementação dos modos de pilotagem e controle de tração.
- Cruise Control: Facilita longas viagens em rodovias, mantendo uma velocidade constante sem a necessidade de acionar o acelerador.
- Assistente de Partida em Rampa (Hill Hold Control): Facilita as partidas em aclives, mantendo a moto parada até que o piloto acelere.
- Low RPM Assist: Aumenta ligeiramente a rotação do motor em baixas velocidades para evitar que o moto “apague” em manobras ou tráfego lento.
- Quick Shift Bidirecional: Permite trocas de marcha ascendentes e descendentes sem a necessidade de usar a embreagem.
- Painel TFT colorido multifuncional: Completo e de fácil leitura, exibindo informações como velocidade, rotações, marcha engatada, nível de combustível, temperatura do motor, modo de pilotagem, nível de controle de tração, computador de bordo com consumo instantâneo e muito mais, tudo facilmente acessado pelo punho esquerdo.
- Tomada USB: Permite carregar dispositivos eletrônicos durante a viagem.

Impressões ao pilotar
Ao pilotar a Suzuki V-Strom 1050 XT, a sensação predominante é de uma moto equilibrada e confortável, ideal para longas jornadas. A posição de pilotagem é ereta e relaxada, com um guidão largo que oferece bom controle e um assento confortável para piloto e garupa.

A ergonomia é bem neutra e natural, proporcionando muito conforto nas longas jornadas e uma posição bem adequada para rodar em pé nas pedaleiras naquele longo trecho de terra. O grande destaque da V-Strom 1050 XT é que ela é mais estreita por conta do motor em V, então o encaixe das pernas com o tanque é bem fácil e natural, por isso a fácil maneabilidade nas baixas velocidades.

Único ponto negativo são os assentos um tanto duros para encarar muitas horas em cima dela, mas para passeios mais curtos são bem confortáveis, pois são bem amplos.

A suspensão ajustável absorve bem as irregularidades do asfalto e oferece um bom compromisso para incursões em estradas de terra leves. A estabilidade em alta velocidade é notável, transmitindo segurança em viagens rodoviárias. O sistema de freios oferece uma frenagem eficiente e o ABS atua de forma discreta. Os freios são Tokico na dianteira, com pinças radiais de quatro pistões mordendo discos duplos de 310 mm, e Nissin na traseira, com pinça de pistão único e disco de 260 mm, ambos com sistema ABS. A modulagem do freio dianteiro é bem macia e adequada para as baixas velocidades do ambiente off-road e do trânsito urbano.

Cores e preços
A Suzuki V-Strom 1050 XT 2025 está disponível em três opções de cores, a amarela e azul com rodas douradas, a preta com rodas pretas e a azul e branco com rodas azuis.
O preço da Suzuki V-Strom 1050 XT 2025 é de R$ 81.650 mais frete. A garantia é de 2 anos sem limite de quilometragem, mas é fundamental cumprir as revisões previstas no manual, sempre através da rede de concessionárias da marca.