Luto na música: morre a cantora Nana Caymmi, aos 84 anos

A música popular brasileira perdeu uma de suas vozes mais emblemáticas. A cantora Nana Caymmi faleceu nesta quinta-feira (1º), aos 84 anos, na Clínica São José, localizada em Botafogo, no Rio de Janeiro.

A artista estava hospitalizada desde agosto do ano anterior para tratamento de uma arritmia cardíaca, conforme informações divulgadas pelo jornal O Globo.

Segundo a publicação, Nana Caymmi havia completado 84 anos na última terça-feira, 29 de maio, em um delicado estado de saúde. Seu irmão, o músico Danilo Caymmi, informou que a cantora sofreu uma “overdose de opioides“. Contudo, a causa oficial da morte ainda não foi divulgada, deixando fãs e admiradores consternados.

Trajetória musical

Nascida Dinahir Tostes Caymmi em 29 de abril de 1941, no Rio de Janeiro, Nana Caymmi trilhou um caminho de sucesso e reconhecimento como uma das maiores intérpretes da MPB. Filha do lendário compositor Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, sua ligação com a música era natural e promissora. Ela iniciou sua carreira profissional em 1960, com a gravação de Acalanto, uma canção carinhosamente composta por seu pai em sua homenagem.

Ao longo de sua extensa e rica trajetória, Nana Caymmi se destacou por suas interpretações carregadas de emoção e sofisticação. Sua voz única e potente conferiu nova vida a clássicos da música brasileira e a canções inéditas, consolidando seu nome como uma das grandes damas da MPB.

Sucesso nos anos 90

A década de 1990 marcou um período de grande sucesso comercial para Nana Caymmi, impulsionado por álbuns como Bolero (1993) e, principalmente, Resposta ao Tempo (1998). Este último trabalho alcançou a expressiva marca de cem mil cópias vendidas, rendendo à cantora seu primeiro Disco de Ouro.

Além de seus álbuns autorais, a voz inconfundível de Nana Caymmi também ecoou em trilhas sonoras de importantes novelas e minisséries da televisão brasileira, como Hilda Furacão e Suave Veneno. Essa participação em produções de grande alcance popular ampliou ainda mais o reconhecimento e o carinho do público pela artista.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.