Chevrolet reativa garantia de correia banhada a óleo do Onix mesmo sem revisões na rede

A correia dentada banhada a óleo utilizada nos motores do Chevrolet Onix e Onix Plus passou a ser alvo de uma ação específica da General Motors. O motivo é a polêmica gerada em torno da durabilidade e dos custos de manutenção do componente, que atua diretamente lubrificado dentro do motor e exige especificações rígidas para seu funcionamento.

Pontos Principais:

  • Garantia da correia banhada a óleo pode ser reativada até 240 mil km.
  • Ação vale para modelos Onix e Onix Plus fabricados desde 2019.
  • Não é necessário ter feito todas as revisões na rede autorizada.
  • Inspeção técnica e troca de óleo ou correia são exigidas.

Desde 2019, esses modelos utilizam esse sistema nos motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo da família CSS Prime. Apesar de inicialmente promovida como solução técnica mais eficiente e silenciosa, a correia apresentou problemas quando houve uso de óleo inadequado ou fora das normas da fabricante. A reação da GM veio em forma de uma campanha de reativação da garantia, mesmo para carros que não realizaram todas as revisões na rede autorizada.

A correia desses motores exige óleo certificado. No 1.0 aspirado é o 0W20, e no turbo, 5W30. Fora disso, o risco é grande.
A correia desses motores exige óleo certificado. No 1.0 aspirado é o 0W20, e no turbo, 5W30. Fora disso, o risco é grande.

A medida tem prazo determinado, vai até 31 de dezembro de 2025 e é válida para qualquer quilometragem. Para aderir, o proprietário deve levar o veículo a uma concessionária autorizada da marca e passar por uma inspeção técnica. A partir desse diagnóstico, há duas possibilidades de reativação da cobertura, com custos tabelados.

Regras para reativação da garantia

A nova política da Chevrolet prevê que, caso a inspeção não identifique danos à correia dentada, o cliente pode realizar a troca de óleo e filtro diretamente na concessionária, ao custo fixo de R$ 660. O procedimento é necessário para restaurar a garantia da peça até 240 mil quilômetros.

Se, por outro lado, for detectado desgaste excessivo, contaminação ou qualquer indício de que o sistema foi comprometido, o kit completo da correia deve ser substituído. Neste caso, a GM fixou o valor do serviço em R$ 700, incluindo a troca e nova cobertura até o limite original.

Ambas as opções exigem que o cliente siga o novo cronograma de manutenção preventiva estipulado pela fabricante, com troca de óleo a cada 10 mil km ou a cada 12 meses, sempre nas oficinas da rede autorizada.

Motivos para a medida de pós-venda

O sistema de correia banhada a óleo requer cuidados específicos por estar em contato direto com o lubrificante do motor. A recomendação para o motor 1.0 aspirado é o uso do óleo 0W20. Já para a versão 1.0 turbo, o óleo recomendado é o 5W30. Ambos precisam ter certificação Dexos 1 Gen 3, exigência técnica voltada à preservação da integridade da correia.

Casos de falha têm sido associados ao uso de óleos adulterados ou fora do padrão. Isso leva à degradação química do lubrificante, causando o ressecamento da correia, descamação e posterior contaminação dos dutos internos. Um dos primeiros sinais do problema é o endurecimento do pedal do freio, falha no funcionamento da bomba de vácuo e ativação de luzes de advertência no painel.

A nova política pretende oferecer amparo especialmente aos consumidores que adquiriram seus veículos de terceiros, sem o histórico completo de revisões. Antes, esses condutores estavam automaticamente excluídos da garantia, o que limitava o acesso à assistência técnica adequada.

Impacto da campanha no mercado

Ao permitir a reativação da garantia em veículos usados, a GM visa ampliar a vida útil da frota circulante e manter o valor de mercado do Onix e Onix Plus, dois modelos com alta participação nas vendas desde 2019. A medida também responde à crescente quantidade de vídeos e conteúdos em redes sociais alertando sobre riscos de falha no motor decorrentes da correia banhada a óleo.

Mesmo com revisões regulares, o uso de combustíveis adulterados ou hábitos de condução considerados severos podem acelerar o desgaste da peça. O chamado uso severo inclui trajetos curtos frequentes, circulação urbana intensa e longos períodos com o motor ligado em marcha lenta.

A campanha também estabelece um novo compromisso técnico da fabricante com os donos de carros fora da rede. Embora não se trate de um recall, a proposta funciona como alternativa para restaurar a credibilidade do sistema e oferecer segurança mecânica sem exigência de histórico completo de manutenção.

Condições e validade da campanha

A ação se estende a todos os Onix e Onix Plus produzidos a partir de 2019. Não há limitação de quilometragem nem exigência de revisões anteriores na rede autorizada. Para aderir, o proprietário precisa apenas levar o veículo até uma concessionária e autorizar a vistoria técnica.

O serviço está disponível exclusivamente nas autorizadas Chevrolet e é indispensável que as futuras trocas de óleo e filtro sejam feitas no mesmo canal, com produtos homologados. Esse procedimento é obrigatório para manter a validade da garantia até os 240 mil km.

Além de buscar maior controle sobre os atendimentos, a campanha também ajuda a fabricante a mapear os principais fatores que comprometem o desempenho do sistema. Ao centralizar as manutenções nas concessionárias, a empresa pretende obter dados mais precisos sobre a confiabilidade do componente no longo prazo.

Expectativas e recomendações aos proprietários

A Chevrolet orienta que os condutores leiam atentamente o manual do proprietário, com foco especial nas recomendações sobre o intervalo de troca de óleo e as condições específicas de uso. Há, inclusive, situações onde o prazo recomendado pode ser reduzido à metade, conforme o padrão de uso do veículo.

A campanha também se estende à versão sedã Onix Plus, sem distinção entre os tipos de motorização. A fabricante deixa claro que o não cumprimento das exigências invalida a cobertura, mesmo que a reativação tenha sido feita corretamente no início.

Proprietários que tenham notado falhas no funcionamento do freio, ruídos incomuns ou qualquer alteração no desempenho do motor são orientados a procurar assistência técnica imediatamente, antes que o problema evolua para danos internos graves.

Fonte: QuatroRodas, Estadao, Automaistv e AutoPapo.

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