
José Flaviano Fonseca é o homem por trás da fantasia colorida que é marca registrada no carnaval e no São João na capital pernambucana e em Olinda. Personagem onipresente nas festas populares, Tampa declara amor ao Recife
Pai de três filhos, casado, auxiliar de serviços gerais no Hospital dos Servidores do Estado e, nas horas vagas, símbolo da alegria e da cultura popular. Este é José Flaviano Fonseca, mais conhecido como Tampa, que é presença garantida nas festas no Recife e em Olinda, como carnaval e São João, e foi reconhecido, em 2023, pela Câmara Municipal do Recife, como artista popular que orgulha a cidade (veja vídeo acima).
“A ideia veio de mim mesmo. […] Eu brincava com minha esposa, mas não era fantasiado, era sempre de bermuda, como os foliões brincam. Aí veio na minha ‘teia’ [telha]: ‘vou fazer uma roupa de tampas’”, disse sobre o figurino feito de tampinhas de garrafas PET, que é a sua marca registrada.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Tampa mora no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, e divide a rotina entre o trabalho, a família e a paixão por celebrar a cultura pernambucana.
“De criança a adulto, pedem para tirar uma foto comigo. Eu me sinto orgulhoso de tirar uma foto e ver que sou um cara da cultura do Recife e de Olinda, do carnaval”, contou Tampa.
José Flaviano Fonseca é mais conhecido como Tampa
Reprodução/TV Globo
A esposa dele, Ana Paula Maria, sempre apoiou o marido e foi quem fez a primeira fantasia que virou marca registrada do Tampa. “Ele pediu para fazer uma roupa de tampas. Eu fiz uma calça comprida e deu muito trabalho. Fiz a camisa, a meia e um boné”, afirmou a dona de casa.
Tempos depois, quem passou a ser responsável pelas fantasias foi a filha, Flaviana Larissa dos Santos Fonseca. Ela tem muito orgulho do pai e sente prazer em produzir os figurinos que fazem sucesso nas festas culturais.
“É fantástico porque, quando eu falo que sou filha de Tampinha, todo mundo já conhece. Ele junta todas as tampas durante todo o ano e, a cada dois anos, a gente renova a roupa. […] Eu compro alguns itens, para deixar bem delicado, com brilho, no carnaval. No começo do ano, em janeiro, já faço esse planejamento para deixar tudo OK e ele já ficar pronto”, declarou Flaviana.
Homenagem no Paço do Frevo
Tampa exibe reconhecimento que recebeu da Câmara de Vereadores do Recife em 2023
Reprodução/TV Globo
Tampa virou um personagem querido pelo público e reconhecido por sua dedicação. Tanto que aparece numa foto de no livro “Frevo: 100 anos de folia”, um orgulho que ele faz questão de mostrar aos amigos, à família e aos colegas de trabalho.
A história de Tampa vai ocupar um lugar de destaque no Paço do Frevo, o museu localizado no Bairro do Recife, na área central da capital pernambucana. A foto dele vai integrar a nova exposição do espaço.
De forma simples, mas com brilho e cores, Tampa mostra que celebrar a cultura é também celebrar a própria identidade, o que ele faz com maestria.
“Eu me orgulho de ser recifense. Não troco essa terra por nada. Eu gosto do Recife, está no sangue. Sou muito orgulhoso”, falou Tampa.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias