Araçatuba é a 8ª cidade paulista a receber estruturas do Programa de Turismo Náutico

Estruturar e fomentar o fluxo de visitantes a partir da qualificação da atividade náutica. Essas são algumas das premissas do Programa de Turismo Náutico do Governo de São Paulo, que acaba de contemplar mais uma cidade: Araçatuba.

Veja também
Formalização dos charters garante isenção de impostos e impulsiona turismo náutico
Turismo náutico de base comunitária: regularização e oportunidades
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube

A estrutura, de uso público, foi entregue no último dia 12, na presença do secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena. A obra inclui um píer flutuante Metalu, uma rampa de acesso, quatro deques, um mirante e quatro novos quiosques públicos, que se somam a outros sete já existentes.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

A entrega faz parte de um plano de desenvolvimento para fomentar o turismo náutico, por meio do incentivo à parada de barcos e motos aquáticas, facilitando o embarque e desembarque de passageiros — de quebra, colaborando também com o turismo local.

Estamos avançando com o plano de desenvolvimento regional. Nosso estado é diverso, tem potencial e queremos transformar isso em potência: náutica, rural, ferroviária– afirmou Roberto de Lucena

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo, a cidade de Araçatuba recebe anualmente cerca de 530 mil visitantes. Desse total, mais de 47 mil pessoas são atraídas por atividades náuticas — número que deve crescer com a requalificação do parque e os novos equipamentos públicos.

Este investimento do Governo do Estado impulsiona não só o lazer, mas também a economia e o empreendedorismo local– destacou o prefeito Lucas Zanatta

Araçatuba se destaca como destino de pesca no Rio Tietê, além de ser conhecida por sua rica gastronomia, com pratos como o tradicional Cupim Casqueirado. Tida como Capital do Boi Gordo, a cidade ainda combina natureza, culinária e tradição, oferecendo uma ampla experiência turística.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

O Programa de Turismo Náutico é voltado a 13 municípios do interior paulista. Já foram inauguradas, além de Araçatuba, estruturas em Pederneiras, Timburi, Avaré, Pereira Barreto, Rubinéia, Três Fronteiras e Piraju. As outras cinco cidades incluídas no programa são Fartura, Mira Estrela, Presidente Epitácio, Rosana e Sales.

 

Vale ressaltar que o estado de São Paulo é privilegiado por mais de 4,2 mil quilômetros de rios navegáveis, mais de 50 represas e lagos cercados por vegetação, além de 880 quilômetros de costa marítima.

 

O post Araçatuba é a 8ª cidade paulista a receber estruturas do Programa de Turismo Náutico apareceu primeiro em Náutica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.