A Volkswagen resolveu que apenas lançar carros novos não era o suficiente. Se é para inovar, então que seja com direito a conceitos futuristas, inteligência artificial e até carro que conversa com o motorista como se fosse um assistente pessoal. Foi isso que a marca mostrou no Salão de Xangai 2025, na China, onde não economizou em promessas para o futuro do mercado automotivo.
Pontos Principais:
- Volkswagen lança ID. AURA, ID. ERA e ID. EVO no Salão de Xangai 2025.
- Planos incluem 30 novos modelos na China até 2027, sendo 20 eletrificados.
- ID. ERA combina motor elétrico com extensor de autonomia e 1.000 km de alcance.
- Conceitos usam IA e direção automatizada Nível 2++ voltadas ao público chinês.
Entre um ID para cá e outro para lá, surgiram três protagonistas: ID. AURA, ID. ERA e ID. EVO. Com nomes que parecem bandas alternativas ou personagens de anime, esses veículos são, na verdade, o cartão de visitas da nova fase da Volkswagen. A ideia é clara: agradar ao exigente consumidor chinês com carros elétricos cheios de tecnologia, autonomia generosa e design adaptado ao gosto local.

Nada disso é teoria. Os carros já estão em exibição e devem ganhar vida real em breve, com versões de produção prometidas até 2027. E não é só papo de marketing: os modelos trazem direção automatizada Nível 2++, interface de smartphone, atualizações remotas e até motor a combustível que só entra em ação para gerar mais eletricidade. Ou seja, carro elétrico com plano B embutido.
ID. AURA

O ID. AURA é o primeiro conceito da Volkswagen desenvolvido sobre a nova plataforma Compact Main Platform (CMP), focada no mercado chinês. A arquitetura eletrônica por zonas permite integração avançada entre os sistemas do carro e maior capacidade de resposta. O modelo é fruto da parceria com a FAW-Volkswagen e foi projetado para o segmento A, mirando consumidores que priorizam tecnologia e conectividade no uso diário.
A cabine do ID. AURA adota um conceito de usabilidade inspirado em smartphones. No console central, o condutor interage com um sistema de comando de voz baseado em inteligência artificial. O assistente digital é capaz de operar diversas funções do veículo de forma fluida, adaptando-se ao comportamento do usuário e realizando ajustes com base em preferências registradas.

O modelo adota um formato notchback e traz uma nova linguagem visual aplicada à linha elétrica da marca na China. A proposta é combinar praticidade com soluções digitais integradas à condução. O uso de inteligência artificial não se restringe à navegação, mas abrange controle climático, ajustes de bancos, iluminação e entretenimento.
O sistema de direção automatizada presente no ID. AURA é projetado para atingir o Nível 2++, segundo os padrões internacionais. Isso significa que o veículo poderá realizar conversões, manobras e ultrapassagens com o condutor apenas supervisionando a operação. O objetivo da Volkswagen é ampliar a segurança e reduzir o esforço do motorista em trajetos urbanos.
Por ser um conceito desenvolvido exclusivamente para o mercado chinês, o ID. AURA reflete a estratégia da Volkswagen de regionalizar seus produtos. O design, a usabilidade e o software foram construídos com base em pesquisas sobre as preferências locais. O modelo antecipa a produção futura de um veículo compacto e inteligente com foco total em condução digital.
ID. ERA

O ID. ERA representa uma nova abordagem para veículos de longa autonomia na linha da Volkswagen. Desenvolvido em parceria com a SAIC Volkswagen, o conceito é um SUV de grande porte com três fileiras de assentos, voltado para famílias ou usuários que necessitam de espaço e alcance estendido. Sua principal inovação está na combinação de motorização elétrica com um extensor de autonomia.
O modelo oferece autonomia de aproximadamente 300 quilômetros no modo puramente elétrico. A isso, soma-se um gerador a combustão interna que recarrega a bateria durante a condução, possibilitando mais de 700 quilômetros adicionais. Com isso, o alcance total do ID. ERA ultrapassa os 1.000 quilômetros, respondendo à demanda por flexibilidade em um país de dimensões continentais como a China.

O extensor de autonomia funciona como um sistema de apoio, ativado quando a carga elétrica atinge níveis baixos. Diferente dos híbridos tradicionais, ele não aciona diretamente as rodas, mas alimenta a bateria para manter a propulsão elétrica. Essa solução reduz a ansiedade de autonomia e permite uso em regiões com infraestrutura de recarga limitada.
O ID. ERA também deve receber o sistema de direção automatizada com Nível 2++ nos próximos anos. A expectativa é que os testes em estrada se intensifiquem até a homologação das versões finais. A Volkswagen pretende entregar um produto que una independência de recarga com conforto, digitalização e segurança assistida.
O visual do SUV segue a nova identidade da marca para a China, com elementos estéticos alinhados aos padrões locais. O modelo ainda não tem previsão de produção, mas sua base tecnológica será usada em futuros veículos elétricos com soluções híbridas de apoio à bateria. A proposta é transitar entre o uso urbano e viagens longas sem necessidade de recarga frequente.
ID. EVO

O ID. EVO foi projetado pela joint-venture Volkswagen Anhui como resposta ao público jovem que prioriza conectividade e diferenciação no design. É o primeiro SUV da família ID. UNYX e adota uma plataforma de 800 volts, o que garante carregamento mais rápido e maior eficiência elétrica. A proposta é entregar desempenho digital e atualização constante de software.
A arquitetura eletrônica do modelo permite integrações com múltiplos serviços digitais, como assistentes virtuais, plataformas de navegação inteligente e aplicativos de mobilidade. As atualizações ‘over-the-air’ são parte central do conceito, com novos recursos sendo adicionados de forma remota, sem necessidade de visitas à concessionária.

O ID. EVO é posicionado como um SUV de grande porte com foco no público urbano conectado. Seu comportamento dinâmico é regulado por sistemas eletrônicos que monitoram e ajustam automaticamente parâmetros como suspensão, tração e frenagem. A tecnologia embarcada busca maximizar a eficiência energética e melhorar a experiência ao volante.
A direção automatizada Nível 2++ é parte do pacote tecnológico. O sistema inclui sensores, radares e câmeras que processam em tempo real as informações do tráfego. A condução semi-autônoma promete aumentar o conforto durante congestionamentos e em percursos de média distância, com o condutor mantendo o controle em situações específicas.
Visualmente, o ID. EVO assume linhas modernas com elementos de iluminação contínua e acabamento exterior com foco na aerodinâmica. A cabine traz interface de usuário voltada à personalização de comandos e ambientes. O modelo é uma antecipação da estratégia de digitalização da Volkswagen na China e da aproximação da marca com novos perfis de consumidores.
Fonte: Vwnews.
O post Volkswagen revela ID. AURA, ID. ERA e ID. EVO com IA e autonomia ampliada no Salão de Xangai 2025 apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.