O novo Porsche Panamera desembarca no Brasil em sua terceira geração propondo uma mudança profunda na condução de sedãs de grande porte. Com mais de cinco metros de comprimento e peso superior a duas toneladas, o modelo adota uma combinação de motor a combustão e propulsão elétrica para entregar desempenho elevado com foco em controle total do veículo.
Pontos Principais:
- Sistema de suspensão ativa ajusta a inclinação do carro em tempo real.
- Motorização híbrida V6 com até 544 cv e autonomia elétrica de 63 km.
- Interior com cinco telas digitais e acabamento em couro e black piano.
- Preço parte de R$ 850 mil e pode ultrapassar R$ 1 milhão com opcionais.
Além da motorização híbrida, o modelo incorpora um sistema de suspensão ativa que atua de forma constante para manter a estabilidade em qualquer situação. Os ajustes automáticos da carroceria, alinhados com sensores distribuídos pelo veículo, interferem diretamente na forma como o carro enfrenta curvas, acelerações e frenagens.

Os testes realizados em circuito mostram como o comportamento do carro muda de forma significativa quando equipado com o sistema opcional PASM, que utiliza sensores e motores elétricos para controlar cada roda individualmente em resposta ao tipo de terreno e estilo de condução.
Sistema de suspensão e comportamento dinâmico

O principal diferencial técnico da nova geração do Panamera está na suspensão ativa. Operando com tensão elétrica de 400 volts, o sistema interpreta em tempo real o comportamento do carro e atua sobre os pontos de apoio para controlar movimentos verticais, rolagem lateral e distribuição de carga entre as rodas.
Durante curvas, o sistema é capaz de alterar a inclinação da carroceria em até três graus no sentido contrário ao movimento. Isso significa que, ao entrar em uma curva para a esquerda, a suspensão do lado direito é elevada automaticamente para compensar a transferência de peso.
Nas frenagens, a função também mantém a frente estável, evitando que o carro mergulhe e comprometa a estabilidade. O mesmo se aplica nas acelerações, reduzindo a inclinação da traseira. Os ajustes acontecem em 50 milissegundos, atuando com precisão.
- Ajustes automáticos em tempo real
- Correção de inclinação em curvas
- Compensação em frenagens e acelerações
- Aumento da altura para entrada e saída da cabine
Motorização híbrida e desempenho

O Panamera 2025 é oferecido em duas configurações híbridas plug-in no Brasil. A versão 4 E-Hybrid utiliza motor 2.9 V6 biturbo acoplado a um propulsor elétrico, com potência combinada de 470 cv e torque de 66 kgfm. Já a versão 4S E-Hybrid, com o mesmo motor a combustão, entrega 544 cv e 76 kgfm.
A diferença de desempenho entre as versões está nas configurações do motor elétrico e no ajuste do sistema híbrido. Ambas utilizam transmissão automatizada de dupla embreagem com oito marchas e tração integral.
O modelo de entrada acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto a versão mais potente cumpre a mesma prova em 3,7 segundos. As velocidades máximas são de 280 km/h e 290 km/h, respectivamente.
Consumo e autonomia elétrica

O sistema híbrido permite ao Panamera operar em modo totalmente elétrico por até 63 km, de acordo com o padrão do Inmetro. A bateria de 25,9 kWh pode ser recarregada em três horas com uso de carregador de 11 kW.
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O consumo médio combinado é de 21 km/l. A integração entre os dois motores ocorre por meio de embreagens e sistema eletrônico de controle que decide automaticamente quando acionar ou desligar o motor elétrico conforme a demanda.
O modo elétrico é suficiente para deslocamentos urbanos, enquanto o uso combinado garante autonomia estendida e aproveitamento da potência total em situações de maior exigência.
Interior e tecnologia embarcada

O interior do Panamera 2025 foi desenvolvido para operar como um centro de controle avançado. O painel de instrumentos digital é formado por uma tela curva de 12,6 polegadas. Ao lado, uma central multimídia de 12,3 polegadas dá acesso ao sistema de infotainment com conectividade sem fio para Android e iOS.

No lado do passageiro dianteiro, há uma terceira tela de 10,9 polegadas que permite visualizar dados do veículo, incluindo aceleração lateral e força G. Um head-up display projeta informações de velocidade e navegação no para-brisa.
Na parte traseira, os ocupantes contam com uma tela adicional integrada ao console central, com comandos para ajustes individuais do ar-condicionado de quatro zonas. O acabamento combina couro em todas as áreas principais e detalhes em black piano no console.
Versões e preços no mercado brasileiro

As versões oferecidas no Brasil são Panamera 4 E-Hybrid e Panamera 4S E-Hybrid, com preços aproximados de R$ 850 mil e R$ 970 mil, respectivamente. Com opcionais como suspensão ativa e faróis LED Matrix, o valor final pode ultrapassar R$ 1.044.000.
O sistema PASM custa R$ 57.464 e pode ser adicionado a ambas as versões. Os faróis avançados, com 32 mil pixels, são oferecidos por R$ 16.753. Outros pacotes podem incluir rodas de maior diâmetro, pintura personalizada e sistema de som de alto desempenho.
A Porsche optou por não incluir no catálogo brasileiro as versões equipadas com motor V8 biturbo, que combinam até 680 cv e 94,8 kgfm de torque com propulsão elétrica. Essas variantes permanecem disponíveis apenas em mercados internacionais.
- Panamera 4 E-Hybrid: R$ 850 mil
- Panamera 4S E-Hybrid: R$ 970 mil
- Suspensão PASM: R$ 57.464
- Faróis LED Matrix: R$ 16.753
- Preço final com opcionais: até R$ 1.044.217
Ficha técnica detalhada
- Motorização: 2.9 V6 biturbo
- Potência elétrica: 190 cv
- Torque elétrico: 45,9 kgfm
- Potência total: 544 cv (versão 4S)
- Torque total: 76 kgfm (versão 4S)
- Câmbio: automatizado de dupla embreagem, 8 marchas
- Tração: integral
- Aceleração (0 a 100 km/h): 3,7 segundos
- Velocidade máxima: 290 km/h
- Consumo médio: 21 km/l
- Autonomia elétrica: até 63 km
- Bateria: 25,9 kWh
- Comprimento: 5,05 m
- Largura: 1,94 m
- Altura: 1,42 m
- Entre-eixos: 2,95 m
- Porta-malas: 430 litros
- Peso: 2.330 kg
Fonte: Porsche e G1.
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