Fé e tradição: lava-pés leva mensagem de amor aos fiéis em Santa Cruz

No momento em que o bispo emérito dom Aloísio Dilli tocou os pés de Delsio Aluísio Simianer, o metalúrgico de 59 anos sentiu-se iluminado. Ministro da comunidade São João Batista há dois anos, foi uma das 12 pessoas escolhidas para fazer parte da missa do Lava-pés celebrada nessa quinta-feira, 17, na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul.

LEIA TAMBÉM: Evangélicos comemoram a Páscoa? Confira o significado da data para diferentes religiões

Ao lado de Simianer estavam adultos, adolescentes e crianças na celebração que remete à última ceia, quando Jesus Cristo lava os pés dos discípulos. “Foi um momento para fortalecer a minha fé. Vai ficar marcado na minha vida”, afirmou.

O gesto de Cristo foi repetido por dom Aloísio Dilli. O momento, segundo ele, dá significado à mensagem de amor que o filho de Deus transmitiu aos apóstolos na noite de despedida, na Quinta-feira Santa. “Jesus disse: amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado. Eu sou o vosso mestre e senhor, diz o texto do Evangelho. E esse abaixar-se de Jesus na Quinta-feira Santa é o prenúncio da crucificação no dia seguinte. A grande humilhação acontece na Sexta-feira Santa, quando o Filho de Deus entrega a vida por amor.”

Quem também participou da cerimônia foi Luiz Carlos Tadielo Rossa, de 74 anos, ministro da comunidade de Monte Verde. Conforme o aposentado, após receber o convite, ficou na dúvida se merecia participar do ato tão marcante e significativo para a Igreja. “Ele é muito importante na vida do católico, pois está representando um dos apóstolos de Cristo”, admitiu.

LEIA TAMBÉM: Entenda por que não tem missa na Sexta-feira Santa

Rossa tinha dificuldade para descrever a forte emoção de estar sentado em frente ao bispo emérito. Segundo ele, a sensação era de ser um dos escolhidos Cristo. “Sou uma pessoa muito grata por ter sido convidada. Só me resta agradecer a Deus.”

O encerramento da missa deu-se com a eucaristia. No entanto, ela foi levada do altar principal da Catedral para o menor, ao lado. Conforme dom Aloísio, sinaliza o momento em que Cristo se retira e é levado preso. Desse modo, as hóstias são guardadas para distribuição hoje, às 15 horas, durante a Celebração da Paixão do Senhor.

Para saber

A Missa da Ceia do Senhor, na qual ocorre o lava-pés, marca o início do Tríduo Pascal. Trata-se do conjunto de dias que se inicia na Quinta-feira Santa, segue durante Sexta-feira da Paixão e Sábado de Aleluia e termina na manhã do Domingo de Páscoa. 

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Fé e tradição: lava-pés leva mensagem de amor aos fiéis em Santa Cruz appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.