Triumph Tiger 1200 2025: as decisões técnicas que respondem à concorrência europeia; confira ficha técnica

A Triumph redesenhou completamente a Tiger 1200 para o mercado global com foco em eficiência, ergonomia e adaptação a múltiplos terrenos. A proposta é abranger tanto o uso rodoviário de longa distância quanto as demandas do off-road, apresentando soluções técnicas em chassi, motor, suspensão e tecnologia embarcada.

A moto está disponível no Brasil em quatro versões: GT Pro, GT Explorer, Rally Pro e Rally Explorer. Cada uma delas atende a um perfil distinto de pilotagem, mas compartilham o mesmo projeto base, motor e sistema eletrônico. A principal diferença entre as linhas GT e Rally está na configuração das rodas e capacidades para uso fora de estrada.

Com a reformulação, a Tiger 1200 adotou um novo motor tricilíndrico em linha de 1.160 cc, suspensão semiativa e chassi mais leve, além de introduzir tecnologias como radar de ponto cego nas versões Explorer. O objetivo da marca é concorrer diretamente com modelos como BMW R 1250 GS e KTM 1290 Super Adventure.

Motorização, torque e desempenho dinâmico

A reformulação da Tiger 1200 começa pela proposta: entregar uma big trail modular, com versões específicas para cada tipo de uso, sem alterar a base estrutural da moto.
A reformulação da Tiger 1200 começa pela proposta: entregar uma big trail modular, com versões específicas para cada tipo de uso, sem alterar a base estrutural da moto.

O motor que equipa todas as versões da Tiger 1200 é um tricilíndrico de 1.160 cm³ com arrefecimento líquido e distribuição DOHC. Esse propulsor entrega 150 cv a 9.000 rpm e torque de 130 Nm a 7.000 rpm. A alimentação é feita por injeção eletrônica multiponto com acelerador eletrônico.

A arquitetura do motor busca combinar a suavidade dos tricilíndricos com a força de torque de baixa rotação, visando melhorar a tração em diferentes situações de uso, incluindo trilhas e ultrapassagens em rodovias. A relação de transmissão final é feita por eixo cardã, o que reduz a necessidade de manutenção frequente e oferece maior durabilidade.

O sistema de escapamento 3-1 é montado em aço inoxidável com catalisador e silenciador lateral, respeitando os padrões de emissão sem comprometer a performance. A embreagem é hidráulica e assistida, e o câmbio é de seis marchas com quickshifter bidirecional de série em todas as versões.

Ciclística e estrutura de suspensão

As versões GT são voltadas ao asfalto, com rodas de liga leve e tanque de 20 litros. Já as Rally utilizam rodas raiadas, curso maior e pneus prontos para off-road.
As versões GT são voltadas ao asfalto, com rodas de liga leve e tanque de 20 litros. Já as Rally utilizam rodas raiadas, curso maior e pneus prontos para off-road.

A estrutura do chassi foi reprojetada para a redução de peso e aumento de rigidez. Todas as versões contam com um quadro principal tubular de aço com subquadro traseiro em alumínio aparafusado. O braço oscilante é em alumínio com sistema de eixo cardã integrado.

A suspensão dianteira é fornecida pela Showa com garfo invertido de 49 mm e curso de 200 mm nas versões GT, e 220 mm nas Rally. Na traseira, o amortecedor é monoshock com reservatório piggyback, ajustável eletronicamente em tempo real conforme carga, modo de pilotagem e terreno.

A configuração de rodas também diferencia os modelos: as versões GT utilizam rodas de alumínio fundido com 19″ na frente e 18″ atrás, enquanto as Rally adotam rodas raiadas, sendo 21″ na dianteira e 18″ na traseira, otimizando a absorção de impactos em pisos irregulares.

Tecnologia embarcada e modos de pilotagem

O motor de 1.160 cc entrega 150 cv e 130 Nm, com torque distribuído para oferecer controle em baixa e força em altas. O eixo cardã dispensa manutenção constante.
O motor de 1.160 cc entrega 150 cv e 130 Nm, com torque distribuído para oferecer controle em baixa e força em altas. O eixo cardã dispensa manutenção constante.

A Tiger 1200 vem equipada com painel de instrumentos TFT colorido de 7 polegadas, com conectividade total via Bluetooth e sistema My Triumph, que permite controle de chamadas, navegação curva a curva e reprodução de músicas. Há também sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) nas versões Explorer.

As versões contam com até seis modos de pilotagem: Rain, Road, Sport, Off-Road, Off-Road Pro e Rider (personalizável). Cada modo ajusta parâmetros de entrega de potência, controle de tração, ABS e resposta do acelerador. O ABS e o controle de tração são sensíveis à inclinação, atuando com base em sensores inerciais.

Nas versões Explorer, um dos destaques é o sistema de radar traseiro que alerta para veículos em ponto cego, além de assistente de permanência em faixa. O sistema de iluminação é 100% em LED com DRL, faróis direcionais em curvas e ajuste automático da intensidade de luz.

Conforto, ergonomia e capacidade de carga

A suspensão semiativa da Showa ajusta o comportamento em tempo real. Os modelos GT têm curso de 200 mm, enquanto os Rally oferecem 220 mm para uso mais extremo.
A suspensão semiativa da Showa ajusta o comportamento em tempo real. Os modelos GT têm curso de 200 mm, enquanto os Rally oferecem 220 mm para uso mais extremo.

A ergonomia foi ajustada com banco redesenhado, novo posicionamento do guidão e pedaleiras para proporcionar uma posição mais vertical de pilotagem. A altura do assento pode ser ajustada entre duas posições: 850 mm a 870 mm nas versões GT e 875 mm a 895 mm nas versões Rally.

Todas as versões trazem protetor de motor, para-brisa ajustável, tomada USB, aquecimento de manoplas e cruise control. As versões Explorer adicionam aquecedor de banco, protetor de carenagem e tanque de 30 litros (em comparação aos 20 litros nas demais versões), ampliando a autonomia em viagens longas.

O sistema de bagageiro é compatível com malas laterais e baús superiores, vendidos como acessórios. A suspensão traseira com ajuste eletrônico também se adapta automaticamente à carga transportada.

Consumo, autonomia e peso operacional

A autonomia varia entre 400 e 600 km, com consumo médio entre 16 e 20 km/l. Os tanques de 20 ou 30 litros definem o alcance conforme o perfil da versão escolhida.
A autonomia varia entre 400 e 600 km, com consumo médio entre 16 e 20 km/l. Os tanques de 20 ou 30 litros definem o alcance conforme o perfil da versão escolhida.

O consumo médio divulgado pela marca varia conforme a versão, modo de pilotagem e terreno, mas se mantém entre 16 a 20 km/l em uso misto. Com isso, a autonomia da Tiger 1200 GT pode atingir até 400 km, enquanto as versões Explorer com tanque maior superam 600 km.

Os pesos a seco também variam: GT Pro tem 245 kg, GT Explorer 255 kg, Rally Pro 249 kg e Rally Explorer 261 kg. A distribuição de peso foi revisada para centralização da massa, o que influencia positivamente no comportamento dinâmico, tanto em curva quanto em frenagens.

O sistema de freios conta com pinças Brembo Stylema na dianteira com dois discos flutuantes de 320 mm, e um disco de 282 mm na traseira. O sistema é gerenciado por ABS com atuação em curvas, fornecendo estabilidade em frenagens de emergência.

Mercado, preço e concorrência direta

A ergonomia é ajustável em todos os modelos. A Tiger permite regular altura do assento e guidão, e inclui manoplas aquecidas, protetor de motor e para-brisa ajustável.
A ergonomia é ajustável em todos os modelos. A Tiger permite regular altura do assento e guidão, e inclui manoplas aquecidas, protetor de motor e para-brisa ajustável.

A linha Tiger 1200 posiciona-se no segmento premium de big trails, competindo com BMW R 1250 GS, Ducati Multistrada V4, Harley-Davidson Pan America e KTM 1290 Super Adventure. O foco está em atrair usuários que buscam tecnologia, potência e versatilidade em longas distâncias.

No Brasil, os preços partem de aproximadamente R$ 98 mil para a versão GT Pro e chegam a girar em torno de R$ 116 mil na versão Rally Explorer, conforme os valores informados no site oficial da Triumph em abril de 2025. O pacote de fábrica é bastante completo, e os acessórios são oferecidos à parte.

A Triumph posiciona o modelo como seu principal produto de turismo de aventura, substituindo a antiga geração da Tiger 1200 com mudanças estruturais importantes, deixando claro o objetivo de conquistar um público exigente e voltado à tecnologia.

Ficha técnica da Triumph Tiger 1200 2024

Preço

  • GT Pro: R$ 97.990,00
  • GT Explorer: R$ 107.990,00
  • Rally Pro: R$ 102.990,00
  • Rally Explorer: R$ 115.990,00

Motor

  • Tipo: 3 cilindros em linha, DOHC, refrigeração líquida
  • Cilindrada: 1.160 cm³
  • Potência máxima: 150 cv a 9.000 rpm
  • Torque máximo: 130 Nm a 7.000 rpm
  • Alimentação: Injeção eletrônica com acelerador eletrônico (ride-by-wire)
  • Escape: Sistema 3-1 em aço inox com catalisador e silenciador lateral

Transmissão

  • Câmbio: 6 marchas com quickshifter bidirecional
  • Transmissão final: Eixo cardã
  • Embreagem: Assistida e deslizante, acionamento hidráulico

Chassi

  • Quadro: Tubular em aço com subchassi de alumínio aparafusado
  • Braso oscilante: Em alumínio com sistema de eixo cardã integrado

Suspensão

  • Dianteira: Garfo invertido Showa 49 mm com ajuste eletrônico
  • Traseira: Monoamortecedor Showa com reservatório piggyback
  • Curso nas versões GT: 200 mm
  • Curso nas versões Rally: 220 mm

Freios

  • Dianteiro: 2 discos flutuantes de 320 mm com pinças Brembo Stylema
  • Traseiro: Disco simples de 282 mm
  • Sistema: ABS com atuação em curvas (cornering ABS)

Rodas e pneus

  • GT: Rodas de alumínio fundido – Dianteira 19”, Traseira 18”
  • Rally: Rodas raiadas – Dianteira 21”, Traseira 18”

Dimensões e peso

  • GT Pro: Peso seco 245 kg
  • GT Explorer: Peso seco 255 kg
  • Rally Pro: Peso seco 249 kg
  • Rally Explorer: Peso seco 261 kg
  • Altura do assento (ajustável): 850–870 mm (GT), 875–895 mm (Rally)

Capacidade

  • Tanque de combustível: 20 litros (GT / Rally Pro) ou 30 litros (GT / Rally Explorer)
  • Autonomia estimada: até 600 km nas versões Explorer

Equipamentos e eletrônica

  • Painel TFT colorido de 7” com conectividade Bluetooth
  • Modos de pilotagem: até 6 (Rain, Road, Sport, Off-Road, Off-Road Pro, Rider)
  • Controle de tração e ABS sensíveis à inclinação
  • Cruise control, assistente de partida em rampas, quickshifter
  • Radar de ponto cego (nas versões Explorer)
  • Iluminação full LED com DRL e luzes direcionais em curvas
  • Aquecimento de manoplas e banco (Explorer), tomada USB, TPMS

Fonte: Triumph.

O post Triumph Tiger 1200 2025: as decisões técnicas que respondem à concorrência europeia; confira ficha técnica apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.