A Triumph redesenhou completamente a Tiger 1200 para o mercado global com foco em eficiência, ergonomia e adaptação a múltiplos terrenos. A proposta é abranger tanto o uso rodoviário de longa distância quanto as demandas do off-road, apresentando soluções técnicas em chassi, motor, suspensão e tecnologia embarcada.
A moto está disponível no Brasil em quatro versões: GT Pro, GT Explorer, Rally Pro e Rally Explorer. Cada uma delas atende a um perfil distinto de pilotagem, mas compartilham o mesmo projeto base, motor e sistema eletrônico. A principal diferença entre as linhas GT e Rally está na configuração das rodas e capacidades para uso fora de estrada.
Com a reformulação, a Tiger 1200 adotou um novo motor tricilíndrico em linha de 1.160 cc, suspensão semiativa e chassi mais leve, além de introduzir tecnologias como radar de ponto cego nas versões Explorer. O objetivo da marca é concorrer diretamente com modelos como BMW R 1250 GS e KTM 1290 Super Adventure.
Motorização, torque e desempenho dinâmico

O motor que equipa todas as versões da Tiger 1200 é um tricilíndrico de 1.160 cm³ com arrefecimento líquido e distribuição DOHC. Esse propulsor entrega 150 cv a 9.000 rpm e torque de 130 Nm a 7.000 rpm. A alimentação é feita por injeção eletrônica multiponto com acelerador eletrônico.
A arquitetura do motor busca combinar a suavidade dos tricilíndricos com a força de torque de baixa rotação, visando melhorar a tração em diferentes situações de uso, incluindo trilhas e ultrapassagens em rodovias. A relação de transmissão final é feita por eixo cardã, o que reduz a necessidade de manutenção frequente e oferece maior durabilidade.
O sistema de escapamento 3-1 é montado em aço inoxidável com catalisador e silenciador lateral, respeitando os padrões de emissão sem comprometer a performance. A embreagem é hidráulica e assistida, e o câmbio é de seis marchas com quickshifter bidirecional de série em todas as versões.
Ciclística e estrutura de suspensão

A estrutura do chassi foi reprojetada para a redução de peso e aumento de rigidez. Todas as versões contam com um quadro principal tubular de aço com subquadro traseiro em alumínio aparafusado. O braço oscilante é em alumínio com sistema de eixo cardã integrado.
A suspensão dianteira é fornecida pela Showa com garfo invertido de 49 mm e curso de 200 mm nas versões GT, e 220 mm nas Rally. Na traseira, o amortecedor é monoshock com reservatório piggyback, ajustável eletronicamente em tempo real conforme carga, modo de pilotagem e terreno.
A configuração de rodas também diferencia os modelos: as versões GT utilizam rodas de alumínio fundido com 19″ na frente e 18″ atrás, enquanto as Rally adotam rodas raiadas, sendo 21″ na dianteira e 18″ na traseira, otimizando a absorção de impactos em pisos irregulares.
Tecnologia embarcada e modos de pilotagem

A Tiger 1200 vem equipada com painel de instrumentos TFT colorido de 7 polegadas, com conectividade total via Bluetooth e sistema My Triumph, que permite controle de chamadas, navegação curva a curva e reprodução de músicas. Há também sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) nas versões Explorer.
As versões contam com até seis modos de pilotagem: Rain, Road, Sport, Off-Road, Off-Road Pro e Rider (personalizável). Cada modo ajusta parâmetros de entrega de potência, controle de tração, ABS e resposta do acelerador. O ABS e o controle de tração são sensíveis à inclinação, atuando com base em sensores inerciais.
Nas versões Explorer, um dos destaques é o sistema de radar traseiro que alerta para veículos em ponto cego, além de assistente de permanência em faixa. O sistema de iluminação é 100% em LED com DRL, faróis direcionais em curvas e ajuste automático da intensidade de luz.
Conforto, ergonomia e capacidade de carga

A ergonomia foi ajustada com banco redesenhado, novo posicionamento do guidão e pedaleiras para proporcionar uma posição mais vertical de pilotagem. A altura do assento pode ser ajustada entre duas posições: 850 mm a 870 mm nas versões GT e 875 mm a 895 mm nas versões Rally.
Todas as versões trazem protetor de motor, para-brisa ajustável, tomada USB, aquecimento de manoplas e cruise control. As versões Explorer adicionam aquecedor de banco, protetor de carenagem e tanque de 30 litros (em comparação aos 20 litros nas demais versões), ampliando a autonomia em viagens longas.
O sistema de bagageiro é compatível com malas laterais e baús superiores, vendidos como acessórios. A suspensão traseira com ajuste eletrônico também se adapta automaticamente à carga transportada.
Consumo, autonomia e peso operacional

O consumo médio divulgado pela marca varia conforme a versão, modo de pilotagem e terreno, mas se mantém entre 16 a 20 km/l em uso misto. Com isso, a autonomia da Tiger 1200 GT pode atingir até 400 km, enquanto as versões Explorer com tanque maior superam 600 km.
Os pesos a seco também variam: GT Pro tem 245 kg, GT Explorer 255 kg, Rally Pro 249 kg e Rally Explorer 261 kg. A distribuição de peso foi revisada para centralização da massa, o que influencia positivamente no comportamento dinâmico, tanto em curva quanto em frenagens.
O sistema de freios conta com pinças Brembo Stylema na dianteira com dois discos flutuantes de 320 mm, e um disco de 282 mm na traseira. O sistema é gerenciado por ABS com atuação em curvas, fornecendo estabilidade em frenagens de emergência.
Mercado, preço e concorrência direta

A linha Tiger 1200 posiciona-se no segmento premium de big trails, competindo com BMW R 1250 GS, Ducati Multistrada V4, Harley-Davidson Pan America e KTM 1290 Super Adventure. O foco está em atrair usuários que buscam tecnologia, potência e versatilidade em longas distâncias.
No Brasil, os preços partem de aproximadamente R$ 98 mil para a versão GT Pro e chegam a girar em torno de R$ 116 mil na versão Rally Explorer, conforme os valores informados no site oficial da Triumph em abril de 2025. O pacote de fábrica é bastante completo, e os acessórios são oferecidos à parte.
A Triumph posiciona o modelo como seu principal produto de turismo de aventura, substituindo a antiga geração da Tiger 1200 com mudanças estruturais importantes, deixando claro o objetivo de conquistar um público exigente e voltado à tecnologia.
Ficha técnica da Triumph Tiger 1200 2024
Preço
- GT Pro: R$ 97.990,00
- GT Explorer: R$ 107.990,00
- Rally Pro: R$ 102.990,00
- Rally Explorer: R$ 115.990,00
Motor
- Tipo: 3 cilindros em linha, DOHC, refrigeração líquida
- Cilindrada: 1.160 cm³
- Potência máxima: 150 cv a 9.000 rpm
- Torque máximo: 130 Nm a 7.000 rpm
- Alimentação: Injeção eletrônica com acelerador eletrônico (ride-by-wire)
- Escape: Sistema 3-1 em aço inox com catalisador e silenciador lateral
Transmissão
- Câmbio: 6 marchas com quickshifter bidirecional
- Transmissão final: Eixo cardã
- Embreagem: Assistida e deslizante, acionamento hidráulico
Chassi
- Quadro: Tubular em aço com subchassi de alumínio aparafusado
- Braso oscilante: Em alumínio com sistema de eixo cardã integrado
Suspensão
- Dianteira: Garfo invertido Showa 49 mm com ajuste eletrônico
- Traseira: Monoamortecedor Showa com reservatório piggyback
- Curso nas versões GT: 200 mm
- Curso nas versões Rally: 220 mm
Freios
- Dianteiro: 2 discos flutuantes de 320 mm com pinças Brembo Stylema
- Traseiro: Disco simples de 282 mm
- Sistema: ABS com atuação em curvas (cornering ABS)
Rodas e pneus
- GT: Rodas de alumínio fundido – Dianteira 19”, Traseira 18”
- Rally: Rodas raiadas – Dianteira 21”, Traseira 18”
Dimensões e peso
- GT Pro: Peso seco 245 kg
- GT Explorer: Peso seco 255 kg
- Rally Pro: Peso seco 249 kg
- Rally Explorer: Peso seco 261 kg
- Altura do assento (ajustável): 850–870 mm (GT), 875–895 mm (Rally)
Capacidade
- Tanque de combustível: 20 litros (GT / Rally Pro) ou 30 litros (GT / Rally Explorer)
- Autonomia estimada: até 600 km nas versões Explorer
Equipamentos e eletrônica
- Painel TFT colorido de 7” com conectividade Bluetooth
- Modos de pilotagem: até 6 (Rain, Road, Sport, Off-Road, Off-Road Pro, Rider)
- Controle de tração e ABS sensíveis à inclinação
- Cruise control, assistente de partida em rampas, quickshifter
- Radar de ponto cego (nas versões Explorer)
- Iluminação full LED com DRL e luzes direcionais em curvas
- Aquecimento de manoplas e banco (Explorer), tomada USB, TPMS
Fonte: Triumph.
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