Com o recente cancelamento da etapa no Rio de Janeiro do SailGP, a expectativa dos amantes brasileiros da vela era de uma nova data para a corrida na Cidade Maravilhosa. Ainda sem detalhes específicos, o campeonato revelou que voltará ao Brasil — embora sem citar que seja neste ano.
“Frustração”: Martine Grael lamenta cancelamento de etapa brasileira do SailGP
Globe 40: equipe brasileira ganha reforço para volta ao mundo em veleiro
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Uma prévia das informações da temporada 2026, divulgadas nesta quarta-feira (16) pela organização do evento, informa que o Rio de Janeiro compõe a lista de destinos pela qual o Rolex SailGP Championship deve passar no ano que vem.
A seleção ainda inclui paradas em Sydney, Bermudas, Halifax, Saint-Tropez e Portsmouth, além da estreia de um novo evento na cidade de Perth, na Austrália, que marcará o início da próxima temporada. A previsão é que o campeonato dure 11 meses, com início em janeiro de 2026.

A ideia é que os catamarãs foilers de alta tecnologia, que alcançam velocidades superiores às do vento, chegando a 100 km/h, naveguem pelas águas de cinco continentes, da Austrália a Abu Dhabi.
Tivemos um interesse sem precedentes por parte de cidades ao redor do mundo. O SailGP está empolgado em divulgar uma prévia do que os fãs podem esperar em 2026– destacou Sir Russell Coutts, CEO do SailGP
A promessa do evento é proporcionar ao público “competições emocionantes e experiências inesquecíveis” para os fãs em cada uma das etapas. Após as corridas na Austrália, a disputa deve passar pelas Américas do Norte e do Sul, especialmente para uma “parada muito aguardada no Rio de Janeiro”.
Segundo Coutts, “o retorno a cidades-sede”, como Nova York e Saint-Tropez, “é um aspecto fundamental da expansão global contínua do SailGP”. Ele explica que “os acordos de longo prazo com as cidades-sede permitem ao SailGP construir um legado duradouro […] fazendo das etapas eventos centrais no calendário esportivo local”.

Na atual temporada, o SailGP recebeu uma frota recorde de 12 equipes internacionais, incluindo duas novas adições à linha de largada: o time brasileiro Mubadala Brazil SailGP Team e o italiano, Red Bull Italy SailGP Team. Para 2026, a expectativa é que outras duas novas equipes entrem para a lista.
Confira as etapas confirmadas do SailGP em 2026
- Perth Sail Grand Prix;
- Sydney Sail Grand Prix;
- Enel Rio Sail Grand Prix;
- Apex Group Bermuda Sail Grand Prix;
- Mubadala New York Sail Grand Prix;
- Canada Sail Grand Prix | Halifax;
- Emirates Great Britain Sail Grand Prix | Portsmouth;
- Rockwool France Sail Grand Prix | Saint Tropez;
- Emirates Dubai Sail Grand Prix, apresentado por P&O Marinas;
- Mubadala Abu Dhabi Sail Grand Prix 2026 — Grande Final da Temporada, apresentado pelo Conselho de Esportes de Abu Dhabi.
O calendário completo da temporada 2026 do SailGP, com datas e locais, será divulgado em breve.
O post Após cancelamento, SailGP dá detalhes do calendário de 2026 com etapa no Rio apareceu primeiro em Náutica.