
Cachoeira Paulista, Aparecida e Guaratinguetá são as cidades onde a cruz vai passar ao longo desta quarta-feira (16). Cruz original da primeira missa do Brasil chega ao Vale do Paraíba e encanta fiéis
Reprodução/TV Vanguarda
A cruz original usada na primeira missa do Brasil chegou ao Vale do Paraíba nesta quarta-feira (16). A peregrinação da cruz na região começou em Cachoeira Paulista e vai seguir por Aparecida e Guaratinguetá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em Cachoeira Paulista, a cruz foi exposta no Santuário Pai das Misericórdias, que fica na sede da comunidade Canção Nova, em uma missa celebrada pelo padre Donizete Heleno, vice-presidente da comunidade.
A missa teve início às 7h, mas, mesmo assim, o santuário ficou lotado de fiéis, que acordaram cedo para ver a cruz histórica de perto.
Reitor do Santuário Pai das Misericórdias, o padre João Gualberto falou à Rede Vanguarda sobre a chegada da cruz, que renova a fé dos católicos.
“Foi um momento de uma graça e muita alegria, porque essa cruz estava no altar da primeira missa celebrada no Brasil. Uma cruz de ferro. Para nós é uma alegria muito grande, porque aqui nós chamamos de Chácara de Santa Cruz, e em cima do nosso santuário tem uma grande cruz. (Ela) vem renovar a fé que temos que nós temos e a fé que foi trazida ao Brasil”, disse o padre.
Cruz original usada em primeira missa no Brasil será exposta em missas em cidades da região
Reprodução/TV Globo
De acordo com ele, a emoção é ainda maior pelo fato da cruz estar na região na Semana Santa, momento do ano mais importante para os católicos.
“Se torna ainda mais forte, pois celebramos a cruz do senhor. Na Sexta-feira Santa temos o momento da crucificação do senhor. E faz memória a um acontecimento que não foi uma tragédia, mas sim uma salvação. Jesus nos salvou pela cruz, então ela é um símbolo de salvação para nós, um símbolo de esperança”, completou.
Por volta das 8h, a cruz seguiu para Aparecida, onde está prevista uma missa no Santuário Nacional, às 9h, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.
Já em Guaratinguetá, a cruz deve chegar entre 11h e 11h30 no Santuário Frei Galvão. Ela será exposta na missa das 15h, que deve ser transmitida pelo santuário.
A peregrinação da cruz é promovida pelo Movimento Brasil com Fé e, dentro das celebrações do Jubileu da Esperança, a peregrinação comemora os 525 anos da primeira missa no Brasil.
A primeira missa foi realizada no dia 26 de abril de 1500, na região baiana de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA). A cruz utilizada nessa missa fica preservada no Museu do Tesouro da Sede Braga, em Portugal.
Cruz usada na primeira missa do Brasil volta ao país para celebração da Semana Santa
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina