Moradores enfrentam transtornos após obras da Corsan nas ruas do Bairro Santo Inácio

José de Alencar, Machado de Assis e Casimiro de Abreu. Esses grandes autores da literatura brasileira dão nome a parte das ruas no Bairro Santo Inácio que apresentam irregularidades na pavimentação. Conforme moradores, os problemas ocorreram após as obras de esgotamento sanitário da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Maria: desanimada com o estado da rua

A corretora de imóveis Catiussa Gazola Lazzaretti, de 44 anos, vive há quase duas décadas na Rua Casimiro de Abreu. Ela e o marido, Gilvan Lazzaretti, não haviam passado por um transtorno semelhante ao que estão vivendo há cerca de dois meses. Para ela, a sensação é de que a empresa responsável pela manutenção das vias executa o serviço sem planejamento. 

Catiussa já testemunhou um para-choque cair de um carro em função dos problemas na via. “Não dá mais para dirigir pelo bairro. Só com caminhonete, porque está horrível”, afirmou. 

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Corsan instala ultrassom para melhorar a qualidade da água no Lago Telmo Kirst

Catiussa: dificuldade de trafegar no bairro

O problema, no entanto, não está limitado aos endereços que foram mencionados. As ruas Eça de Queiroz, Davi Canabarro e Osvaldo Aranha também apresentam imperfeições na reacomodação dos bloquetes.

Situação similar foi constatada na Conselheiro Trockel, onde a aposentada Maria Gessi Mayer Machado reside há três anos. Para ela, o estado da rua, juntamente com a falta de manutenção, é motivo de desânimo. “O aspecto é terrível, não dá vontade de sair de casa.”

“Estamos trafegando em uma rua que só tem quebra-molas”

Os problemas de repavimentação também causam transtornos na Rua Professor Wilke, onde Cláudia Beatriz Gassen vive há cinco décadas. Para ela, a qualidade da pista já era ruim antes de a Corsan iniciar as obras de esgotamento sanitário. “Mas agora é um caos total. Toda vez que vai sair de casa tem que cuidar com os buracos.”

LEIA TAMBÉM: Defensoria Pública e Corsan firmam acordo para resolver demandas de consumidores 

Diante disso, a manutenção nos veículos tornou-se comum. “Parece que estamos trafegando em uma rua que só tem quebra-molas”, comparou.

Cláudia precisou fazer manutenções no carro por causa dos problemas no pavimento

Cláudia afirmou que em nenhum momento foi consultada para saber se havia interesse na instalação do sistema. “Não estamos vendo melhoria nenhuma, só piora. É um buraco atrás do outro. Ninguém perguntou nada, simplesmente nos empurraram goela abaixo.”

Município determina que empresa refaça obras

Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santa Cruz, a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade determinou à empresa que executa a rede de esgoto para refazer a pavimentação que não ficou a contento no Santo Inácio e em outros pontos. Salientou que todas as obras com alguma anomalia serão objeto de adequação.

LEIA TAMBÉM: Corsan substitui gás cloro no tratamento por geradores de hipoclorito de sódio

O presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul (Agerst), Astor Grüner, afirma que dois autos de infração já foram gerados. Segundo ele, serão abertos mais 11 processos punitivos que devem se transformar em autos de infração. O tema será debatido nesta quarta-feira, 16, pela Agerst em reunião.

O que diz a Corsan

Em nota, a assessoria de imprensa da Corsan informou que foi concluída, em alguns trechos, a repavimentação das ruas do Bairro Santo Inácio onde houve obras para implantação de rede coletora de esgoto e dos ramais prediais. Nas próximas semanas, o serviço deve acontecer nas ruas que ainda não foram repavimentadas. De acordo com a companhia, já foram identificados os trechos onde também serão feitas novas manutenções. E salienta que vistorias são feitas diariamente nas obras.

A Corsan ressalta ainda que está disponível para os clientes em seus canais de relacionamento. Recomenda que a população utilize os meios de contato para solicitações e pedidos de informação ou para fazer comunicados. Tal medida, segundo a assessoria, agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

O contato pode ser feito pelo WhatsApp (51) 99704 6644 ou o aplicativo Corsan (disponível no telefone celular, nas versões Android e iOS). Há ainda o site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual) e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Moradores enfrentam transtornos após obras da Corsan nas ruas do Bairro Santo Inácio appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.