É #FAKE imagem que mostra Bolsonaro com protuberância no abdômen


Homem sem camisa visto em post que viralizou não é o ex-presidente, que passou por nova cirurgia recentemente. Homem sem camisa e com protuberância abdominal exibido em foto viral não é Bolsonaro
g1
Circula nas redes sociais a imagem de um homem de bermuda azul, sem camisa e com uma protuberância no abdômen que, segundo a legenda do post, é o ex-presidente Jair Bolsonaro, internado desde 11 de abril de 2025. É #FAKE.
selo fake
g1
🔴 O que há no post mentiroso?
Publicado no X em 12 de abril de 2025, ele mostra um homem deitado sem camiseta, de bermuda azul e um colar dourado com um crucifixo. Não é possível ver o rosto inteiro na imagem, mas a legenda insinua que se trata de Bolsonaro.
A foto, que já ultrapassou 1 milhão de visualizações na plataforma, viralizou um dia depois de o ex-presidente ter sido internado de Bolsonaro em um hospital de Santa Cruz (RN) em razão de dores na barriga – na mesma data, ele foi transferido para um outro hospital em Natal.
⚠️ Por que a imagem é falsa?
O Fato ou Fake consultou Christiano Coucero, assessor de imprensa do Hospital Rio Grande, para onde Bolsonaro foi transferido na capital do Rio Grande do Norte. A resposta foi: “É fake. Bolsonaro não estava com a roupa da imagem quando foi transferido e não usa o colar dourado. Além disso, Bolsonaro tem pelos no peito, diferente do homem da foto”.
A pessoa da foto que aparece no post mentiroso não tem uma cicatriz na barriga, ao contrário de Bolsonaro. O ex-presidente passou por múltiplas cirurgias desde que levou uma facada durante a campanha eleitoral de 2018.
O post viral de 12 de abril recebeu uma nota de comunidade no X – esse mecanismo permite que usuários da plataforma acrescentem contextos a determinadas publicações. Esse contexto diz que a foto real foi publicada por Ricardo Martinelli, ex-presidente do Panamá, em 31 de janeiro de 2025.
Na publicação original, o político panamenho, que comandou o país entre 2009 e 2014, diz:”Para meus queridos e adorados haters, esta é a operação pela qual terei que passar em duas ocasiões diferentes, além de uma endoscopia prévia […]”. Na época, as agências notícias Reuters e Associated Press informaram que Martinelli estava na Nicarágua, após pedido de asilo, depois de ter sido condenado a dez anos de prisão pela Suprema Corte panamenha.
Para comprovar a proveniência do post de Martinelli, o Fato ou Fake fez uma busca reversa no Google Lens, ferramenta que aponta a origem de fotos na internet. A pesquisa identificou correspondências de imagens associadas ao ex-presidente panamenho que antecedem a internação de Bolsonaro.
Depois de ser internado às pressas no Rio Grande do Norte, Bolsonaro foi transferido para um hospital particular em Brasília, em 12 de abril de 2025, onde passou no dia seguinte por uma cirurgia de para desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal. Até a última atualização desta reportagem, ele continuava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem previsão de alta.
O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por 6 cirurgias desde o atentado em 2018
Reuters via BBC
Homem sem camisa e com protuberância abdominal exibido em foto viral não é Bolsonaro
g1
Veja também
É #FAKE que ‘água solarizada’ regule hormônios e ajude na queda de cabelo
É #FAKE que ‘água solarizada’ regule hormônios e ajude na queda de cabelo
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito
Adicionar aos favoritos o Link permanente.