Beber água diretamente da torneira ainda é motivo de dúvida para muitos brasileiros. Apesar da existência de sistemas públicos de tratamento, a recomendação para o consumo direto varia conforme a qualidade da rede de distribuição em cada região. Em países com infraestrutura mais avançada, como Canadá, Japão e Alemanha, essa prática é comum. No Brasil, porém, exige mais atenção.
Um dos pontos positivos da água tratada no país é a adição de flúor, um elemento que auxilia na prevenção de cáries e no fortalecimento do esmalte dental.
Além disso, o cloro também é utilizado para eliminar microrganismos nocivos. Esses compostos tornam a água mais segura, mas a presença de flúor, por exemplo, não é removida por filtros comuns — o que mantém seus benefícios mesmo após a filtragem.
Cuidados com o consumo doméstico
Para aumentar a segurança no consumo da água da torneira, o uso de filtros é uma alternativa bastante comum e recomendada. A escolha do filtro ideal deve considerar fatores como o volume de uso diário, local de instalação e facilidade de manutenção. É essencial também verificar se o equipamento possui certificação do Inmetro, que assegura sua eficiência na retenção de impurezas.
Mesmo em locais abastecidos por água tratada, há risco de contaminação ao longo das tubulações — seja por vazamentos, ferrugem ou infiltrações. Esses fatores tornam o consumo direto da torneira uma prática ainda incerta em grande parte do Brasil, especialmente em áreas com infraestrutura precária.
Por isso, adotar medidas como filtragem, fervura ou purificadores certificados pode ser uma decisão importante para garantir mais qualidade e segurança na água que chega à sua casa. Assim, é possível preservar os benefícios do tratamento sem abrir mão da sua saúde. As informações são do Tudo Gostoso.
Já reparou?
A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.
Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.
The post Veja se é seguro tomar água da torneira; entenda os riscos e cuidados first appeared on MinhaSaúde.