Fé, adoração e gratidão resumem para a aposentada Maria Gladis Granich, 76, o significado do Domingo de Ramos, celebrado pela Igreja Católica na semana que antecede a Páscoa e marca o início da Semana Santa.
Mais do que isso, dom Aloísio Dilli, bispo emérito de Santa Cruz do Sul, afirma que este é o momento de lembrar do comprometimento e comunhão com Jesus e com os outros. “Que os ramos nos façam lembrar ao longo de todo o ano o que Jesus nos ensinou. Por amor, Ele entregou sua vida por nós. Este é o momento de manifestar nosso desejo de acolher Jesus em nossas vidas. Precisamos estar com o coração aberto para receber o Senhor.”
LEIA MAIS: Semana Santa inicia com bênção de ramos em Santa Cruz
Centenas de cristãos participaram na manhã desse domingo, 13, da bênção de ramos em frente à Catedral São João Batista, seguida de santa missa. Além de dom Aloísio Dilli, também participaram da celebração o bispo dom Itacir Brassiani e o padre Rodrigo Hillesheim.
Segundo a Igreja Católica o Domingo de Ramos é celebrado em memória à entrada de Jesus em Jerusalém, onde foi recebido pelo povo com ramos de oliveiras e palmeiras.
Durante a bênção, dom Itacir também lembrou do período da Quaresma, que teve início na Quarta-feira de Cinzas. O período de 40 dias costuma ser dedicado à oração, penitência e um momento de profunda conversão. “Assim damos início à celebração do Mistério Pascal que compreende a Paixão, Morte, Ressurreição e Ascensão de Jesus Cristo”, enfatizou o bispo.

LEIA TAMBÉM: Católicos se preparam para o início da Semana Santa na Diocese de Santa Cruz; veja programação
Momento para renovar a fé e a esperança
A santa-cruzense Maria Gladis Granich participa anualmente do Domingo de Ramos e, segundo ela, a tradição vem desde a infância. “Meus pais me passaram a cultura e eu participo não só do Domingo de Ramos, mas das inúmeras atividades da Igreja Católica, e de todas as celebrações da Semana Santa.” Conta que o ramo abençoado tem um lugar especial na casa, junto a um altar, dividindo espaço com santos e servindo de proteção ao lar.
O metalúrgico Rogério Bruck Ramos, 48 anos, acompanhou a bênção na Catedral, não somente por sua devoção e gratidão, mas porque acredita numa conexão do seu sobrenome com a celebração. “Quando eu era mais novo era muito mais ligado à Igreja, mas o distanciamento não significa que não creio em Deus. Essa celebração mexe muito comigo, porque não é por acaso que meu sobrenome é Ramos.”


LEIA TAMBÉM: Comunidade de Rio Pardo se prepara para o espetáculo da Paixão de Cristo e a Semana Santa
Programação da Semana Santa
Diocese de Santa Cruz, na Catedral
- Quarta-feira, dia 16
- 18h15 – Missa dos Santos Óleos
- Quinta-feira, dia 17
- 19 horas – Missa da Ceia do Senhor
- Sexta-feira, dia 18
- 15 horas – Celebração da Paixão do Senhor
- 17h30 – Procissão do Senhor Morto
- Sábado, dia 19
- 17 horas – Vigília Pascal
- Domingo, dia 20
- 9 horas e 18h15 – Missas do Domingo da Ressurreição
Caminhada da Paixão de Cristo
A Caminhada da Paixão de Cristo de Santa Cruz do Sul chega à sua 15ª edição e será na próxima sexta-feira, 18, com início às 17 horas, em frente à Catedral São João Batista. O evento é organizado pela Comunidade Católica São Luís, do Monte Verde, e pela Comunidade Nossa Senhora do Carmo, do Bairro Margarida.
Durante o percurso de 4,5 quilômetros, os participantes percorrerão estações que simbolizam a Via Sacra, relembrando os momentos da Paixão de Cristo. A caminhada terá encenações e cânticos religiosos, proporcionando um momento de reflexão e espiritualidade. O encerramento ocorrerá no Parque da Santa Cruz, localizado no Bairro Monte Verde.
LEIA MAIS SOBRE RIO PARDO
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
The post Centenas de fiéis participam da bênção de ramos em Santa Cruz appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.