Autoridades debatem sobre plano de contingência para catástrofes em Candelária

Na manhã desta quarta-feira, 9, o Conselho Municipal da Defesa Civil de Candelária se reuniu para aprovarem o Plano de Contingência 2025. O instrumento é utilizado para inundações, incêndios, alagamentos, colapsos, granizos, entre outros eventos extremos, e estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente na resposta a emergência de desastres relacionados a estes eventos adversos naturais, antropogênicos ou mistos.

Representantes da Polícia Civil, Brigada Militar, Secretaria de Obras, Secretaria de Agricultura, Sindicato Rural, Emater, Acic, Escoteiros Botucaraí, Bombeiros Voluntários e Coordenadoria da Defesa Civil Municipal, também estiveram presentes.

LEIA TAMBÉM: Doses da vacina contra a gripe estarão em todos os postos de saúde a partir desta quinta-feira

O plano tem por objetivo o socorro às pessoas, a reabilitação do cenário de risco e a redução de danos e prejuízos causados em eventos, caso a prevenção não seja possível ou suficiente e foi elaborado e aprovado pelos órgãos e instituições integrantes do Sistema Municipal de Defesa Civil de Candelária.

A finalidade principal consiste em recomendar e padronizar, a partir da adesão dos órgãos signatários, os aspectos relacionados à prevenção, monitoramento, alerta, alarme e resposta, incluindo ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir danos e prejuízos decorrentes.

LEIA TAMBÉM: Cursos de Comunicação & Criatividade da Unisc realizarão Semana Técnica na próxima semana

Denomina-se proteção e defesa civil como o conjunto de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação destinadas a evitar desastres e minimizar seus impactos sobre a população e a promover o retorno à normalidade social, econômica ou ambiental.

As ações de prevenção são medidas e atividades prioritárias destinadas a evitar a instalação de riscos de desastres. Já as ações de mitigação são as atividades imediatamente adotadas para reduzir ou evitar as consequências do desastre iminente.

As ações de preparação, são medidas desenvolvidas para otimizar as ações de resposta e minimizar os danos e as perdas decorrentes do desastre, onde a resposta é compreendida como medidas emergenciais, realizadas durante ou após o desastre, que visam ao socorro e à assistência da população atingida e ao retorno dos serviços essenciais.

Cada órgão e entidade que compõe o Plano seguirá uma metodologia de atuação que estão descritas.

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Autoridades debatem sobre plano de contingência para catástrofes em Candelária appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.