O Governo do Estado de São Paulo (SP) anunciou, na última segunda-feira (7), a construção de uma barreira física para conter o avanço do mar na estrada de Barra do Una, em Peruíbe. A proteção terá 200 metros de extensão e será construída com blocos de pedra de até 3 metros de altura.
Aguapés formam “campos de futebol” no Rio Tietê e afetam desde turismo náutico até a pesca
Circulação do oceano Atlântico não deve entrar em colapso neste século, aponta estudo
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Segundo a pasta, a iniciativa busca proteger moradores e a estrada, já que o avanço do mar provoca impactos na cidade e sociedade, apesar de ser um fenômeno natural. Entre as mudanças estão a perda de áreas praianas, o impacto na vegetação de restinga e a ameaça a moradias próximas.

A construção da muralha será feita pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), por meio da SP Águas. Não foram divulgados prazos para a conclusão da obra.
O Governo de SP também informou que são estudadas medidas para restaurar o escoamento natural do Rio Una, que foi alterado por mudanças climáticas, também responsáveis pelo avanço do mar. A busca tem recebido apoio da Fundação Florestal, que será responsável por replantar a vegetação de restinga ao longo do rio assim que o fluxo natural for retomado.
A administração pública informou que a obra integra o Plano de Adaptação e Resiliência Climática da Semil, que prevê ações voltadas à proteção de zonas costeiras. Divulgou também que a Defesa Civil vai monitorar o caso, inclusive ouvindo queixas da população.
O post Governo de SP anuncia construção de muralha para conter avanço do mar apareceu primeiro em Náutica.