Cristo Protetor: a história da estátua que superou o Redentor em tamanho e virou símbolo de fé no RS


Reportagem do Fantástico deste domingo (6) ouve moradores, devotos e voluntários que ajudaram a erguer o símbolo no Rio Grande do Sul. O maior Cristo do Brasil foi inaugurado em Encantado, RS
Encantado, no interior do Rio Grande do Sul, celebrou neste domingo (6) a inauguração do Complexo do Cristo Protetor de Encantado. O local conta com uma capela, espaços de reflexão e praça de alimentação, além de estrutura para passeio e visitação.
Inaugurada em 2022, a estátua batizada de Cristo Protetor tem 43,5 metros, incluindo a base, e supera o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em 5,5 metros. Mais do que o tamanho, o que chama atenção é o que ela representa para a cidade: um símbolo de fé, esperança e reconstrução coletiva.
Qual é a maior? Compare a altura das estátuas de Cristo no Brasil
O município, com pouco mais de 22 mil habitantes, foi atingido por duas grandes enchentes em 2023 e 2024. Muitas famílias ainda vivem em estruturas provisórias. A imagem gigante de braços abertos agora vigia do alto uma cidade que tenta se reerguer.
Cristo Protetor, no RS, é a maior estátua de representação de Jesus do Brasil
Reprodução/TV Globo
Sonho coletivo
A ideia de construir o monumento parte de um padre, ainda em 2015. Padre João Granzotto queria marcar a fé da cidade e atrair desenvolvimento. Quatro anos depois, nasce a Associação dos Amigos de Cristo de Encantado, criada para arrecadar os fundos e tirar o plano do papel.
“Aqui não tem dinheiro público. São várias mãos que vieram contribuir”, diz Robison Gonzatti, presidente da associação.
Foi o caso da cuidadora Lurdes Cofferi, que fez uma promessa:
“Eu disse que quando o Cristo ficasse pronto, eu ia doar 50 reais. Não é muito, mas no começo, qualquer vinde ajudava. É uma obra de fé. É o mínimo que eu podia fazer.”
O artista responsável pelo Cristo
O responsável por erguer o monumento é o mestre de obras Artur Lopes de Souza, que já estava aposentado. Ele aceita o desafio mesmo sem experiência com obras artísticas.
“Eu só trabalhava com pontes, usinas hidrelétricas. Nunca com esculturas. Mas era pra cidade, era comunitário. Vi que era um projeto enorme e aceitei. Peguei os projetos, estudei e voltei pro batente.”
A escultura é feita pelo artista plástico Genésio Moura, conhecido por outros Cristos no Brasil. Mas, durante a obra, ele enfrentou um problema de saúde. Quem assume é o filho, o escultor Markus Moura:
“Meu pai me passou o bastão. Disse: ‘Confio em você. Eu fico aqui no hospital te dando as dias”, contou Markus.
O processo levou anos e enfrentou atrasos por causa da pandemia. Um dos momentos mais difíceis é erguer os braços e a cabeça do Cristo, em 2021.
Um pedaço da mão do Cristo foi abençoada pelo papa Francisco. A estátua também ganhou uma música própria, interpretada pela dupla César Menotti & Fabiano.
Papa Francisco abençoa pedaço do Cristo Protetor, de Encantado
Reprodução/Instagram
Dona Romilda, 103 anos, sobe até o topo
A cerimônia de inauguração teve um momento especial. Dona Romilda Santim Chaves, de 103 anos, moradora mais velha da cidade, foi uma das primeiras a subir no mirante da estátua.
“Trabalhei a vida inteira. Casei com 20 anos, tive sete filhos. Nunca tive tristeza”, conta. “É bonito demais.Emocionante. É até pecado morrer”.
A realidade dos habitantes
Do alto do morro, a imagem do Cristo domina a paisagem. Mas, ao pé da estátua, a vida ainda é difícil. Famílias desalojadas pelas enchentes moram em casas provisórias pequenas e quentes, semelhantes a contêineres.
“Quando faz calor, é insuportável. O corpo de bombeiros até vem jogar água pra refrescar, mas não adianta muito. A gente tenta se distrair, brincar, pra esquecer um pouco do que aconteceu”, diz Izolde Fontana, empregada doméstica.
Moradias improvisadas recebem famílias afetadas pelas enchentes no RS
Reprodução/TV Globo
Algumas famílias já conseguiram o auxílio de R$ 200 mil do governo federal para recomeçar. Outras seguem esperando. O governo do estado promete iniciar as mudanças para moradias definitivas a partir de maio.
“É o que nos resta agora: ter esperança de sair daqui logo. Mas pelo menos estamos vivos, né? E o Cristo tá lá olhando pela gente”, diz Benhur Chaves, aposentado.
Entrada gratuita para moradores
A inauguração do Cristo Protetor movimenta a cidade. Até o dia 21 de abril, moradores de Encantado podem visitar o monumento de graça, com apresentação de comprovante de residência.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.