Uma nova pesquisa, conduzida por universidades renomadas como Harvard, Copenhague e Montreal, acompanhou mais de 105 mil adultos por três décadas e revelou que um padrão alimentar específico pode aumentar significativamente as chances de envelhecer com saúde plena. O estudo focou em como a dieta influencia a longevidade e a qualidade de vida na terceira idade.
A dieta ideal para a longevidade
O estudo concluiu que uma alimentação rica em vegetais, com ingestão moderada de alimentos saudáveis de origem animal e restrição de alimentos ultraprocessados, foi a chave para um envelhecimento saudável. Esse padrão alimentar está relacionado a menores taxas de doenças crônicas e melhor saúde física, mental e cognitiva, permitindo que as pessoas cheguem aos 70 anos com qualidade de vida.
A dieta ideal para a longevidade enfatiza o consumo de alimentos naturais, como frutas, verduras, grãos integrais, castanhas e legumes. A pesquisa não indicou uma dieta única e universal, mas um padrão alimentar que favorece a ingestão de alimentos de origem vegetal e limita os processados e as carnes vermelhas.
Resultados significativos na saúde
Dos 105 mil participantes, 9,3% envelheceram de forma saudável, livre de doenças graves. Os melhores resultados foram observados entre aqueles que adotaram uma alimentação baseada em alimentos não processados e vegetais, com destaque para a dieta “Alimentação Saudável Alternativa.”
A dieta “Alternativa” para a prevenção
O padrão alimentar que se destacou na pesquisa foi a “Alimentação Saudável Alternativa”, desenvolvida para prevenir doenças crônicas. Essa dieta inclui grande quantidade de frutas, legumes, grãos integrais e gorduras saudáveis, enquanto reduz o consumo de carnes processadas e bebidas açucaradas.
Os resultados sugerem que adotar a “Alimentação Saudável Alternativa” pode dobrar as chances de viver mais tempo com saúde, em comparação com dietas menos saudáveis. Essa descoberta reforça o papel crucial da alimentação para garantir qualidade de vida na terceira idade. As informações são do Olhar Digital.
Já reparou?
A PROTESTE é a maior associação de defesa do consumidor da América Latina e, como parte de seu propósito, está sempre atenta às necessidades do mercado brasileiro. Recentemente, lançamos a campanha Já Reparou?, que visa garantir aos consumidores o Direito de Reparo de seus produtos eletrônicos de forma acessível. A iniciativa busca combater práticas de alguns fabricantes que limitam o reparo de aparelhos ao bloquear o uso de componentes que não sejam originais ou instalados por oficinas credenciadas.
Você pode participar dessa ação e colaborar com essa conquista – acesse o site jareparou.com.br, assine e garanta esse direito. Essa vitória, entre outras coisas, amplia a aquisição de peças e manuais, reduzindo o custo de consertos para o consumidor e incentivando a sustentabilidade.
The post Essa dieta pode dobrar as chances de envelhecer sem doenças, aponta estudo first appeared on MinhaSaúde.