No TCE Amastha protocola denúncia de supostas irregularidades no transporte público em Palmas

O vereador Carlos Amastha apresentou nesta quinta-feira, 03, denúncia ao Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE) sobre irregularidades na gestão do transporte público de Palmas durante o mandato da ex-prefeita Cíntia Ribeiro.

Durante reunião com o conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, Amastha destacou a importância de garantir um serviço de transporte de qualidade, com custos justos e total transparência na gestão dos recursos públicos.

“A denúncia, acompanhada de documentos, complementará processos já em andamento”, destacou o vereador acrescentando que embora tenha proposto uma CPI na Câmara Municipal para promover o diálogo e debate sobre um serviço tão importante para a população palmense, a falta de um clima favorável o levou a encaminhar o caso diretamente ao órgão de controle.

Denúncia
De acordo com o documento, na gestão da ex-prefeita foi criada uma falsa emergência para não renovar ou licitar a concessão do serviço, permitindo contratações emergenciais por valores elevados, cujos custos (manutenção, combustível e salários dos motoristas) ficaram a cargo do poder público.

Além disso, houve falta de transparência na cobrança das passagens, já que, em alguns momentos, os passageiros pagavam diretamente aos motoristas sem que houvesse registro do destino dos recursos.

Mesmo com os investimentos realizados, o serviço permaneceu precário, com casos de ônibus em chamas, rodas danificadas e motoristas abandonando os veículos, o que pode ter causado prejuízos milionários aos cofres municipais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.