Yndiara Asp, prata na etapa do STU em Porto Alegre, fala sobre a carreira

A catarinense Yndiara Asp, de 27 anos, foi segunda colocada nas modalidades park e mini ramp na etapa do STU Pro Tour, disputada em Porto Alegre, entre os dias 22 e 23 de março e também entre 29 e 30 de março. A skatista é neta do cabelereiro Cezinha Barros e mantém contato com Santa Cruz do Sul por conta da família.

Yndi esteve no programa Grande Resenha, da Rádio Gazeta FM 107,9, na noite de segunda-feira, 31. Ela foi entrevistada pelo apresentador Eleno Hausmann. Para ela, estar no Sul é motivo de alegria pelas raízes familiares. “Meu avô brincou que sempre tenho sorte por aqui porque estou sempre subindo no pódio. É bastante especial para mim”, comentou.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Red Bull Brasil 🇧🇷 (@redbullbr)

Yndiara acredita que é importante manter um equilíbrio entre a prática no skate e a preparação física. “É muito desgastante. Exigimos bastante do corpo e sofremos muitas quedas. Precisamos de um cuidado extra. Faço treino funcional e de fortalecimento durante a manhã, juntamente com fisioterapia, e ando com o skate à tarde, seis dias por semana”, explicou.

A “braba” do park disse que o preparo mental é fundamental para as competições. “Treinamos as manobras diariamente. Então, o mais importante é lidar com os sentimentos na pista. Tem a pressão e o nervosismo. Após algumas decepções nos últimos dois anos, estou buscando a minha essência em cima do skate. O que me faz ser diferente e o que me faz curtir o momento”, analisou.

LEIA MAIS: Skate: Santa Cruz abraça a modalidade

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Yndi Asp (@yndiaraasp)

Yndi conta com o apoio incondicional do irmão Yuri, de 22 anos. “Meu irmão é parceiro para tudo. Ele é o meu coach, grava os vídeos das provas. É companhia para treinar quando quero ir logo cedo. Contratei ele para ser meu personal. Nossa parceria dá muito certo. É uma das pessoas que mais amo no mundo”, detalhou.

Yndi também treina com o multicampeão Sandro Dias (Mineirinho), de 49 anos, referência para ela no skate. A pista dele fica em Bragança Paulista-SP. Ela mora em Florianópolis e faz sessões intensivas de treinos no interior paulista a cada dois meses. “Ele é meu ídolo máximo. Treino bastante com eles e com os treinadores da seleção brasileira de skate”, resumiu.

LEIA MAIS: Yndiara Asp ganha prêmio Fair Play da Olimpíada

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Yndi Asp (@yndiaraasp)

Para Yndiara, a diferença entre as pistas é um dos diferenciais da modalidade park. Essa característica a atraiu desde a adolescência. “Os obstáculos são diferentes. Na competição, o skatista escolhe um trajeto a seguir. Define as manobras conforme a criatividade, a personalidade e o nível de dificuldade. É um momento único para cada skatista”, apontou.

Yndiara deseja estar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028. “Participei da primeira vez do skate em Olimpíada, em Tóquio 2021. Fui finalista e não acertei minhas voltas. Coloquei muita pressão e não fiquei com vaga para Paris 2024. Eu tinha o foco de buscar uma medalha. Foi uma frustração por não ter classificado. Percebi que precisava mudar o caminho, tirar esse peso e alcançar o objetivo de uma forma diferente”, avaliou.

Skate park: Yndiara Asp fica fora do pódio e termina na oitava posição

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

The post Yndiara Asp, prata na etapa do STU em Porto Alegre, fala sobre a carreira appeared first on GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.