Fios soltos em postes preocupam moradores e aumentam risco de acidentes

Fotos: Divulgação

 

 

Os moradores do bairro Campo do Gado, em Rio Negro, enfrentam um grave problema de infraestrutura: fios arrebentados e soltos pelos postes, calçadas e ruas. A situação, que já dura mais de 40 dias, preocupa a comunidade, especialmente devido ao risco de acidentes.

 

Um dos pontos mais afetados é a rua Camarista João Hirt. Segundo os moradores, os cabos foram rompidos após a passagem de um caminhão, e mesmo após reparos, a fiação voltou a ser danificada em poucos dias.

 

 

“Passou um caminhão, arrebentou o cabeamento. Ele foi consertado e, em poucos dias, outro caminhão arrebentou novamente”, relatou um morador.

 

Além do transtorno visual, a maior preocupação é com a segurança. Como não há sinalização indicando se os fios estão energizados, o perigo se agrava, principalmente para motociclistas e crianças, já que o problema ocorre a menos de 50 metros de uma escola.

 

 

O que diz a Celesc?

O gerente da agência regional da Celesc em Mafra, Leandro Gonçalves, informou que a companhia pode ser acionada para retirada dos cabos.

 

“Se o morador o consumidor da Celesc ou não, souber de quem são os cabos, ele pode reclamar direto para a operadora para corrigir e reestabelecer o serviço”, destacou.

 

“Agora, caso a pessoa não saiba de quem são os cabos, e esse cabo está arrebentado, no chão, representando algum risco, ele pode reportar à Celesc sem problema nenhum, como qualquer falta de energia ou serviço que ele precise da Celesc, que uma equipe irá até o local”, explicou.

 

 

Ainda, segundo Leandro, se for casos de fibra ou cabeamento de telefonia, a Celesc fará apenas a retirar a fiação que oferece risco. “A gente vai fazer um serviço de retirada, não vamos reestabelecer o serviço de internet ou telefonia que por acaso tenha sido rompido ali, mas vamos retirar os cabos para evitar qualquer risco”, concluiu.

 

O serviço pode ser acionado através do telefone 0800-048-0196 ou pelo aplicativo da Celesc, disponível para Android ou iOS.

 

 

Prefeitura não retira cabos

Em nota, a Prefeitura de Rio Negro informou que não realiza o serviço de retirada de cabos soltos em postes no município. “Essa responsabilidade é da empresa de telecomunicação responsável pela instalação. A notificação e até mesmo a aplicação de multa para a empresa geralmente é feita pela distribuidora de energia elétrica responsável pelo poste. Portanto, denúncias de cabos soltos podem ser feitas pelos cidadãos de Rio Negro diretamente para a empresa Celesc ou Copel”, diz o texto.

 

“Quando há situações que possam oferecer riscos aos transeuntes (cabos caídos que podem estar energizados, por exemplo), a Defesa Civil atua para isolar a área até que a distribuidora de energia elétrica solucione o problema. Isso pode ocorrer após a ocorrência de temporais, por exemplo. Nesses casos a Prefeitura recomenda que o cidadão não se aproxime dos cabos e notifique sempre a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica (Celesc ou Copel)”, concluiu a nota.

 

 

Problema nacional

Um levantamento do Instituto de Defesa dos Consumidores (Idec), mostrou que de 2009 a agosto de 2024 foram registradas cerca de 36 mil ocorrências envolvendo fiações da rede elétrica e de telecomunicações em todo o país. Mais de 4 mil pessoas morreram.

 

Os dados foram obtidos a partir de informações enviadas pelas distribuidoras de energia elétrica à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela gestão do uso compartilhado dos postes com as empresas de telecomunicação.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.